Carregando...

melhorplano logo

Conheça 7 cursos de finanças online para cuidar melhor do seu dinheiro!

Como andam suas finanças pessoais?

Não dá para negar: em meio à agitação do dia a dia, nem sempre lidamos com as nossas finanças pessoais como queremos. Quem nunca gastou a mais em um lanche dispensável, fez aquela compra online sem perceber e, assim, se viu contando moedas ao final do mês?

Pois saiba que, mesmo sendo perigosas, as situações acima são comuns entre boa parte das pessoas, que ainda não conseguem se organizar financeiramente. É o seu caso? Se a resposta for “sim”, saiba que, hoje, há diversas ferramentas que podem te ajudar a colocar as finanças em ordem. Um bom exemplo são os cursos online!

Aliás, foi pensando nisso que, abaixo, separamos algumas das melhores opções do mercado para você. No entanto, atenção: certos cursos podem estar temporariamente gratuitos. Portanto, confira e comece suas aulas para não perder a chance de estudar sem pagar nada por eles.

Vamos lá?

1. Curso de Finanças do Banco Central

Entre os grandes cursos de finanças online e acessíveis está o do Banco Central, que é gratuito. De forma geral, ele tem um total de vinte horas de duração, é bastante completo e funciona um pouco diferente dos demais.

Isso porque, aqui, você começa conhecendo uma história familiar, onde o objetivo principal é ter uma relação mais positiva com o dinheiro, principalmente no quesito “gastos conscientes”.

Dividido em módulos, o curso vai desenvolvendo o enredo e, por meio dele, passa por temáticas financeiras de maneira mais prática.

É importante destacar que tudo funciona a partir de turmas, cada uma com 3 mil vagas. Então, é preciso ficar de olho nas datas para fazer a sua inscrição.

Entre os módulos, temos:

  • A relação com o dinheiro;
  • Cartão de crédito e dívidas;
  • Consumos de serviços;
  • Prevenção e proteção do dinheiro;
  • Planejamento e consumo consciente;
  • Orçamentos;
  • Investimentos.

 

2. Gestão Financeira – SEBRAE

Não é incomum que a SEBRAE ofereça diferentes cursos online de graça. Nesse caso específico, temos um curso interessante para quem quer aprender mais sobre o mercado financeiro de modo amplo.

Diferentes das anteriores, as aulas de Gestão Financeira são focadas no mundo dos negócios, principalmente para aqueles que empreendem. Elas são divididas em quatro módulos e o prazo para conclusão é de quinze dias, com uma carga horária de três horas.

Sendo assim, temos os seguintes tópicos:

  • A importância de uma gestão financeira;
  • Fluxo de caixa;
  • Como controlar o giro de caixa;
  • Controle e análise dos estoques.

 

3. Cursos de finanças online e acessível – Formação de Multiplicadores

O pequeno curso de Formação de Multiplicadores também é do Banco Central e funciona como um modelo enxuto. Aqui, o percurso acontece a partir de uma série de vídeos, com perguntas e reflexões. Ao mesmo tempo, são apresentados debates de especialistas sobre dúvidas financeiras em cada conteúdo.

Ainda que não faça parte dos cursos online com certificado, é bastante interessante para o público, já que conta com temas como:

  • Necessidades e desejos;
  • Hábitos de consumo;
  • Riscos financeiros;
  • Como cuidar o orçamento pessoal;
  • Uso do crédito pessoal da melhor forma.

 

4. Cursos do Portal B3 Educação

O B3 Educação é um portal que vem ganhando espaço e notoriedade no mercado.

Em síntese, a iniciativa é focada na Bolsa, Mercadorias e futuro, tendo como base ensinar o público sobre os mercados financeiros.

Como resultado, existem diferentes opções de cursos que você pode conferir, alguns gratuitos e outros pagos.

Alguns exemplos que recomendamos são:

  • A Bolsa: seus ambientes e mercados, com 2 horas e nível de formação;
  • Análise Fundamentalista: com uma hora e voltada para os interessados em holder;
  • Como investir em renda fixa: com duas horas e focado em títulos e como ter o seu;
  • Mercado de ações: com uma hora e focado no funcionamento do mercado, entre muitos outros.

 

5. Cursos de finanças CVM Educacional

A CVM é quem garante a fiscalização do mercado financeiro e fica de olho nas operações realizadas. Hoje, existem algumas opções de cursos de finanças online que são oferecidas na plataforma. Alguns, inclusive, são cursos para horas complementares altamente recomendados.

O principal é o curso Educação Financeira para Jovens, voltado para iniciantes do mercado. Ao todo, são quinze horas com diversos módulos de fácil entendimento.

Outra alternativa oferecida pela CVM é o de Poupança e Investimento, também com quinze horas de duração. O foco é mostrar como é possível colocar e manter as contas em dia para ter, futuramente, um patrimônio sólido.

A vantagem aqui é que, ao final, você faz um pequeno teste e consegue um certificado de que participou das horas de aula.


 

6. Fundação Getúlio Vargas e seus cursos de finanças

A Fundação Getúlio Vargas é reconhecida no Brasil todo como uma referência de ensino e de opções gratuitas. Não à toa, é essencial ficar de olho na plataforma para conferir tudo o que estiver disponível e aproveitar essas oportunidades.

Um dos cursos que mais chamam nossa atenção é o sobre Como Organizar o Orçamento Familiar. Em poucas palavras, o objetivo é permitir que você descubra qual o seu perfil financeiro, para depois conseguir se organizar melhor. São doze horas de duração.

De toda forma, o portal tem outras opções interessantes, como, por exemplo:

  • Como fazer investimentos 1 e 2: dois cursos voltados para ensinar diferentes tipos de aplicações, o primeiro com doze horas e o segundo com oito horas;
  • Como planejar a aposentadoria: com dez horas de duração;
  • Curso de como gastar conscientemente: com carga horária de oito horas.

 

E então, o conteúdo acima foi útil para você? Pois não perca tempo e embarque agora mesmo no mundo dos cursos de finanças online! Esperamos que, acima de tudo, eles te auxiliem a ampliar sua visão de negócios, números e contas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Conteúdo atualizado em

Parceiro convidado

Por Parceiro convidado

Marketing de Conteúdo e SEO

Melhor Plano

© Melhor Plano 2021
Todos os direitos reservados.

Endereço: R Sergipe, nº 625, Sala 503 Savassi | Belo Horizonte - MG
CEP: 30130-171

Telefone: +55 (031) 97575-9932

MelhorPlano no FacebookMelhorPlano no InstagramMelhorPlano no TwitterMelhorPlano no YoutubeEmail de Contato
Ícone Site Seguro Google

O time do Melhor Plano faz o máximo de esforço para manter toda a informação precisa e atualizada. Porém, é possível que você veja um preço diferente ao visitar especificamente o site do provedor do serviço. Ao existir uma diferença, é possível que nosso time já esteja trabalhando para atualizá-lo, ou que nosso parceiro de venda tenha oferta diferente (tentamos manter no site as melhores ofertas para você). Ao solicitar a contração de um serviço, verifique os termos da contratação com o provedor do serviço.