Carregando...

logo melhor plano

Como saber se uma financeira é confiável?

Conheça 6 dicas para confirmar e não cair em golpes!

Confiar os seus dados e dinheiro a uma instituição financeira é algo que deve ser feito com o máximo de segurança, pois é algo que mexe diretamente com a nossa saúde financeira.

Por isso, para evitar cair em casos de fraudes ou golpes, é ideal pesquisar se a financeira é confiável antes de adquirir qualquer produto ou serviço financeiro.

E como nos preocupamos com a sua saúde financeira, trouxemos nesse conteúdo 6 dicas de como você pode identificar se uma financeira é confiável e segura. Vamos lá?

ver mais
ver menos

1. Consulte no site do Banco Central

Para uma instituição financeira funcionar de maneira legal, ela precisa ser regulada e autorizada pelo Banco Central do Brasil (BACEN). Por isso, é importante que você confira esse fator.

No site do BACEN é possível verificar as instituições financeiras autorizadas e reguladas por eles, na seção "encontre uma instituição".

Para pesquisar a financeira que deseja, siga o passo a passo a seguir:

  1. Entre no site do BACEN, na área "encontre uma instituição";
  2. Clique na aba de "conglomerados";
  3. No campo "nome", escreva o nome da financeira que deseja checar;
  4. Pronto, caso a empresa seja autorizada pelo BACEN, o nome aparecerá na sua tela.

Esse deve ser o primeiro passo a ser feito em caso de suspeitas ou dúvidas quanto a uma instituição financeira, pois nenhuma pode funcionar sem essa autorização.

2. Não aceite cobranças de pagamento prévio para fazer empréstimo

Enquanto você estava negociando a solicitação de um empréstimo ou financiamento, a financeira pediu um valor de adiantamento antes de analisar ou liberar? Desista!

Nenhuma instituição financeira está autorizada a solicitar pagamento prévio, antecipação de parcelas e tarifas ou taxa para avaliação de crédito para fornecer um produto ou serviço financeiro.

Portanto, caso isso venha a acontecer, mesmo numa financeira renomada, o ideal é que a negociação seja encerrada e denunciada junto ao BACEN pelo site na aba "Fale conosco".

3. A financeira não é confiável se faz venda casada

A venda casada é uma prática onde o consumidor só consegue solicitar um serviço, ou ter acesso a um produto, caso adquira outro.

Essa situação é bastante comum no mercado financeiro, porém é um crime segundo o Código de Defesa do Consumidor, art. 39, I, e infelizmente, pode acontecer também em instituições financeiras conhecidas.

Sendo assim, independente da situação e da financeira, não perca o seu direito de negar e denunciar esse tipo de situação ao Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (PROCON) e ao BACEN.

4. Verifique o contrato ao solicitar qualquer serviço ou produto

Para que qualquer tipo de negociação seja concretizada de maneira oficial é necessário que haja um contrato.

Por isso, desconfie se em momento nenhum a financeira te oferecer um contrato para concretizar o negócio e se possível exija o documento.

Além disso, os contratos devem ter todas as informações detalhadas sobre o produto contratado, como por exemplo prazos, taxas de juros, número de parcelas e CET em casos de empréstimos.

5. Compare as outras ofertas do mercado

Apesar de algumas financeiras conseguirem oferecer taxas e tarifas mais atrativas que outras, propostas muito fora da curva merecem uma maior atenção e desconfiança.

Isso porque existe um motivo para que as financeiras cobrem altas taxas em alguns casos, como os de negativados ou para empréstimo pessoal, já que, nos dois casos, não há garantias de pagamento.

Por isso, mesmo que a sua situação seja difícil de conseguir crédito ou que as taxas sejam muito altas, não se iluda com propostas sensacionalistas, pois podem ser golpes ou fraudes.

6. Faça pesquisas de satisfação e reputação da financeira

Assim como não há marketing melhor que o "boca a boca", quando algo não satisfaz ou causa prejuízo às pessoas, elas também fazem questão de expor isso.

Por isso, sempre que desconfiar da proposta de uma financeira ou da sua segurança, realize pesquisas na internet sobre a reputação da empresa ou veja a opinião de outras pessoas em sites como o Reclame Aqui.

Quer encontrar o melhor empréstimo para suas necessidades?

Conheça os melhores empréstimos oferecidos por empresas confiáveis e solicite online!

Ver empréstimo

Perguntas frequentes sobre financeiras confiáveis

Como saber se uma financeira está cadastrada no Banco Central?

Para saber se uma financeira está cadastrada no Banco Central, basta pesquisar o seu nome no site do Banco Central, na seção "encontre uma instituição".

Veja mais sobre como saber se uma financeira é confiável.

Qual financeira é confiável?

Para consultar qual financeira é confiável, você pode pesquisar o seu nome no site do Banco Central, na seção "encontre uma instituição" e verificar se ela é regulada pela autarquia.

Veja mais sobre como saber se uma financeira é confiável.

Conteúdo atualizado em

João Cléber Rocha

Por João Cléber Rocha

Analista e produtor de conteúdo financeiro da Melhor Plano, João gosta de estudar sobre finanças pessoais, empresariais e investimentos para te ajudar a conhecer mais sobre educação financeira.

Melhor Plano

© Melhor Plano 2022
Todos os direitos reservados.

Endereço: R Sergipe, nº 625, Sala 503 Savassi | Belo Horizonte - MG
CEP: 30130-171

Telefone: +55 (31) 97575-9932

MelhorPlano no FacebookMelhorPlano no InstagramMelhorPlano no TwitterMelhorPlano no YoutubeEmail de Contato
Ícone Site Seguro Google

O time do Melhor Plano faz o máximo de esforço para manter toda a informação precisa e atualizada. Porém, é possível que você veja um preço diferente ao visitar especificamente o site do provedor do serviço. Ao existir uma diferença, é possível que nosso time já esteja trabalhando para atualizá-lo, ou que nosso parceiro de venda tenha oferta diferente (tentamos manter no site as melhores ofertas para você). Ao solicitar a contração de um serviço, verifique os termos da contratação com o provedor do serviço.