Carregando...

logo melhor plano

Como ganhar dinheiro no YouTube?

Veja 7 formas de monetizar o seu canal e conheça os requisitos para ganhar dinheiro no YouTube

O YouTube é hoje uma das principais plataformas digitais em todo mundo.

De acordo com dados de 2021, quase 43% de todos os usuários globais da Internet acessam o YouTube todos os meses. Por isso, existem diversos usuários buscando formas de ganhar dinheiro no YouTube.

Se você é uma pessoa que deseja produzir conteúdo na plataforma e ganhar dinheiro online, separamos 7 dicas para te ajudar a ganhar dinheiro no YouTube mesmo sendo iniciante.

Vamos lá?

1. Ative a monetização do seu canal

Por meio do Programa de Parcerias do YouTube (YPP) é possível monetizar seu canal. Funciona assim: a cada mil visualizações em seus vídeos, você ganha um valor.

O valor varia de acordo com critérios da plataforma e o pagamento é feito pelo sistema CPM (Custo Por Mil visualizações) do YouTube.

Este CPM varia de acordo com diversos fatores, entre eles, a temática do seu canal. Então, vão existir canais com um CPM maior ou menor. Essa decisão é feita automaticamente pelo YouTube.

Como fazer parte do programa de parcerias do YouTube?

Para fazer parte do Programa de Parcerias do YouTube, é preciso cumprir alguns requisitos, conforme abaixo:

  • Estar em situação regular com o YouTube;
  • Ter pelo menos mil inscritos em seu canal;
  • Ter 4 mil horas de exibição públicas válidas nos últimos 12 meses;
  • Ter pelo menos 18 anos.

Além da receita por visualizações, você também recebe parte da taxa de assinatura de um usuário do YouTube Premium quando ele assistir seu conteúdo.

É importante lembrar que alguns canais podem não estar aptos para a monetização, mesmo cumprindo estes requisitos. A decisão de se o canal estará apto ou não é tomada pelo YouTube com base nas Diretrizes de conteúdo adequado para publicidade.

2. Use o recurso Valeu Demais

O Valeu demais (antigo aplauso do espectador) é um recurso que permite uma verba extra para o criador de conteúdo.

Nela, os fãs podem comprar uma animação divertida de palmas, que será exibida uma única vez acima do vídeo em questão.

Além disso, os fãs poderão postar uma mensagem colorida, que ficará em destaque na seção de comentários do vídeo.

3. Receba receita de publicidade

Se você faz parte do Programa de Parcerias do YouTube, pode receber receita das publicidades da plataforma. Hoje, no YouTube, existem os seguintes tipos de anúncio:

  • Anúncios de display e em vídeo: os anúncios de display e em vídeo são aqueles que aparecem durante ou antes do vídeo e eles podem ser pulados ou não.
  • Anúncios overlay: os anúncios de overlay são imagens ou texto que podem ser exibidos nos 20% da parte inferior de um vídeo. Esse tipo de anúncio só está disponível no computador.

Quanto mais tempo o usuário assiste aos anúncios, mais rentável é a publicidade. Além disso, caso o usuário clique no anúncio, a receita aumenta.

Por isso, ao postar vídeos, lembre de adicionar anúncios em seus vídeos em pontos estratégicos, que gerem mais retenção neles.

4. Faça parcerias com marcas

Grandes canais podem realizar parcerias com marcas que tenham o público em comum com o seu. A publicidade pode ser feita por meio, de um vídeo de review de um produto ou serviço, por exemplo.

Você pode, também, incorporar o produto em algum vídeo seu, mas sempre deixando claro que aquela é uma propaganda.

Atualmente, antes de postar o vídeo o YouTube oferece uma opção de sinalizar ao público que aquele é um vídeo patrocinado. Isso torna seu canal mais transparente.

A plataforma também desenvolveu o YouTube BrandConnect. Com ela, o YouTube usa a tecnologia do Google para identificar qual o seu público e encontrar marcas que estejam interessadas em fazer uma parceria com seu canal.

O YouTube BrandConnect é acessível atualmente apenas por convite. Porém, a plataforma fala que em breve estará disponível para mais criadores.

