Carregando...
A grande novidade do sistema financeiro em 2020 é o Pix. O novo meio de pagamentos instantâneos promete fazer transferências em poucos segundos e durante 24 horas do dia.
Para saber mais sobre o Pix e saber se ele vale a pena, vamos trazer as seguintes respostas neste post:
O Pix é um sistema de pagamentos e transferências eletrônico. Sua principal característica é fazer as movimentações em tempo real. Com isso, o dinheiro chega na conta em até 10 segundos.
A agilidade do Pix acontece porque a operação financeira vai da conta do pagador para o recebedor sem intermediários. Como resultado, também deve ter custos mais baixos.
O Pix funciona como uma operação de transferência ou de pagamento. A diferença é que a transação será viabilizada de 3 formas diferentes:
QR CODE
DADOS BANCÁRIOS
CHAVE PIX
Os QR codes estáticos ou dinâmicos são códigos lidos com a câmera do celular. Eles são estáticos quando podem ser usados em várias transações.
Assim, permitem determinar um valor fixo. Por outro lado, são dinâmicos quando são gerados a cada operação. Podem ser gerados pelo pagador ou pelo recebedor.
Todos os bancos com mais de 500 mil contas ativas são obrigados a oferecer o Pix. Aqui, estão incluídos:
Para ver a lista de bancos que pediram adesão ao Pix, basta consultar o site do Banco Central. Lembrando que outras instituições financeiras, como a Conta Digital Méliuz, também podem oferecer o novo serviço.
Para fazer um pagamento com o Pix, você deve ler o QR code com a câmera do celular e optar pelo Pix no menu do aplicativo do banco. Depois, é só inserir os dados ou a chave do Pix.
As transferências acontecem de forma similar a um TED ou DOC. A diferença é que você não precisará inserir todos os dados do recebedor. Basta ter a chave do Pix.
Assim que a operação for feita, ela é assinada digitalmente e corre em uma rede criptografada e diferente da internet, que é mais segura. Assim, o dinheiro chega para o recebedor em até 10 segundos, qualquer que seja o dia ou o horário da transação.
Por enquanto, o Pix vai funcionar apenas com acesso à internet. Em 2021, deve ser liberada a possibilidade de movimentação offline.
Veja as diferenças entre os serviços:
A liberação oficial do meio de pagamento ocorre em 16 de novembro de 2020. No entanto, seu funcionamento inicia ainda no dia 3 de novembro.
Você precisa ter uma conta em banco ou em um prestador de serviço de pagamento autorizado a operar com o Pix. Por isso, estão permitidas conta-corrente, poupança ou de pagamento pré-paga, como PicPay ou Mercado Pago.
O Pix tem custos baixos. Não serão cobradas tarifas de pagadores ou recebedores. Segundo o Banco Central, deve ser cobrado por volta de R$ 0,01 a cada 10 transações.
Sim, as operações são criptografadas, o que significa que não podem ser acessadas por terceiros. Elas são assinadas digitalmente e são enviadas por uma rede diferente da internet.
É um apelido para sua conta bancária. Esse código pode ter como cadastro seu e-mail, celular, CPF, CNPJ ou um número aleatório. A partir da chave, você faz a transação sem contar com outros dados. Cada usuário pode ter até 5 chaves.
QUER UM CARTÃO DE CRÉDITO PARA FACILITAR SUAS COMPRAS?
Veja as opções disponíveis, compare e escolha a melhor para sua vida financeira!
VER CARTÕES
© Melhor Plano 2022
Todos os direitos reservados.
Endereço: R Sergipe, nº 625, Sala 503 Savassi | Belo Horizonte - MG
CEP: 30130-171
Telefone: +55 (31) 97575-9932
CONHEÇA
FAÇA PARTE
O time do Melhor Plano faz o máximo de esforço para manter toda a informação precisa e atualizada. Porém, é possível que você veja um preço diferente ao visitar especificamente o site do provedor do serviço. Ao existir uma diferença, é possível que nosso time já esteja trabalhando para atualizá-lo, ou que nosso parceiro de venda tenha oferta diferente (tentamos manter no site as melhores ofertas para você). Ao solicitar a contração de um serviço, verifique os termos da contratação com o provedor do serviço.