Carregando...

logo melhor plano

Conheça 13 filmes sobre o mercado financeiro

Procurar por diferentes formas de aprendizado sobre o mercado financeiro é uma ótima opção para saber mais sobre o tema. E os filmes podem ser grandes aliados nesse cenário!

Por isso, os especialistas do Melhor Plano separaram os 13 melhores filmes sobre investimentos para você se inteirar sobre o assunto! Vamos lá?

ver mais
ver menos

Quais são os melhores filmes sobre mercado financeiro?

Para guiar seus estudos, separamos os melhores filmes sobre investimentos em 3 categorias.

Assim, você terá uma aprofundamento melhor em cada um dos temas. Confira:

Melhores filmes sobre investimentos

Melhores filmes sobre mercado financeiro

Melhores filmes sobre bolsa de valores

A Grande Aposta

À caça de Madoff

O Lobo de Wall Street

O primeiro milhão

Grande Demais Para Quebrar

A Fraude - Rogue Trader

Jogo do Dinheiro

Margin Call – O dia antes do fim

Quants: Os Alquimistas de Wall Street

Apostando no zero

Capitalismo – Uma história de amor

Wall Street – Poder e Cobiça

 

Trabalho Interno

 

Quais são os melhores filmes sobre investimentos?

Existem, hoje, muitos filmes para investidores que falam das grandes conquistas e, claro, percalços do mundo dos investimentos.

Confira abaixo 5 melhores filmes sobre investimentos que você não pode perder!

1. A Grande Aposta

A Grande Aposta conta a história de Michael Burry (Christian Bale) e outros gestores de fundos que, antes da crise financeira de 2008, decidiram investir uma grande quantia com a expectativa de que o sistema imobiliário nos Estados Unidos iria quebrar em breve.

O filme mostra como essa decisão gera complicações junto aos investidores dos fundos, já que nunca antes alguém havia apostado contra o sistema e levado vantagem.

A obra fala da importância de identificar oportunidades e se arriscar. No entanto, mostra de perto as dificuldades de ser pioneiro em suas atitudes e como é importante ter alguém experiente ao seu lado.

  • Data de lançamento: 14 de janeiro de 2016 (Brasil)
  • Direção: Adam McKay
  • Onde encontrar: Netflix

2. O primeiro milhão

Em O Primeiro Milhão, Seth Davis (Giovanni Ribisi) é um jovem que desistiu da faculdade e montou um pequeno cassino em seu apartamento e possui dois sonhos na vida:

  • Ganhar seu primeiro milhão de dólares;
  • Conquistar o respeito do pai, um importante juiz federal.

Para isso, ele tenta deixar de lado sua vida ilegal e sai em busca de um emprego formal. Seth consegue uma vaga numa empresa de corretagem de investimentos que promete transformar seus empregados em milionários. Mas, a felicidade dura pouco, pois logo o protagonista descobre que a empresa vende títulos sem valor a seus compradores. Neste momento, ele reflete sobre o preço de sua ambição.

A obra aborda temas como estratégias de venda, e como a ambição pode nos cegar frente à realidade dos fatos. Além disso, fala da relação dos investidores com oportunidades tidas como únicas, e como elas devem ser avaliadas com muita cautela!

  • Data de lançamento: 18 de fevereiro de 2000 (EUA)
  • Direção:  Ben Younger
  • Onde encontrar: HBO Max

3. Jogo do Dinheiro

A obra conta a história de Lee Gates (George Clooney), um apresentador de TV. Em seu programa de TV, Money Monster, ele faz de tudo pela audiência, enquanto comenta de forma rasa sobre o mercado financeiro.

Quando uma das empresas recomendadas por Lee dá prejuízo para centenas de investidores, o apresentador reflete sobre sua responsabilidade como formador de opinião, especialmente quando um homem armado invade seu estúdio e o faz de refém ao vivo.

O filme Jogo do Dinheiro traz lições sobre como investir sem conhecimento aprofundado pode gerar um grande prejuízo!

Na obra, o investidor se vê desesperado após perder tudo ao apostar em um título recomendado por alguém que não era especialista, e toma uma atitude drástica para resolver a situação.

  • Data de lançamento: 26 de maio de 2016 (Brasil)
  • Direção: Jodie Foster
  • Onde encontrar: Star+

4. Apostando no Zero

O documentário Apostando no Zero segue o bilionário considerado "titã dos fundos de cobertura" Bill Ackman, e vários ex-distribuidores da Herbalife.

O filme também narra as rixas de Ackman com o CEO da Herbalife, Michael O. Johnson, e o investidor Carl Icahn.

Assim, o foco da obra são as práticas de negócios da Herbalife, e a alegação de Ackman de que a empresa se trata de um esquema de pirâmide destinado ao colapso.

