Carregando...
O empréstimo pessoal e o financiamento são as linhas de crédito mais comuns quando precisamos comprar uma casa, um carro ou algum outro bem.
Porém, qual a diferença entre o empréstimo e o financiamento e qual você deve escolher?
Neste conteúdo vamos responder esta e outras dúvidas sobre estas duas linhas de crédito para você escolher a ideal.
O empréstimo é a linha de crédito mais simples de se obter e de ser utilizada, principalmente pelas suas características de agilidade na aprovação e de permitir ao solicitante usar o crédito da maneira que bem quiser.
O financiamento é um tipo de linha de crédito que só pode ser solicitada no banco caso o cliente já tenha como objetivo a compra de um bem específico, como um imóvel ou automóvel, por exemplo.
A principal diferença entre empréstimos e financiamentos é a liberdade de uso.
Uma característica que configura essa diferença de liberdade é que no empréstimo o dinheiro é direcionado para a conta do solicitante, já no financiamento o crédito é enviado diretamente para o vendedor do bem pretendido pelo cliente do banco.
Agora que você sabe, basicamente, o que são empréstimos e financiamentos, vamos aprofundar um pouco mais no assunto te mostrando as principais diferenças entre eles. Confira a seguir!
Normalmente, as taxas de juros nos financiamentos são mais baixas que as dos empréstimos e isso se dá principalmente porque o dinheiro emprestado no primeiro caso já tem um destino conhecido pela instituição financeira.
Já no caso do empréstimo, o banco não tem garantia de onde será utilizado o crédito, já que pode ser utilizado como o cliente desejar, o que causa uma maior possibilidade de inadimplência.
Para garantir que o financiamento seja usado exatamente para a finalidade que o solicitante informou, o banco exige uma série de burocracias como documentos, garantias e até mesmo um fiador, além de direcionar o crédito pedido direto para a compra do bem.
Já no caso do empréstimo pessoal, caso tenha um limite pré-aprovado, você pode solicitar facilmente o crédito, até mesmo pelo internet banking. Além disso, é o requisitante que tem acesso direto ao dinheiro.
O prazo de pagamento é uma das grandes diferenças entre o empréstimo e o financiamento bancário.
Enquanto o empréstimo pessoal normalmente tem curto e médio prazo para quitação total da dívida, chegando em até 8 anos no caso do empréstimo consignado, o financiamento tem opções de longo prazo e chegam a oferecer até 30 anos para quitação.
Os valores oferecidos no financiamento geralmente são maiores que do empréstimo pessoal por dois motivos principais: prazo e taxas de juros.
Por ter taxas menores e prazos maiores que o empréstimo pessoal, o valor oferecido pelos financiamentos pode ser alto sem sair tanto da realidade do cliente.
No financiamento, o banco pode utilizar o próprio bem que ele está financiando como garantia, ou seja, ele será o dono até você quitar totalmente a sua dívida. O nome dessa prática que o banco utiliza como garantia é a alienação fiduciária.
Enquanto isso, no empréstimo você não precisa dar nenhuma garantia. Porém, existem sim as modalidades de empréstimos com garantia de imóvel ou garantia de veículo, que oferecem melhores taxas.
Precisa de um empréstimo mas não sabe qual escolher?
Compare os empréstimo disponíveis no mercado e escolha o que melhor te atende!
VER MAIS
Caso esteja em dúvida de qual modalidade escolher, analise a finalidade do dinheiro que será solicitado.
Caso você precise do crédito para soluções mais rápidas ou de emergência, o empréstimo será a melhor saída para você, principalmente pela sua praticidade e facilidade de disponibilizar o crédito.
Já se você tem o objetivo de adquirir um bem específico, como imóvel, automóvel ou outro de alto valor, é provável que o financiamento seja uma saída mais adequada, principalmente pelas taxas de juros mais baixas.
Além disso, é importante avaliar as vantagens e desvantagens tanto do empréstimo quanto do financiamento na hora de escolher qual dos dois se encaixa melhor no seu objetivo. Confira algumas delas abaixo.
Entre as vantagens do empréstimo, a que mais se destaca é poder usar o dinheiro como quiser e em contraponto estão os altos juros dessa modalidade de crédito. Veja outras características a seguir.
Vantagens do empréstimo
Desvantagens do empréstimo
Já no financiamento as principais vantagens e desvantagens são as taxas menores de juros e a burocracia para conseguir a liberação do crédito, respectivamente. Veja outras mais.
Vantagens do financiamento
Desvantagens do financiamento
Tanto o empréstimo quanto o financiamento são uma ótima forma de conseguir crédito, porém se faz necessário analisar a capacidade de arcar com a dívida assumida posteriormente.
Em ambos os casos, se você ficar inadimplente, poderá ficar negativado e com restrição no seu CPF sendo que no financiamento você ainda pode perder o bem que adquiriu.
Conteúdo atualizado em
Por Luiza Molano
Luiza é graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Positivo. Ela produz conteúdos relacionados à economia e finanças desde 2021 e já foi Analista de Criptoativos na Liga de Finanças UP. No Melhor Plano, atua como especialista de conteúdo sobre finanças, oferecendo orientações para aqueles que desejam saber mais sobre produtos financeiros e finanças pessoais.
© Melhor Plano 2022
Todos os direitos reservados.
Endereço: R Sergipe, nº 625, Sala 503 Savassi | Belo Horizonte - MG
CEP: 30130-171
Telefone: +55 (31) 97575-9932
CONHEÇA
FAÇA PARTE
O time do Melhor Plano faz o máximo de esforço para manter toda a informação precisa e atualizada. Porém, é possível que você veja um preço diferente ao visitar especificamente o site do provedor do serviço. Ao existir uma diferença, é possível que nosso time já esteja trabalhando para atualizá-lo, ou que nosso parceiro de venda tenha oferta diferente (tentamos manter no site as melhores ofertas para você). Ao solicitar a contração de um serviço, verifique os termos da contratação com o provedor do serviço.