Carregando...
Aprenda o que é, como funciona e quando usar!
O cheque é uma forma de pagamento que, há alguns anos, era tida como uma das principais, ao lado do dinheiro em espécie.
Apesar de hoje o cartão (e agora do QR code e PIX) ser um método de pagamento mais popular, muitas pessoas ainda usam a folha de cheque.
Na busca de transformar esse meio de pagamento mais seguro, foi estabelecido o cheque cruzado. Neste artigo, vamos te explicar o que é o cheque cruzado, além de como e quando você pode utilizá-lo.
Apesar de estar no mercado há bastante tempo, muitas pessoas ainda têm dúvidas na hora de utilizar suas folhas de cheque. Esse tipo de pagamento é uma forma física e temporária de promessa de pagamento.
Os cheques funcionam da seguinte forma: a pessoa responsável pela folha escreve o valor do pagamento e aquele que recebe a folha pode descontar o cheque de acordo com o montante estabelecido.
Esse cheque pode ser descontado em qualquer banco ou comércio que aceite esse tipo de pagamento.
Por isso, muitas vezes, a folha de cheque se torna um alvo fácil para fraudadores, já que ele pode ser repassado com facilidade.
O cheque cruzado é uma forma de tornar o cheque um método de pagamento mais seguro.
Isso porque, quando um cheque é cruzado, o responsável por ele traça duas linhas em paralelo na transversal da folha.
Esse sinal significa que o cheque só poderá ser compensado por meio de depósito em conta corrente.
O cheque cruzado pode ser identificado pelas duas linhas paralelas que são traçadas na folha. No entanto, existem três tipos de cheques cruzados. Veja abaixo!
O cheque cruzado em branco é aquele que apenas determina que o cheque pode ser sacado somente por meio de depósito bancário, sem definir quem pode sacar ou em qual instituição o saque pode ser feito.
O cheque cruzado em preto é quando o responsável pelo cheque determina em qual instituição o valor pode ser sacado.
Para fazer esse tipo de determinação, basta escrever o nome da instituição entre as linhas paralelas.
O cheque cruzado é nominal quando é escrito na folha o nome e RG ou CNPJ de quem terá autorização para compensar o cheque.
Para fazer esse tipo de cheque, basta escrever os dados da pessoa autorizada ao saque no campo exclusivo para nominação, além de traçar as duas linhas paralelas.
O cheque cruzado possui diversos benefícios que aumentam a segurança dessa forma de pagamento, veja alguns exemplos a seguir:
O uso do cheque cruzado varia de acordo com cada situação.
Caso você esteja fazendo um cheque para alguém que você confie e tenha avisado de antemão que irá sacar o cheque no caixa, você não precisa cruzá-lo.
No entanto, quando você cruza um cheque, você aumenta o grau de segurança da transação. Por isso, é recomendado que você o faça sempre que possível.
Para preencher um cheque e cruzá-lo, siga o passo a passo abaixo:
Preencha o valor do cheque, no canto superior direito, sem rasuras. Neste momento você pode escrever um # para garantir que o valor não será alterado
Escreva o valor por extenso entre parênteses para que o cheque não corra risco de sofrer nenhuma alteração
Caso queira fazer um cheque nominal, escreva o nome e RG/CNPJ para quem o cheque é destinado
Preencha a data e local;
Assine;
Cruze o cheque com duas linhas paralelas na lateral;
Caso queira fazer um cheque cruzado em preto, escreva o nome da instituição onde o cheque deverá ser compensado entre as linhas cruzadas.
Para depositar um cheque cruzado, confira se as seguintes informações estão presentes na folha:
Caso esteja tudo preenchido corretamente, siga o passo a passo:
Para descontar um cheque cruzado, é preciso fazer o depósito em conta bancária, conforme o passo a passo acima.
No entanto, você pode fazer o depósito também junto a um atendente no caixa, portando um documento de identificação com foto.
Se o cheque for nominal, apenas o beneficiário do cheque poderá descontá-lo ou terá que endossar, ou seja, colocar o nome de quem receberá o cheque e assinar.
Além disso, se o cheque tiver valor acima de R$5 mil, será preciso reservar o valor. Por isso, antes de ir até a agência, ligue para seu banco e avise que fará a transação.
Não existe diferença na hora de assinar um cheque cruzado de um cheque normal. No entanto, o recomendado é que a assinatura seja feita antes de cruzar a folha de cheque.
O tempo para compensar um cheque cruzado é o mesmo tempo para um cheque regular. No caso do depósito em dia útil e durante o expediente bancário, o valor será liberado em 1 dia útil.
Caso o depósito seja feito após o expediente bancário, durante finais de semana ou feriados, o cheque será compensado em até 1 dia útil contando a partir do próximo dia útil.
O cheque nominal é aquele onde é definido um beneficiário para o cheque e somente ele poderá sacá-lo. O cheque cruzado é aquele que só poderá ser depositado em conta corrente.
Saiba mais sobre o que é e quais são os cheques cruzados.
O cheque especial é um limite disponibilizado pelo banco como forma de empréstimo aos seus clientes. O cheque cruzado é uma folha de cheque que só pode ser depositado em conta corrente.
Saiba mais sobre o que é um cheque cruzado.
Sim. O cheque cruzado pode ser depositado em conta de terceiros, apenas caso ele não seja nominal.
Saiba mais sobre como cruzar um cheque.
Sim. Um cheque cruzado é um cheque que só pode ser sacado em forma de depósito em conta e o fato de ser pré-datado não influencia na forma de sua compensação.
Saiba mais sobre como funciona um cheque cruzado.
Conteúdo atualizado em
Por Luiza Molano
Luiza é graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Positivo. Ela produz conteúdos relacionados à economia e finanças desde 2021 e já foi Analista de Criptoativos na Liga de Finanças UP. No Melhor Plano, atua como especialista de conteúdo sobre finanças, oferecendo orientações para aqueles que desejam saber mais sobre produtos financeiros e finanças pessoais.
Posts Recentes
© Melhor Plano 2022
Todos os direitos reservados.
Endereço: R Sergipe, nº 625, Sala 503 Savassi | Belo Horizonte - MG
CEP: 30130-171
Telefone: +55 (31) 97575-9932
CONHEÇA
FAÇA PARTE
O time do Melhor Plano faz o máximo de esforço para manter toda a informação precisa e atualizada. Porém, é possível que você veja um preço diferente ao visitar especificamente o site do provedor do serviço. Ao existir uma diferença, é possível que nosso time já esteja trabalhando para atualizá-lo, ou que nosso parceiro de venda tenha oferta diferente (tentamos manter no site as melhores ofertas para você). Ao solicitar a contração de um serviço, verifique os termos da contratação com o provedor do serviço.