Apostando no Zero conta a história de pessoas que investiram milhares de dólares em um esquema e não tiveram o retorno esperado, apesar de algumas poucas pessoas enriquecerem com esse sistema.

O filme gera a reflexão sobre como é preciso avaliar em quais opções de investimento e possibilidades financeiras se aposta.

  • Data de lançamento: 14 de abril de 2016 (EUA)
  • Direção: Ted Braun
  • Onde encontrar: -

Está procurando um banco para começar a investir?

Confira o ranking de melhores bancos para investir e faça o seu dinheiro render mais!

VER BANCOS

Melhores filmes sobre mercado financeiro

Existem diversos filmes de mercado financeiro disponíveis nas mais diversas plataformas de streaming hoje.

Confira nossa lista com 5 das obras mais famosas e descubra como elas podem impactar sua vida!

1. À caça de Madoff

À caça de Madoff é um filme de ficção policial, misturado com documentário, em que o investigador Markopolos e sua equipe passaram dez anos atrás de Bernard Madoff, trabalhando para solucionar um dos maiores golpes da história do mercado financeiro americano. Durante essa década, Markopolos também foi responsável pela prisão de vários outros fraudadores, todos ligados ao esquema criado por Madoff.

A partir de entrevistas e relatos inéditos, a obra aborda a investigação do caso que arruinou a vida de inúmeras pessoas ao redor do mundo.

O golpista Madoff foi condenado a 150 anos de prisão por simular a gestão de fundos de investimentos fictícios, golpe conhecido como esquema Ponzi.

A obra fala sobre a complexidade do mercado financeiro e nos lembra de estar sempre atentos às fraudes.

  • Data de lançamento: 19 de novembro de 2010 (mundial)
  • Direção: Jeff Prosserman
  • Onde encontrar: -

2. Grande Demais Para Quebrar

Grande Demais Para Quebrar aborda a crise econômica de 2008, que até hoje afeta a economia dos EUA. E toma como tema central os esforços do então secretário do tesouro americano, Henry Paulson (William Hurt), para controlar os danos.

O filme explica os bastidores da crise financeira e serve como uma boa base de estudos para investidores iniciantes aprenderem a analisar o cenário mais amplo da economia mundial.

  • Data de lançamento: 23 de maio de 2011 (mundial)
  • Direção: Curtis Hanson
  • Onde encontrar: HBO Max

3. Margin Call – O dia antes do fim

Ambientado no cenário da crise de 2008, Margin Call conta sobre 24 horas tensas dentro de um banco. No filme, cortes nas empresas de Wall Street fazem com que um dos demitidos deixe para trás um pen drive com dados sobre o risco de falência da empresa.

Então, uma série de decisões financeiras e morais empurram a vida de todos os envolvidos em direção ao abismo.

Margin Call, apesar de não explicar sobre a crise de 2008, fala dos efeitos colaterais em uma empresa dentro do cenário caótico naquele período.

É um bom filme para entender quais os efeitos de uma crise sistêmica dentro das empresas e como as escolhas são feitas nesses momentos.

  • Data de lançamento: 9 de dezembro de 2011 (Brasil)
  • Direção:  J.C. Chandor
  • Onde encontrar: Amazon Prime

4. Capitalismo – Uma história de amor

O filme Capitalismo – Uma história de amor aborda, de uma forma geral, como o capitalismo opera nos Estados Unidos e em diversos outros países do mundo.

Michael Moore apresenta uma análise de como o capitalismo corrompeu os ideais de liberdade previstos na Constituição dos EUA, visando gerar lucros cada vez maiores para um grupo seleto da sociedade, enquanto a maioria perde cada vez mais direitos.

Dessa forma, a obra é uma crítica ao sistema vigente e é importante para entender as questões sociais que entram em jogo quando falamos de economia.

  • Data de lançamento: 2 de outubro de 2009 (EUA)
  • Direção: Michael Moore
  • Onde encontrar: Claro Video

5. Trabalho Interno

O documentário vencedor do Oscar faz uma análise detalhada dos elementos que levaram ao colapso da economia mundial em 2008 e identifica peças-chave do mundo financeiro e político.

Esta é uma ótima pedida para quem está iniciando os estudos sobre o mundo financeiro. Pois explica os principais elementos que levaram ao colapso da economia mundial em 2008.

  • Data de lançamento: 8 de outubro de 2010 (EUA)
  • Direção: Charles H. Ferguson
  • Onde encontrar: Netflix

Quais são os melhores filmes sobre bolsa de valores?

Confira abaixo 4 filmes imperdíveis sobre as bolsas de valores e Wall Street, onde está localizada a bolsa de Down Jones.

