Carregando...
Mesmo popular, o cartão de crédito é um produto financeiro que divide opiniões entre os consumidores, pois enquanto uns acreditam ser uma solução para os seus problemas, outros crêem ser uma cilada total.
Por isso, nesse texto vamos te ensinar como funciona o cartão de crédito e suas principais características básicas, além de dar 10 dicas de como usar o cartão de crédito a seu favor. Confira abaixo!
O cartão de crédito funciona como um empréstimo a curto prazo. Ao solicitar um cartão, você receberá um limite de valor que pode ser gasto comprando em lojas, supermercados e mais.
Na data de vencimento mensal, você terá que pagar a fatura, um boleto contendo todas as compras feitas no cartão.
Dessa forma o limite do cartão de crédito é restaurado e você poderá voltar a usar ele para novas compras.
O limite do cartão é o valor máximo de crédito, estabelecido pela emissora, que você tem para consumir com o cartão. À medida que você for realizando compras, é consumido parte do seu limite e à medida que for pagando suas faturas o saldo de crédito pago volta a estar disponível para uso.
Quando você parcela uma compra no cartão de crédito seu valor é dividido em prestações iguais que devem ser pagas ao longo dos meses.
Essas prestações podem ser acompanhadas de juros ou não, a depender das condições de parcelamento oferecidas pelo estabelecimento onde você está realizando a compra.
Quando você realiza um parcelamento, o valor total da compra será debitado no limite do cartão de crédito.
Então, caso tenha um limite de R$1000,00 e compre um produto parcelado que também custe os mil reais, você ficará com o limite zerado.
Este valor será restaurado aos poucos de acordo com as faturas que você paga.
As compras on-line permitem ao consumidor adquirir qualquer produto sem sair do conforto de casa, porém ainda há muitas pessoas que não desfrutam desse benefício por não entenderem bem como funciona.
Ao comprar pela internet e selecionar a opção para pagar com o cartão de crédito você deve escolher entre duas opções: à vista ou parcelado.
Porém, independente das opções você precisa fornecer alguns dados do seu cartão no site. Veja quais são a seguir:
Após inserir esses dados corretamente, basta confirmar e aguardar a autorização do seu banco para finalizar a sua compra
Agora que você já sabe como funciona um cartão de crédito, trouxemos 10 boas práticas de como utilizar esse importante produto financeiro da melhor forma. Continue lendo para saber quais são!
A possibilidade de parcelar uma compra no cartão de crédito e transformar um alto valor em pequenos valores ao longo do tempo é uma sedução ao consumidor.
E essa é realmente uma grande estratégia de compra, porém apenas sob algumas condições. Por isso, parcele suas compras quando:
Os bancos e outras instituições financeiras sempre realizam uma análise prévia antes de oferecer um cartão de crédito ao seu cliente.
Porém, não se iluda com o limite imposto no seu cartão de crédito, já que muitas vezes ele ultrapassa até a sua renda mensal.
Então é interessante que você estabeleça um limite próprio que esteja entre 30% a 50% do valor que você ganha no mês. Caso não defina este limite, você terá menos da metade do seu salário para arcar com outros gastos do dia a dia e pode acabar negativado.
Para que você consiga acompanhar se o limite estabelecido está sendo cumprido, é preciso estar sempre de olho na fatura do cartão de crédito..
Pois, além de evitar ultrapassar o seu limite, você também pode identificar rapidamente uma compra indevida realizada no seu cartão, facilitando e agilizando o processo de correção do problema.
Um dos maiores descuidos a evitar com o cartão de crédito é atrasar o pagamento da fatura, já que os juros são, normalmente, incididos para cada dia de atraso do pagamento da conta. Sendo assim, é muito importante que você se atente à data de vencimento da fatura
Então, se tem problemas para lembrar da data, utilize ferramentas como calendário ou alarmes para que você não tenha o prejuízo de pagar mais do que gastou com o cartão de crédito.
Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada em Julho de 2021, o cartão de crédito é o causador de 81,8% de endividamento das famílias no Brasil.
Um dos motivos para isso acontecer são as taxas de juros do cartão de crédito, que são altas a depender do produto escolhido. Portanto, procure entender quais são os juros do seu cartão, onde são cobrados e como evitá-los.
Além disso, compare com outros cartões para saber se os seus juros são abusivos. Caso sejam, opte por substituir o cartão de crédito. Você pode fazer isso facilmente acessando o nosso comparador de cartões de crédito, onde é possível comparar diversas opções e encontrar a que melhor para economizar.
Como explicamos acima, o cartão de crédito pode oferecer grande risco às pessoas que não aprenderam a utilizar esse produto da maneira correta.
Portanto, de nada adianta você usar seu cartão com sabedoria e depois o emprestar para alguém despreparado e acabar tendo prejuízos por isso.
Lembre-se, utilizar o cartão não tem nada a ver com confiança, mas sim com preparação e educação financeira.
Se para muitos é difícil dar conta de um cartão de crédito, imagina ter vários?
Além disso, quando você diversifica seu poder de compra em vários cartões de crédito fica mais difícil melhorar sua relação com a sua instituição financeira.
Isso é negativo, pois pode impedir você de ter acesso a benefícios em melhores cartões de crédito que são oferecidos aos grandes clientes.
Inclusive, é sobre isso que falaremos no próximo tópico.
Se existem ótimas formas de usar o cartão de crédito a seu favor, uma delas é com os programas de fidelidade. Portanto, procure saber quais benefícios seu cartão oferece e utilize sempre que viável. Confira alguns exemplos abaixo:
Está insatisfeito com os benefícios do seu cartão de crédito?
Compare outros cartões de crédito, conheça seus benefícios e solicite online!
Mesmo com a popularização das compras online, muitas pessoas ainda têm receio de adquirir produtos pela internet e isso existe principalmente pelo alto número de fraudes que ainda acontecem na compra de produtos em sites não-confiáveis.
Por isso, sempre se certifique de conferir se um site é seguro ao realizar o ato da compra. Preparamos algumas dicas de como verificar se um site é seguro para compras. Confira!:
É sempre bom evitarmos eventos que vão nos descapitalizar, ou seja, tirar o dinheiro que já temos da nossa mão.
Portanto, se você tem dinheiro na conta e pode escolher entre pagar à vista ou parcelado, priorize parcelar as suas compras no cartão de crédito e investir o dinheiro.
Dessa forma, você pagará as parcelas da sua compra ao passar dos meses, enquanto o seu dinheiro rende.
Porém, é importante lembrar que esta dica é válida apenas se o valor do rendimento do investimento escolhido for maior que o desconto ao comprar à vista. Além disso, é importante entender o quanto o valor das parcelas irá comprometer seu salário durante os meses.
Conteúdo atualizado em
Analista de conteúdo financeiro, gosta de estudar sobre finanças pessoais, empresariais e investimentos.
Posts Recentes:
© Melhor Plano 2022
Todos os direitos reservados.
Endereço: R Sergipe, nº 625, Sala 503 Savassi | Belo Horizonte - MG
CEP: 30130-171
Telefone: +55 (31) 97575-9932
CONHEÇA
FAÇA PARTE
O time do Melhor Plano faz o máximo de esforço para manter toda a informação precisa e atualizada. Porém, é possível que você veja um preço diferente ao visitar especificamente o site do provedor do serviço. Ao existir uma diferença, é possível que nosso time já esteja trabalhando para atualizá-lo, ou que nosso parceiro de venda tenha oferta diferente (tentamos manter no site as melhores ofertas para você). Ao solicitar a contração de um serviço, verifique os termos da contratação com o provedor do serviço.