Carregando...
Aprenda o que é, como funciona e quando usar!
O cheque é uma forma de pagamento que, há alguns anos, era tida como uma das principais, ao lado do dinheiro em espécie.
Apesar de hoje o cartão (e agora do QR code e PIX) ser um método de pagamento mais popular, muitas pessoas ainda usam a folha de cheque.
Na busca de transformar esse meio de pagamento mais seguro, foi estabelecido o cheque cruzado. Neste artigo, vamos te explicar o que é o cheque cruzado, além de como e quando você pode utilizá-lo.
Apesar de estar no mercado há bastante tempo, muitas pessoas ainda têm dúvidas na hora de utilizar suas folhas de cheque. Esse tipo de pagamento é uma forma física e temporária de promessa de pagamento.
Os cheques funcionam da seguinte forma: a pessoa responsável pela folha escreve o valor do pagamento e aquele que recebe a folha pode descontar o cheque de acordo com o montante estabelecido.
Esse cheque pode ser descontado em qualquer banco ou comércio que aceite esse tipo de pagamento.
Por isso, muitas vezes, a folha de cheque se torna um alvo fácil para fraudadores, já que ele pode ser repassado com facilidade.
O cheque cruzado é uma forma de tornar o cheque um método de pagamento mais seguro.
Isso porque, quando um cheque é cruzado, o responsável por ele traça duas linhas em paralelo na transversal da folha.
Esse sinal significa que o cheque só poderá ser compensado por meio de depósito em conta corrente.
O cheque cruzado pode ser identificado pelas duas linhas paralelas que são traçadas na folha. No entanto, existem três tipos de cheques cruzados. Veja abaixo!
O cheque cruzado em branco é aquele que apenas determina que o cheque pode ser sacado somente por meio de depósito bancário, sem definir quem pode sacar ou em qual instituição o saque pode ser feito.
O cheque cruzado em preto é quando o responsável pelo cheque determina em qual instituição o valor pode ser sacado.
Para fazer esse tipo de determinação, basta escrever o nome da instituição entre as linhas paralelas.
O cheque cruzado é nominal quando é escrito na folha o nome e RG ou CNPJ de quem terá autorização para compensar o cheque.
Para fazer esse tipo de cheque, basta escrever os dados da pessoa autorizada ao saque no campo exclusivo para nominação, além de traçar as duas linhas paralelas.
O cheque cruzado possui diversos benefícios que aumentam a segurança dessa forma de pagamento, veja alguns exemplos a seguir:
O uso do cheque cruzado varia de acordo com cada situação.
Caso você esteja fazendo um cheque para alguém que você confie e tenha avisado de antemão que irá sacar o cheque no caixa, você não precisa cruzá-lo.
No entanto, quando você cruza um cheque, você aumenta o grau de segurança da transação. Por isso, é recomendado que você o faça sempre que possível.
Para preencher um cheque e cruzá-lo, siga o passo a passo abaixo:
Preencha o valor do cheque, no canto superior direito, sem rasuras. Neste momento você pode escrever um # para garantir que o valor não será alterado
Escreva o valor por extenso entre parênteses para que o cheque não corra risco de sofrer nenhuma alteração
Caso queira fazer um cheque nominal, escreva o nome e RG/CNPJ para quem o cheque é destinado
Preencha a data e local;
Assine;
Cruze o cheque com duas linhas paralelas na lateral;
Caso queira fazer um cheque cruzado em preto, escreva o nome da instituição onde o cheque deverá ser compensado entre as linhas cruzadas.
Para depositar um cheque cruzado, confira se as seguintes informações estão presentes na folha:
Caso esteja tudo preenchido corretamente, siga o passo a passo:
Para descontar um cheque cruzado, é preciso fazer o depósito em conta bancária, conforme o passo a passo acima.
No entanto, você pode fazer o depósito também junto a um atendente no caixa, portando um documento de identificação com foto.
Se o cheque for nominal, apenas o beneficiário do cheque poderá descontá-lo ou terá que endossar, ou seja, colocar o nome de quem receberá o cheque e assinar.
Além disso, se o cheque tiver valor acima de R$5 mil, será preciso reservar o valor. Por isso, antes de ir até a agência, ligue para seu banco e avise que fará a transação.
Não existe diferença na hora de assinar um cheque cruzado de um cheque normal. No entanto, o recomendado é que a assinatura seja feita antes de cruzar a folha de cheque.
O tempo para compensar um cheque cruzado é o mesmo tempo para um cheque regular. No caso do depósito em dia útil e durante o expediente bancário, o valor será liberado em 1 dia útil.
Caso o depósito seja feito após o expediente bancário, durante finais de semana ou feriados, o cheque será compensado em até 1 dia útil contando a partir do próximo dia útil.
O cheque nominal é aquele onde é definido um beneficiário para o cheque e somente ele poderá sacá-lo. O cheque cruzado é aquele que só poderá ser depositado em conta corrente.
Saiba mais sobre o que é e quais são os cheques cruzados.
O cheque especial é um limite disponibilizado pelo banco como forma de empréstimo aos seus clientes. O cheque cruzado é uma folha de cheque que só pode ser depositado em conta corrente.
Saiba mais sobre o que é um cheque cruzado.
Sim. O cheque cruzado pode ser depositado em conta de terceiros, apenas caso ele não seja nominal.
Saiba mais sobre como cruzar um cheque.
Sim. Um cheque cruzado é um cheque que só pode ser sacado em forma de depósito em conta e o fato de ser pré-datado não influencia na forma de sua compensação.
Saiba mais sobre como funciona um cheque cruzado.
Conteúdo atualizado em
Analista de conteúdo financeiro da Melhor Plano, João gosta de estudar sobre finanças pessoais, empresariais e investimentos para te ajudar a conhecer mais sobre educação financeira.
Posts Recentes
© Melhor Plano 2022
Todos os direitos reservados.
Endereço: R Sergipe, nº 625, Sala 503 Savassi | Belo Horizonte - MG
CEP: 30130-171
Telefone: +55 (31) 97575-9932
CONHEÇA
FAÇA PARTE
O time do Melhor Plano faz o máximo de esforço para manter toda a informação precisa e atualizada. Porém, é possível que você veja um preço diferente ao visitar especificamente o site do provedor do serviço. Ao existir uma diferença, é possível que nosso time já esteja trabalhando para atualizá-lo, ou que nosso parceiro de venda tenha oferta diferente (tentamos manter no site as melhores ofertas para você). Ao solicitar a contração de um serviço, verifique os termos da contratação com o provedor do serviço.