1. O Lobo de Wall Street

O filme conta a história de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), um corretor de investimentos em Wall Street.

Quando o protagonista finalmente consegue se estabelecer como corretor, acontece o Black Monday, o dia em que as bolsas de vários países caiam repentinamente.

O evento fez com que Belfort fosse demitido. E, ambicioso, ele acaba trabalhando em uma empresa de fundo de quintal, que lida com papéis de baixo valor, fora da bolsa de valores.

O protagonista então monta sua própria empresa e constrói sua riqueza ao vender títulos com baixo valor para os investidores. Mas que geram altos retornos aos corretores de investimentos.

O filme aborda as possibilidades e incertezas da vida como corretor de bolsa de valores. E também as táticas de persuasão e venda usadas por esses profissionais, o que pode ser um aprendizado valioso para um investidor.

  • Data de lançamento: 24 de janeiro de 2014 (Brasil)
  • Direção: Martin Scorsese
  • Onde encontrar: HBO Max

2. A Fraude - Rogue Trader

Baseado em fatos reais, Rogue Trader conta a história de Nick Leeson, um jovem britânico que trabalha no banco de investimentos Barings.

Leeson é enviado para Singapura, onde se aproveita do mercado e faz negócios arriscados. O que leva uma das mais antigas instituições financeiras do mundo à falência.

Apesar de ser um filme antigo, ele retrata bem como é a realidade de um trader da bolsa de valores e todos os riscos que essa posição implica.

Entender como a dinâmica da bolsa funciona é extremamente importante para quem deseja começar a investir nesse tipo de ativo!

  • Data de lançamento: 14 de dezembro de 1999 (em DVD) 
  • Direção: James Dearden
  • Onde encontrar: -

3. Quants: Os Alquimistas de Wall Street

Dirigido por Marije Meerman, o documentário aborda a vivência dos profissionais por trás das negociações automáticas no mercado de capitais.

Eles são especialistas em usar técnicas, algoritmos e fórmulas para realizar compras e vendas de valores mobiliários.

Para quem deseja entrar no mundo dos investimentos, é importante entender como os quants funcionam.

Além disso, os algoritmos só podem ir até um certo ponto. E, por isso, é importante levar em consideração o fator humano nas transações econômicas.

  • Data de lançamento: 2010 (Brasil)
  • Direção: Marije Meerman
  • Onde encontrar: -

4. Wall Street – Poder e Cobiça

Em 1985, Bud Fox (Charlie Sheen) é um corretor de ações jovem e ambicioso que, após muitas tentativas, é contratado por um investidor bilionário que sempre idolatrou.

Abandonando a ética, o rapaz enriquece, mas sua vida pessoal começa a ruir.

Esse clássico mostra como as informações secretas sobre as empresas são poderosas e podem ser usadas para enriquecer algumas pessoas, mas com consequências.

Sendo assim, esse é um ótimo filme para entender mais sobre o cenário geral das bolsas de valores.

  • Data de lançamento: 11 de dezembro de 1987 (EUA)
  • Direção: Oliver Stone
  • Onde encontrar: Star+

Você deseja saber mais sobre investimentos? Leia sobre como investir em criptomoedas.

Onde assistir filmes sobre mercado financeiro?

Todos os filmes aqui listados podem ser encontrados nos mais diversos serviços e plataformas de streaming, como o Amazon Prime, Netflix, HBO Max, entre outros.

Busque os títulos na sua plataforma preferida e boa sessão.

Aproveite e conheça também os melhores livros sobre investimentos.

Conteúdo atualizado em

Melhor Plano

Por Melhor Plano

A missão do Melhor Plano é ajudar milhões a economizar bilhões! O texto foi revisado por João Cléber, produtor de conteúdo especialista em finanças da Melhor Plano.

Melhor Plano

© Melhor Plano 2022
Todos os direitos reservados.

Endereço: R Sergipe, nº 625, Sala 503 Savassi | Belo Horizonte - MG
CEP: 30130-171

Telefone: +55 (31) 97575-9932

MelhorPlano no FacebookMelhorPlano no InstagramMelhorPlano no TwitterMelhorPlano no YoutubeEmail de Contato
Ícone Site Seguro Google

O time do Melhor Plano faz o máximo de esforço para manter toda a informação precisa e atualizada. Porém, é possível que você veja um preço diferente ao visitar especificamente o site do provedor do serviço. Ao existir uma diferença, é possível que nosso time já esteja trabalhando para atualizá-lo, ou que nosso parceiro de venda tenha oferta diferente (tentamos manter no site as melhores ofertas para você). Ao solicitar a contração de um serviço, verifique os termos da contratação com o provedor do serviço.