Carregando...

melhorplano logo

ESTORNO DO CARTÃO DE CRÉDITO

Dúvidas sobre como pedir o estorno do seu cartão de crédito? No conteúdo a seguir, daremos detalhes de quando e como realizar esta ação. Clique nos tópicos abaixo e tire todas as suas dúvidas:

O que é estorno do cartão de crédito?

O estorno do cartão de crédito é uma ação que o cliente pode tomar caso deseje a devolução do valor de alguma compra feita com o cartão de crédito.

Isso pode acontecer por motivos de desistência após adquirir o produto ou até mesmo por ter ocorrido alguma divergência em relação à compra do item. Exemplos disso são o valor ou objeto diferente do que foi acordado.

Como pedir estorno do cartão de crédito?

O estorno é um direito do consumidor e é recebido em forma de crédito na fatura. Para solicitar, o titular do cartão deve fazer o pedido para a loja ou o site em que adquiriu o produto.

Após isso, é preciso aguardar a resposta do estabelecimento, que vai checar se o pedido é legítimo. No caso de compras realizadas em sites, o consumidor tem o direito de arrependimento a seu favor, que permite desistir da compra em até sete dias corridos após sua aquisição.

Já para produtos comprados em lojas físicas, o que vale é o estatuto da própria empresa, que não é obrigada a fazer a devolução do valor caso o item esteja em boas condiçõess. A devolução ou a troca só são realizadas caso o produto apresente alguma avaria de fábrica ou mal funcionamento.

Se o pedido for aprovado, a loja repassa o valor e a autorização de estorno para a empresa responsável pelo cartão. Em seguida, a operadora programa a devolução do crédito ao cliente.

Quer trocar o seu cartão de crédito?

Compare as opções disponíveis e economize!

VER CARTÕES

Quantos dias demora o estorno do cartão de crédito?

Caso o estorno seja feito em forma de créditos, ele vai estar disponível na mesma fatura — se ela ainda estiver em aberto — ou na seguinte, se a atual já tiver sido fechada. Portanto, o estorno do cartão de créidto pode levar até 45 dias.

Como funciona o estorno de uma compra parcelada?

Se a compra for parcelada, o valor da compra é retornado para sua fatura em forma de crédito, pagando a parcela daquele mês. Caso você já tenha feito o pagamento da sua fatura, o estorno é feito no mês seguinte e eliminando o gasto.

É importante lembrar que após o estorno, seu limite é restaurado e seu cartão pode ser utilizado sem problemas.

Como saber se a compra foi estornada?

Para saber se sua compra já foi estornada, é importante ficar atento às informações que constam na sua fatura. O modo mais fácil de descobrir é procurar algum crédito gerado em nome do estabelecimento em que a compra foi efetuada.

Caso essa informação não conste ao fim da data limite de até 45 dias, entre em contato com a loja ou com sua operadora do cartão para saber o que aconteceu e esclarecer a situação.

Qual a diferença entre estorno e cancelamento?

No caso do cancelamento, ele é feito em pouco tempo e só é possível quando o pedido foi realizado no mesmo dia da compra do produto. Em algumas situações, a compra sequer aparece na fatura do cartão e o limite ocupado é devolvido em até 72 horas.

Já o estorno é quando o valor já foi confirmado pelo estabelecimento, informado à sua operadora de crédito e a compra já foi registrada na fatura, concretizando todo o processo de pagamento pelo produto.

O que acontece quando o estorno é negado?

Se o pedido de estorno do cliente se encaixar dentro das condições previstas em lei, dificilmente o estabelecimento recusará a ação. Porém, se isso acontecer, o consumidor pode entrar em contato com a operadora do cartão, que pode intermediar esse processo, auxiliando no envio de documentos que comprovem a autenticidade do pedido.

Se ainda assim o pedido for negado, o cliente deve procurar o PROCON de sua região — com todos os documentos e comprovantes que embasam seu pedido —, pois ele é o órgão que fiscaliza e faz valer as leis de benefício ao consumidor.

Perguntas frequentes

Onde é depositado o estorno?

Se o cliente tiver pago a fatura que conste o valor referente ao pedido do estorno e não haja cobranças pendentes para o mês seguinte, a quantia será depositada em uma conta bancária vinculada ao cartão de crédito.

Em qual fatura o valor é descontado?

Se a fatura ainda estiver em aberto no momento do pedido de estorno, o valor poderá ser devolvido no mesmo mês. Caso já tenha sido fechada, a quantia é restituída em até duas faturas seguintes.

Quanto tempo demora para cair o estorno?

Em média, o estorno leva de 30 a 45 dias para ser executado. Porém, algumas operadoras de crédito realizam essa ação em até duas faturas seguintes ao pedido. É importante entrar em contato com a empresa do seu cartão para obter informações mais detalhadas.

Como funciona o estorno de boleto?

Quando a compra é feita por boleto, o consumidor deve procurar diretamente o estabelecimento em que adquiriu o produto. Assim, o valor será transferido diretamente para conta bancária de sua preferência.

Conteúdo atualizado em

Eduardo Sena

Por Eduardo Sena

Analista de Marketing e SEO, adora estudar e escrever sobre educação financeira, investimentos e empreendedorismo.

O time do Melhor Plano faz o máximo de esforço para manter toda a informação precisa e atualizada. Porém, é possível que você veja um preço diferente ao visitar especificamente o site do provedor do serviço. Ao existir uma diferença, é possível que nosso time já esteja trabalhando para atualizá-lo, ou que nosso parceiro de venda tenha oferta diferente (tentamos manter no site as melhores ofertas para você). Ao solicitar a contração de um serviço, verifique os termos da contratação com o provedor do serviço.