Carregando...

melhorplano logo

Conta conjunta: veja como fazer e os benefícios!

Pensando em situações onde duas ou mais pessoas queiram ter acesso e possam controlar uma mesma conta bancária, alguns bancos oferecem aos seus clientes a possibilidade de abrirem uma conta conjunta.

E pensando em te explicar melhor sobre como funciona esse tipo de conta e se vale a pena ter uma conta conjunta, fizemos esse conteúdo.

Veja a seguir o que é uma conta conjunta, como funciona e se vale a pena abrir!

O que é conta conjunta?

Conta conjunta é um tipo de conta bancária que tem mais de uma pessoa como titular. Esse tipo de conta não tem limite de titulares estabelecido e pode ser aberta por pessoas com vínculo familiar ou não.

Porém, os interessados em compartilhar uma conta corrente ou poupança precisam decidir entre duas modalidades normalmente oferecidas pelas financeiras, veja a seguir:

  • Conta conjunta simples ou não-solidária: As movimentações financeiras da conta conjunta só podem ser realizadas com aprovação de todos os titulares da conta.
  • Conta conjunta solidária: todos os titulares da conta conjunta podem realizar qualquer tipo de movimentação financeira quando quiserem, sem a autorização dos demais.

Para autorizar as transações na conta conjunta simples, todos os outros correntistas precisam enviar uma assinatura digital ou física à financeira.

Quem pode abrir uma conta conjunta?

As exigências para abrir uma conta conjunta são as mesmas de abrir uma conta corrente individual, já que não é necessário que os titulares interessados tenham vínculo familiar.

As pessoas interessadas em ter uma conta conjunta só precisam ser maiores de idade ou ter sido emancipadas legalmente pelos pais. Nesse sentido, podem abrir uma conta conjunta:

  • Qualquer pessoa com mais de 18 anos;
  • Qualquer pessoa emancipada legalmente.

Sendo assim, ao contrário do que algumas pessoas podem achar, essa não é uma opção de conta para menores de 18 anos, que pode ser compartilhada e acompanhada pelos pais.

Normalmente, as pessoas que procuram abrir uma conta conjunta têm algum tipo de vínculo financeiro como sócios, amigos com objetivo em comum e casais ou familiares próximos.

Quem responde pela conta conjunta?

Todos os titulares de uma conta conjunta são responsáveis por ela. Porém, há alguns casos em que apenas um dos titulares deve sofrer as devidas consequências. São eles:

  • inadimplência de dívidas;
  • assinatura de cheque;
  • falta de pagamento.

Nessas situações, apenas o titular que se beneficiou do produto ou serviço será responsabilizado.

Sendo assim, no momento em que a financeira tiver o direito de pôr o nome do titular numa instituição de proteção de crédito, apenas o beneficiário do crédito deverá ter seu CPF restrito.

Ainda não encontrou uma conta perfeita para você?

Confira as 6 melhores contas digitais de 2022!

Ver contas

Como abrir uma conta conjunta?

Abrir uma conta conjunta é um processo bem parecido com a abertura de uma conta individual, sendo diferente apenas a necessidade de entregar os documentos de mais de um titular.

Para realizar o processo de abertura, os clientes devem ir a uma agência do banco ou financeira de preferência e solicitar a abertura de conta conjunta, tendo em mãos os documentos abaixo:

  • CPF;
  • documento de identificação;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda.

Vale lembrar que cada banco tem o seu regulamento e outros documentos podem ser requisitados a depender da instituição financeira.

Em caso de bancos digitais, o processo é feito via aplicativo ou site e os documentos devem ser anexados nos campos solicitados pelo banco.

Qual banco oferece conta conjunta?

Os bancos tradicionais estão dentre os que oferecem ao cliente a possibilidade de abrir uma conta conjunta, ou transformar sua conta individual em conjunta.

O banco Digi+ é um caso isolado entre os bancos digitais quando o assunto é oferecer conta conjunta, já que outras fintechs mais conhecidas, como Nubank ou Inter, não dão essa opção.

Veja a lista das principais financeiras que oferecem conta conjunta e suas características abaixo:

Como declarar a conta conjunta no imposto de renda?

Quanto à declaração do imposto de renda, todos os titulares da conta conjunta devem declarar o imposto, ratificando a participação que têm sobre o dinheiro depositado em conta.

Em caso de titulares cônjuges, apenas um precisa declarar. E se um deles estiver isento da declaração, o outro precisa declarar todo o valor.

Os bancos enviam os informes de rendimentos necessários para realizar a declaração. O documento poderá vir com o nome de apenas um titular, porém serve para todos.

Criar uma conta conjunta vale a pena?

A verdade é que existem vantagens e desvantagens de ter uma conta conjunta. Em casos como o de idosos que precisam de acompanhamento ou de casais que querem juntar as finanças, pode ser vantajoso.

Porém, é importante ter muita responsabilidade e confiança ao compartilhar uma conta corrente com alguém, pois o dinheiro lá presente pertence a todos os correntistas.

Veja abaixo algumas vantagens e desvantagens de ter um conta conjunta com outros titulares!

Vantagens

  • Maior facilidade para acompanhar despesas compartilhadas;

  • Facilidade de unir quantia direcionada para um objetivo em comum;

  • Divisão de tarifas bancárias de uma conta;

Desvantagens

  • Possibilidade de gastar o dinheiro de outra pessoa;

  • Responsabilidade do controle de gastos na mão de mais de uma pessoa;

  • Falta de privacidade em relação às finanças pessoais (receitas e despesas);

  • Falta de pagamento ou descontrole de um dos titulares prejudica os demais;

Perguntas frequentes sobre conta conjunta

Posso transformar a minha conta corrente em conta conjunta?

Sim; Para isso, basta levar os documentos do segundo titular até a sua agência do banco e lá vocês devem formalizar a solicitação com as suas assinaturas.

Aprenda mais sobre como abrir uma conta conjunta.

Existe conta poupança conjunta?

Sim. Para abrir uma conta poupança conjunta, basta ir até um banco que ofereça ambos os tipos de serviço e entregar os documentos necessários.

Veja quem pode abrir uma conta conjunta.

Qual banco digital abre conta conjunta?

Dentre os bancos digitais, apenas o banco Digi + oferece aos seus clientes a opção de abrir uma conta conjunta.

Conheça os bancos que têm conta conjunta.

Conteúdo atualizado em

João Cléber Rocha

Por João Cléber Rocha

Analista e redator de conteúdo financeiro da Melhor Plano, João estuda sobre economia, finanças pessoais e investimentos para te ajudar a conhecer mais sobre educação financeira e os serviços e produtos do mercado financeiro.

Melhor Plano

© Melhor Plano 2022
Todos os direitos reservados.

Endereço: R Sergipe, nº 625, Sala 503 Savassi | Belo Horizonte - MG
CEP: 30130-171

Telefone: +55 (31) 97575-9932

MelhorPlano no FacebookMelhorPlano no InstagramMelhorPlano no TwitterMelhorPlano no YoutubeEmail de Contato
Ícone Site Seguro Google

O time do Melhor Plano faz o máximo de esforço para manter toda a informação precisa e atualizada. Porém, é possível que você veja um preço diferente ao visitar especificamente o site do provedor do serviço. Ao existir uma diferença, é possível que nosso time já esteja trabalhando para atualizá-lo, ou que nosso parceiro de venda tenha oferta diferente (tentamos manter no site as melhores ofertas para você). Ao solicitar a contração de um serviço, verifique os termos da contratação com o provedor do serviço.