5. Crie um clube do seu canal

Para aqueles que fazem parte do YPP, é possível criar um clube do seu canal, oferecendo conteúdos e materiais únicos para fãs que desejam te apoiar de uma forma extra.

Funciona assim: você cria diferentes perfis de recompensa e seus fãs se inscrevem naquele que faz mais sentido para eles. É possível oferecer stickers, vídeos, chat e transmissão exclusiva para membros do clube.

6. Disponibilize produtos do canal

O YouTube oferece uma espécie de "estante" de produtos na página de exibição de alguns vídeos, com os produtos que você disponibilizar.

É possível colocar uma aba de ‘loja’ no seu canal, além de colocar os produtos disponíveis ao fim de seus vídeos.

Essa é uma ótima forma de vender itens como camisas, bolsas e canecas com logo do seu canal, por exemplo.

7. Ative o Super Chat e Super Stickers

Para criadores de conteúdos que fazem transmissões ao vivo, é possível ativar o recurso de Super Chat, onde os fãs podem pagar um valor para destacarem suas mensagens no chat ao vivo.

É possível também comprar Super Stickers, colocando figurinhas em destaque no feed do chat.

Para participar desse recurso, também é preciso ser parceiro da plataforma.

8. Ganhe dinheiro com o Shorts

Na tentativa de entrar para o mercado dos vídeos curtos, assim como o TikTok e o Reels, o YouTube lançou o Shorts: vídeos de, no máximo, 60 segundos no feed da plataforma.

A ferramenta de edição é simples e intuitiva, e você pode participar do Fundo de recompensa do YouTube Shorts. Essa iniciativa distribuirá US$100 milhões entre os criadores de conteúdo.

Confira os requisitos para participar do fundo:

  • Ter pelo menos 18 anos. Criadores de conteúdo de 13 a 18 anos precisam que um responsável aceite os termos e configure uma conta do Google AdSense.
  • Seguir as diretrizes da comunidade e das regras de monetização da plataforma
  • Ter criado um Short qualificado nos últimos 180 dias.

O YouTube entrará em contato com os beneficiados por mês informando o valor que cada um irá receber.

Qual é a melhor forma de ganhar dinheiro no YouTube?

A melhor forma de ganhar dinheiro no YouTube depende do tamanho do seu canal. Se você possui um grande canal, a forma de ganhar maior quantidade de dinheiro sem ter que produzir tantos vídeos é por meio das publicidades de marcas em seus vídeos.

No entanto, se você quer ganhar dinheiro no YouTube sendo iniciante, o Fundo de recompensa do YouTube Short pode ser uma boa opção. Veja porquê:

  • Não requer número mínimo de assinantes do canal;
  • Não é preciso ter uma grande base de fãs;
  • Os Shorts são mais rápidos de serem produzidos do que os vídeos regulares.

No entanto, como o YouTube não divulga quais são os critérios usados para eleger os criadores para o Fundo e nem como cada um é pago, não é uma forma tão definida.

Como funciona o pagamento no YouTube?

A principal forma de pagamento no YouTube é pelo Google AdSense, que é a receita provinda dos anúncios que aparecem nos vídeos.

Além disso, existem outras formas de receber dinheiro no YouTube. Veja abaixo as principais ferramentas.

Ferramenta

Forma de monetização

Programa de Parcerias do YouTube

Custo Por Mil visualizações + parte da taxa de assinatura de usuários YouTube Premium

Valeu demais

Compra de uma animação divertida de palma

Publicidades da plataforma

Acompanhamento dos anúncios

Clube do canal

Compra de pacotes de recompensa

Estante de produtos

Compra de produtos

Super Chat e Super Stickers

Compra de Super Chat e Super Stickers

Fundo de recompensa do YouTube Shorts

Recompensa por criação de Shorts

Quais são as regras para ganhar dinheiro com YouTube?

A principal forma de ganhar dinheiro com YouTube é sendo parte do Programa de Parcerias do YouTube. Para participar, é preciso cumprir com os seguintes requisitos:

  • Ter pelo menos 18 anos;
  • Estar em situação regular com as diretrizes do YouTube;
  • Ter pelo menos mil inscritos em seu canal;
  • Ter 4 mil horas de exibição públicas válidas nos últimos 12 meses.

