ABRIR POUPANÇA

Abrir uma poupança e fazer depósitos regulares nela é uma excelente maneira de poupar dinheiro e ter uma reserva que vai ajudar você a lidar com imprevistos e alcançar objetivos.

O processo varia entre uma instituição e outra, mas, em geral, ele é bem rápido e requer os mesmos documentos.

Neste artigo, explicaremos:

O que é a conta poupança?

A poupança é uma conta bancária destinada à reserva de dinheiro — e poupar, como o nome sugere.

Em troca do tempo que suas economias ficam guardadas lá, o banco paga juros, que é chamado de rentabilidade. Em resumo, podemos dizer que a poupança é uma forma de começar a investir dinheiro.

Então, quanto mais tempo você deixar o seu dinheiro lá parado, mais ganhos terá quando quiser ou precisar resgatá-lo. Ela é bem diferente da conta-corrente, que foca nas movimentações frequentes e não na economia.

Entretanto, é possível que as duas estejam vinculadas, caso o banco disponibilize essa opção.

Onde abrir uma conta poupança?

É necessário procurar um banco para abrir poupança. Verifique se a instituição oferece essa modalidade e o que é necessário para dar início ao processo.

Quais são os documentos necessários para abrir uma poupança?

A lista da documentação necessária para abrir poupança varia entre um banco e outro. Porém, no geral, ela inclui:

  • RG;
  • CPF;
  • comprovante de residência.

Como é uma conta que não tem o objetivo de realizar movimentações, mas sim de poupar, não costuma ser necessário apresentar o seu comprovante de renda (não deixe de verificar essa informação com a instituição escolhida).

Vale reforçar que é necessário ser maior de 18 anos. Caso você ainda seja menor de idade, deve estar acompanhado dos pais ou o seu responsável legal.

Como abrir conta poupança Caixa?

Para abrir poupança na Caixa, é necessário se dirigir até uma agência, casa lotérica ou correspondente Caixa Aqui. Não se esqueça de levar os documentos necessários: RG e CPF.

A abertura é feita no mesmo momento, mas o cartão é enviado para o seu endereço depois de alguns dias.

Como abrir uma poupança na Caixa pelo celular?

A Caixa Econômica Federal ainda não liberou a abertura de conta por meio do celular — seja pelo internet banking, seja por meio do aplicativo.

Como abrir conta poupança Bradesco?

Para abrir conta poupança do Bradesco, é necessário se dirigir até uma agência com os documentos em mãos: RG, CPF e comprovante de endereço.

O procedimento ainda não pode ser feito online, já que apenas a conta-corrente pode ser solicitada pelo aplicativo.

Como abrir conta poupança Banco do Brasil?

A conta poupança do Banco do Brasil já fica liberada para quem é correntista da instituição. Basta fazer um depósito para ativá-la.

Se esse não é o seu caso, você precisará se dirigir até uma agência com RG, CPF e os comprovantes de endereço e de renda. Porém, quem não tem renda formal também pode abrir poupança.

Como abrir conta poupança Itaú?

Se você é correntista do Itaú, já tem uma poupança vinculada à sua conta. Portanto, não precisa fazer nenhum procedimento para abrir a conta à parte.

Para ativá-la basta fazer um depósito ou transferência acrescentando “/500” no final do número da conta-corrente.

No entanto, se você não tem conta-corrente no banco, é necessário se dirigir até uma agência portando RG, CPF e os comprovantes de endereço e de renda (recentes). O processo pode levar até 10 dias.

Como abrir conta poupança Santander?

Assim como nos exemplos anteriores, a abertura da poupança Santander não é necessária para clientes que já são correntistas do banco. Se não for o seu caso, é necessário se dirigir até uma agência levando RG, CPF e os comprovantes de endereço e de renda recentes.

Agora que você já sabe como abrir poupança nos principais bancos, é só fazer a escolha que for mais cômoda, uma vez que os cálculos dos rendimentos seguem as mesmas regras para todas as instituições.

QUER UM CARTÃO DE CRÉDITO?

Aproveite para conhecer e comparar diversas opções disponíveis!

VER CARTÕES

O time do Melhor Plano faz o máximo de esforço para manter toda a informação precisa e atualizada. Porém, é possível que você veja um preço diferente ao visitar especificamente o site do provedor do serviço. Ao existir uma diferença, é possível que nosso time já esteja trabalhando para atualizá-lo, ou que nosso parceiro de venda tenha oferta diferente (tentamos manter no site as melhores ofertas para você). Ao solicitar a contração de um serviço, verifique os termos da contratação com o provedor do serviço.