Carregando...

logo melhor plano

Análise de crédito: o que é e como funciona?

Em momentos financeiros delicados ou na hora de adquirir um bem de alto valor, algumas pessoas acabam vendo as linhas de crédito como solução.

Porém, muitos acabam se frustrando por não ter a solicitação aceita e não sabem que isso acontece, porque não foram aprovadas na análise de crédito feita pela credora.

Por isso, nesse conteúdo vamos te ensinar sobre a análise de crédito para você saber como ela funciona e no que se deve ficar de olho para melhorar a sua.

O que é análise de crédito?

A análise de crédito é um processo de avaliação das suas condições financeiras que é realizada pelas instituições financeiras antes de te oferecer uma linha de crédito.

Essa análise tem o objetivo de verificar se um cliente que deseja crédito tem capacidade de honrar com o pagamento ao longo do tempo.

Como funciona uma análise de crédito?

A função da análise de crédito é avaliar a sua relação com suas finanças por meio de ações relacionadas ao mercado financeiro, como pagamento de contas e boletos, por exemplo.

Por isso, se você quer solicitar um produto financeiro que precisa de análise prévia, sempre tente evitar complicações como dívidas ou atrasos de pagamentos, pois isso pode atrapalhar sua aprovação.

Além disso, são levados em conta fatores externos, como indicadores econômicos do país e situação financeira do próprio banco, para determinar taxas de juros e a quantia de crédito a ser oferecida.

Como funciona a análise de crédito para pessoa física?

Para fazer uma análise de crédito precisa de uma pessoa física, o banco precisa entender como é o comportamento do cliente com seus compromissos financeiros e sua renda

Existem alguns pontos importantes que podem te ajudar no momento da análise, como:

  • Ter um bom Score de crédito;
  • Dados cadastrais atualizados;
  • Históricos de pagamentos em dia;
  • Pouco comprometimento da renda;
  • Não possuir restrições no CPF;
  • Bom relacionamento financeiro com empresas, bancos, etc.

Com esses dados, a financeira consegue perceber o risco de inadimplência que o cliente tem e também determinar o limite de crédito que o consumidor conseguirá pagar.

Como funciona a análise de crédito para pessoa jurídica?

A análise de crédito para pessoa jurídica avalia principalmente as formas como sua empresa se financia e a situação dos seus documentos, como o CNPJ.

Porém, fatores qualitativos como bom relacionamento com outras financeiras, os valores e filosofia da empresa também são levados em conta. 

Veja outras coisas que também são analisados:

  • Setor de atuação;
  • Score do CNPJ;
  • Nível de endividamento;
  • Possíveis restrições no CNPJ;
  • Histórico de faturamento;
  • Plano de negócio.

Com estas informações os bancos analisam se sua empresa tem capacidade de receber o crédito desejado e se consegue arcar com o pagamento ao longo do tempo.

Quanto tempo demora uma análise de crédito?

Os bancos levam em média de 1 a 5 dias para aprovar ou reprovar uma solicitação. Porém, existem outros que levam até 15 dias úteis.

Mas, o tempo de uma análise de crédito pode variar muito a depender do tipo de crédito requisitado, como cartões de créditos e empréstimos. Também depende da instituição financeira que está fazendo a análise.

Caso você já tenha um bom relacionamento com o banco é provável que a sua análise de crédito seja mais rápida.

Como pedir uma análise de crédito?

Para solicitar uma análise de crédito, basta que seja solicitado um produto financeiro, como cartão de crédito, empréstimo, financiamento, entre outros.

Além disso, em momentos de renegociação de dívida ou de solicitação de aumento de crédito, como o do limite do cartão de crédito, por exemplo, a instituição também realizará uma análise para aprovar ou não o seu pedido.

Está insatisfeito com o seu cartão de crédito?

Compare os melhores cartões de crédito do mercado e solicite online!

VER CARTÕES

Como aumentar minhas chances de ter um crédito aprovado?

Para aumentar as suas chances de ter uma análise de crédito aprovada, você deve manter uma boa relação da sua renda com as suas despesas.

Sendo assim, procure se livrar de dívidas e sempre pague suas contas em dia, além disso, é importante também aumentar sua renda e não comprometer toda ela com gastos.

Dessa forma, as financeiras que forem analisar sua solicitação de crédito vão verificar que você tem condições de pagar de volta o valor emprestado.

Qual a importância da análise de crédito?

A análise de crédito é importante para as instituições financeiras, pois, realizando essa avaliação, elas se previnem contra possíveis calotes de clientes.

Além disso, para quem deseja ganhar mais crédito, uma análise mal feita pode acabar liberando um valor acima do que se pode arcar, ou inserir taxas que serão abusivas para o seu perfil financeiro.

Por isso, fazer uma análise de crédito bem feita será uma via de mão dupla tanto para o credor quanto para o cliente que deseja tomar crédito.

Perguntas frequentes sobre análise de crédito

O que significa "sujeito a análise de crédito"?

Quando uma solicitação de empréstimo, por exemplo, está sujeita a análise de crédito, significa que poderá ser necessária uma análise de crédito antes da aprovação caso deseje contratar uma linha de crédito.

Entenda como funciona uma análise de crédito.

O que é análise de idoneidade?

A análise da idoneidade é a análise do passado da pessoa, para saber se ela já deixou de pagar alguma conta ou se o cliente costuma atrasar o pagamento.

Aprenda mais sobre o que é uma análise de crédito.

Quais produtos financeiros precisam de análise de crédito?

Geralmente os principais produtos financeiros que precisam passar por análise de crédito para serem aprovados é cartão de crédito, empréstimos e financiamentos, além de aumentos de limite e renegociação de dívidas.

Saiba mais sobre como funciona uma análise de crédito.

Conteúdo atualizado em

João Cléber Rocha

Por João Cléber Rocha

Analista de conteúdo financeiro da Melhor Plano, João gosta de estudar sobre finanças pessoais, empresariais e investimentos para te ajudar a conhecer mais sobre educação financeira.

Melhor Plano

© Melhor Plano 2021
Todos os direitos reservados.

Endereço: R Sergipe, nº 625, Sala 503 Savassi | Belo Horizonte - MG
CEP: 30130-171

Telefone: +55 (031) 97575-9932

MelhorPlano no FacebookMelhorPlano no InstagramMelhorPlano no TwitterMelhorPlano no YoutubeEmail de Contato
Ícone Site Seguro Google

O time do Melhor Plano faz o máximo de esforço para manter toda a informação precisa e atualizada. Porém, é possível que você veja um preço diferente ao visitar especificamente o site do provedor do serviço. Ao existir uma diferença, é possível que nosso time já esteja trabalhando para atualizá-lo, ou que nosso parceiro de venda tenha oferta diferente (tentamos manter no site as melhores ofertas para você). Ao solicitar a contração de um serviço, verifique os termos da contratação com o provedor do serviço.