Carregando...
O pagamento por aproximação já é realidade em muitas instituições financeiras. Esse novo meio de pagamento faz parte dos novos hábitos de consumo e são resultado da evolução tecnológica que os empreendimentos financeiros entregam ao consumidor.
Neste post, explicamos como funciona o pagamento por aproximação, para quais consumidores está disponível, como usar o serviço e se esse é um meio realmente seguro de pagar suas contas.
O pagamento por aproximação acontece por meio de uma Near Field Communication (NFC), que significa “comunicação por campo de proximidade”. Ou seja, para que a transação aconteça, o dispositivo que vai realizar o pagamento e aquele que vai receber precisam estar próximos.
Nesse sistema, não é necessário digitar senha e o pagamento pode acontecer com um cartão, um celular, ou uma pulseira feita especialmente para isso. O cliente passa a ter uma carteira digital, em que cadastra seus dados de cartões de crédito e débito e usa o suporte tecnológico para fazer pagamentos.
Embora não tenham sido os primeiros dispositivos a aderirem à tecnologia NFC, alguns cartões já possuem essa função. É só aproximá-lo de uma maquininha compatível e pronto.
Além de concentrar uma série de informações – inclusive bancárias, agora os celulares também podem ser utilizados como meio de pagamento. Os modelos mais modernos de celulares, em sua maioria, são produzidos com a tecnologia NFC (você pode conferir isso diretamente no manual do aparelho).
Se o aparelho tiver o NFC, basta cadastrar seu cartão de crédito ou de débito na respectiva plataforma de pagamento – Apple Pay, Samsung Pay ou Android Pay. Na hora de pagar as contas, é só aproximar o celular da máquina de cartão e o pagamento será feito normalmente.
O pagamento por aproximação celular é simples e é possível fazê-lo em qualquer máquina com essa tecnologia.
O pagamento por aproximação Nubank é uma das facilidades de quem adere ao “cartão roxinho”. Os cartões emitidos a partir de novembro de 2018 contam com a tecnologia NFC, oferecendo uma forma simples e rápida de pagar as compras.
Para usar o contactless, é preciso usar o cartão do jeito comum (inserção na maquininha) ao fazer a primeira compra e, então, autorizar o pagamento por aproximação. Se quiser, o cliente consegue desabilitar esse tipo de pagamento, ajustando as configurações no aplicativo.
No Itaú, o cliente pode registrar uma carteira digital para fazer pagamentos virtuais usando diferentes aplicativos: Apple Pay, Google Pay, Samsung Pay e PayPal.
O pagamento por aproximação Itaú é feito com o celular e é necessário ter o aplicativo do banco instalado no aparelho para conseguir autorizar esse tipo de operação.
O pagamento por aproximação Santander oferece diversas possibilidades para o cliente do banco, que pode escolher usar uma pulseira, um adesivo ou tag de relógio para usar os dados da carteira digital.
O cliente escolhe se quer apenas função crédito ou débito, as duas funções ou múltiplo. Para usar, é só identificar a máquina que aceita o Santander Pass e fazer a aproximação.
O Bando do Brasil também disponibiliza essa novidade para seus clientes. Você pode utilizar pulseiras, Samsung Pay, Google Pay, Apple Pay e cartão.
Basta entrar em contato com o banco para descobrir quais opções estão disponíveis para você.
Apesar da simplicidade e da popularização, ainda há quem tenha dúvidas se o pagamento por aproximação é seguro de verdade.
Vale a pena pontuar alguns itens de segurança da tecnologia:
Certamente você já ouviu falar sobre a pulseira de pagamento por aproximação. Ela funciona de forma bastante parecida: basta aproximá-la da maquininha para que a transação aconteça. A pulseira tem um chip de NFC e usa os dados da sua carteira digital para realizar os pagamentos.
Nos relógios inteligentes ou smartwatches estão cada vez mais populares e os modelos mais tecnológicos basta configurar o app no celular e aproximar o relógio da maquininha de cartões para fazer o pagamento.
Para te ajudar a formar sua carteira digital e dar os primeiros passos no universo de pagamento virtual, trouxemos o passo a passo de como cadastrar o cartão por aproximação nas principais ferramentas.
O Apple Pay funciona nas versões mais recentes de iPhones e outros dispositivos da Apple, como relógios inteligentes e tablets. Lembrando que é precisa fazer essa configuração em todos os dispositivos que deseja instalar o Apple Play. É possível acionar até 12 cartões na sua conta, em aparelhos iPhone 8 ou superior. Nos modelos mais antigos, são suportados até oito cartões. Veja como configurar:
Obs.: alguns bancos pedem para instalar aplicativos complementares. Além disso, é a instituição que libera ou não o uso dessa tecnologia para o cliente.
Com o Samsung Pay, o consumidor também faz suas compras sem precisar carregar cartões. O aplicativo funciona nos aparelhos Galaxy S6 Edge+, S7, S7 Edge, Note5, A5 e A7 ou superiores.
Veja como cadastrar cartão:
Conteúdo atualizado em
Por Luiza Molano
Luiza é graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Positivo. Ela produz conteúdos relacionados à economia e finanças desde 2021 e já foi Analista de Criptoativos na Liga de Finanças UP. No Melhor Plano, atua como especialista de conteúdo sobre finanças, oferecendo orientações para aqueles que desejam saber mais sobre produtos financeiros e finanças pessoais.
© Melhor Plano 2022
Todos os direitos reservados.
Endereço: R Sergipe, nº 625, Sala 503 Savassi | Belo Horizonte - MG
CEP: 30130-171
Telefone: +55 (31) 97575-9932
CONHEÇA
FAÇA PARTE
O time do Melhor Plano faz o máximo de esforço para manter toda a informação precisa e atualizada. Porém, é possível que você veja um preço diferente ao visitar especificamente o site do provedor do serviço. Ao existir uma diferença, é possível que nosso time já esteja trabalhando para atualizá-lo, ou que nosso parceiro de venda tenha oferta diferente (tentamos manter no site as melhores ofertas para você). Ao solicitar a contração de um serviço, verifique os termos da contratação com o provedor do serviço.