Você pode ganhar dinheiro também por meio do Fundo de recompensa do YouTube Shorts. Para participar desse fundo, é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter pelo menos 18 anos. Criadores de conteúdo de 13 a 18 anos precisam que um responsável para receber por eles;
  • Seguir as diretrizes da comunidade e das regras de monetização da plataforma
  • Ter criado um Short qualificado nos últimos 180 dias.

Vale a pena ganhar dinheiro no YouTube?

Sim. No entanto, é um trabalho que requer dedicação. Isso porque para verdadeiramente ganhar dinheiro no YouTube depende da sua capacidade de criar um conteúdo relevante e manter uma base sólida de fãs.

Para isso, é preciso ter constância nas publicações, atentar-se para a qualidade dos vídeos e, claro, sempre buscar formas de divulgar seu trabalho, fazendo com que ele chegue cada vez mais para mais pessoas.

Por isso, se você busca ganhar dinheiro na plataforma, estude bastante sobre como deseja que seu canal seja e se planeje para o trabalho que será necessário para alcançar seu objetivo.

Perguntas frequentes sobre como ganhar dinheiro no YouTube

Como ganhar dinheiro no YouTube sendo iniciante?

Sendo iniciante, uma possibilidade de ganhar dinheiro no YouTube é por meio do Fundo de recompensa do YouTube Shorts, que recompensa criadores de Shorts, vídeos curtos da plataforma.

Entenda mais sobre como funciona o YouTube Shorts.

Quanto ganha um youtuber?

Esse valor depende de vários fatores, como número de inscritos, engajamento dos fãs com o canal, temática do canal, etc.

Por isso, não é possível definir um valor padrão.

Conheça as formas de monetização do YouTube!

Quanto tempo demora para começar a ganhar dinheiro no YouTube?

Depende de cada canal. No entanto, para fazer parte do Programa de Parcerias do YouTube é preciso ter pelo menos mil inscritos em seu canal e 4 mil horas de exibição públicas válidas nos últimos 12 meses.

Conheça todos os requisitos para monetizar seu canal no YouTube!

Quantas visualizações tem que ter para ganhar dinheiro no YouTube?

Para fazer parte do Programa de Parcerias do YouTube, ferramenta que permite a monetização na plataforma, é preciso ter pelo menos mil inscritos em seu canal e 4 mil horas de exibição públicas válidas nos últimos 12 meses.

Não é exigido um número mínimo de visualizações.

Entenda todos os requisitos para monetizar seu canal no YouTube!

Como funciona o programa de parcerias do YouTube?

O Programa de Parcerias do YouTube permite que criadores de conteúdo monetizem seu trabalho na plataforma.

Para participar, é preciso ter pelo menos mil inscritos em seu canal e 4 mil horas de exibição públicas válidas nos últimos 12 meses.

Conheça mais sobre o Programa de Parcerias do YouTube.

Conteúdo atualizado em

Lucas Vieira do Nascimento

Por Lucas Vieira do Nascimento

Analista de conteúdos financeiros da Melhor Plano, Lucas gosta de estudar sobre cartões de crédito, contas bancárias e mais do mundo financeiro para te ajudar a fazer a melhor escolha.

Melhor Plano

© Melhor Plano 2022
Todos os direitos reservados.

Endereço: R Sergipe, nº 625, Sala 503 Savassi | Belo Horizonte - MG
CEP: 30130-171

Telefone: +55 (31) 97575-9932

MelhorPlano no FacebookMelhorPlano no InstagramMelhorPlano no TwitterMelhorPlano no YoutubeEmail de Contato
Ícone Site Seguro Google

O time do Melhor Plano faz o máximo de esforço para manter toda a informação precisa e atualizada. Porém, é possível que você veja um preço diferente ao visitar especificamente o site do provedor do serviço. Ao existir uma diferença, é possível que nosso time já esteja trabalhando para atualizá-lo, ou que nosso parceiro de venda tenha oferta diferente (tentamos manter no site as melhores ofertas para você). Ao solicitar a contração de um serviço, verifique os termos da contratação com o provedor do serviço.