Carregando...

melhorplano logo

O que considerar ao escolher um banco digital?

Com os brasileiros cada vez mais conectados nos últimos anos, a digitalização das instituições financeiras tem sido um caminho sem volta.

Para o consumidor, o momento atual é a oportunidade perfeita para ter uma conta bancária e um cartão de crédito com mais praticidade e menos custos. Por outro lado, com tantas opções, nem sempre escolher o melhor banco digital é uma tarefa tão simples. O que analisar? Por onde começar? O que é crucial para tomar a melhor decisão?

Se você tem encontrado dificuldades ao longo desse processo, não se preocupe: no artigo a seguir, nós te ajudamos a escolher a instituição certa para as suas necessidades com base em alguns pontos cruciais. Descubra o que avaliar!

Banco digital: 7 pontos de atenção na hora de escolher o seu!

Custo

Um banco digital só tem reais vantagens quando cumpre dois pontos: todas as suas operações devem ser resolvidas digitalmente e o custo precisa ser mais baixo para o consumidor.

Afinal, sem a necessidade de ambientes físicos e com processos menos burocráticos, todas as transações tendem a sair mais em conta. Portanto, observe quanto o banco digital cobra por transferências, saques e depósitos, por exemplo.

Uma das grandes vantagens das instituições do tipo é não cobrar mensalidade nem anuidade do cartão de crédito. Algumas sequer cobram transferência via TED por outros bancos (modalidade que, embora tenha perdido espaço para o PIX, pode ser uma opção para os dias em que o serviço não funciona corretamente).

É preciso analisar, porém, quais outros serviços compensam essa falta de cobrança e, principalmente, se vale a pena pagar por eles. A maioria dos bancos digitais cobra a partir de R$6,50 por saque.

Outro fator importante é que muitos bancos tradicionais cobram taxas “ocultas”, que o consumidor nem percebe que vai pagar e que até deveriam ser gratuitas — o seguro da conta é um exemplo. Observe se não acontece o mesmo com o banco que pretende aderir.

Juros

Ainda no fator custo, um detalhe que merece sua atenção é a cobrança de juros com o atraso do pagamento de fatura. Afinal, a flexibilidade do banco deve ir além do discurso. Portanto, não se esqueça de checar quanto cobram pelo parcelamento de certas despesas e sempre dê preferência para aqueles que oferecem as menores taxas.

Praticidade

Um usuário vai perceber a praticidade de um banco digital logo na hora de fazer o cadastro. Ele deve ser simples sem comprometer a segurança das informações. Além disso, o retorno precisa ser rápido, mesmo quando negativo. Em certos casos, enquanto um banco demora dias para dar a resposta, o outro aprova e já envia o cartão.

Flexibilidade

O banco digital se adapta às necessidades do cliente. Afinal, boa parte dos bancos só oferece atendimento no horário tradicional, quando seu público ainda está trabalhando. Por isso, ter suporte com tempo maior de atendimento e maneiras mais fáceis de entrar em contato, que evitam longas horas no telefone, são facilitadores na hora da escolha.

ESG

ESG é uma sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança. É um conjunto de fatores que uma empresa, em especial as mais jovens e inovadoras, deve levar em consideração para modificar o impacto ambiental de suas ações.

Com os resultados do relatório do IPCC de 2021, que exigem uma mudança de comportamento das empresas, priorizar bancos que investem em projetos socioambientais é fundamental para estimular essas atividades em todo o mercado.

Programas de pontos

Os programas de pontos são iniciativas que transformam gastos em cartão de crédito em pontos que podem ser trocados por produtos e até por passagens aéreas, dependendo da quantidade. Muito comuns em bancos tradicionais, eles ganham mais força nos digitais.

Enquanto algumas instituições não cobram taxa alguma por sua adesão, outras exigem o pagamento de uma taxa mensal ou anual. Para quem utiliza bastante o cartão de crédito, vale analisar esse fator — já que, de certa forma, funciona como um cashback.

Rendimentos

Para quem gosta de investir ou pretende começar o processo, ter apenas a opção de poupança não é a alternativa mais interessante — principalmente quando ela não consegue acompanhar a inflação do país.

Certos bancos digitais oferecem rendimento 100% com o CDI, ou seja, mesmo o dinheiro parado na conta não se desvaloriza com o tempo. Com isso, o consumidor não perde seu poder de compra. Sendo assim, procure saber o quanto antes.


E então, o artigo acima foi útil de alguma forma? Esperamos que sim! Caso ainda tenha restado alguma dúvida em relação ao assunto, aproveite para checar nossa página com mais detalhes sobre os bancos digitais!

Conteúdo atualizado em

Parceiro convidado

Por Parceiro convidado

Marketing de Conteúdo e SEO

Melhor Plano

© Melhor Plano 2021
Todos os direitos reservados.

Endereço: R Sergipe, nº 625, Sala 503 Savassi | Belo Horizonte - MG
CEP: 30130-171

Telefone: +55 (031) 97575-9932

MelhorPlano no FacebookMelhorPlano no InstagramMelhorPlano no TwitterMelhorPlano no YoutubeEmail de Contato
Ícone Site Seguro Google

O time do Melhor Plano faz o máximo de esforço para manter toda a informação precisa e atualizada. Porém, é possível que você veja um preço diferente ao visitar especificamente o site do provedor do serviço. Ao existir uma diferença, é possível que nosso time já esteja trabalhando para atualizá-lo, ou que nosso parceiro de venda tenha oferta diferente (tentamos manter no site as melhores ofertas para você). Ao solicitar a contração de um serviço, verifique os termos da contratação com o provedor do serviço.