Carregando...

melhorplano logo

PAYPAL

O que é PayPal? Tudo o que você precisa saber sobre essa forma de pagamento

Você sabe o que é PayPal e como funciona essa plataforma de pagamento? Com tantas ferramentas financeiras disponíveis no mercado, é normal que as pessoas se confundam e fiquem perdidas em meio a tantas opções.

Mas pode ficar tranquilo! O Melhor Plano te mostra o que é e como funciona a ferramenta, como ter sua conta na plataforma, quais as taxas cobradas e outras informações essenciais para quem está pensando em ter a própria carteira de pagamentos.

O que é PayPal?

Uma carteira digital de pagamentos. Isso explica, resumidamente, o que é o PayPal. A plataforma é uma solução de pagamentos online, que funciona para um cliente.

O sistema foi criado nos Estados Unidos e armazena os dados do usuário, para facilitar as transações de pagamento virtual. Tudo o que o usuário precisa fazer é criar uma conta, cadastrar cartões e pronto!

Assim como a carteira “normal”, em que o usuário pega os cartões para pagar a conta em uma loja física, ele escolhe os métodos de pagamento da carteira PayPal para fazer compras online.

O que é uma conta PayPal?

A conta PayPal é, justamente, a criação dessa carteira digital. É muito importante destacar que a conta não é bancária, mas apenas uma solução de pagamentos. Ao fazer uma compra online, o usuário só precisa informar o e-mail de cadastro para concluir a etapa de pagamento, sem digitar número de cartão, o que torna o processo mais rápido.

Com essa conta, os dados de cartão não são informados ao vendedor, o que garante mais segurança em transações online.

Além dos cartões, o usuário pode adicionar saldo à conta, através de boletos, e fazer pagamentos à vista, em sites virtuais.

Como funciona o PayPal?

Para fazer pagamentos, deve-se, primeiramente, criar uma conta gratuita, seguindo os passos abaixo:

  1. Acesse o site da plataforma;
  2. Clique em “Criar Conta”, no canto superior direito;
  3. Escolha se a conta é pessoal ou para um negócio;
  4. No caso de conta pessoal, será preciso informar um número de telefone, para envio de código de confirmação, escolher um e-mail de cadastro e uma senha;
  5. Já para negócios, é preciso escolher como quer receber os pagamentos (website, plataforma etc.), informar valor estimado de vendas e se os clientes são nacionais ou internacionais.

É possível cadastrar o negócio com CPF ou CNPJ. Depois, é só escolher um e-mail de cadastro e uma senha.

Como fazer um pagamento com PayPal?

Com a conta PayPal aberta, você já pode começar a fazer pagamentos por meio da plataforma. Basta seguir o passo a passo:

  1. No carrinho do site e-commerce, selecione o PayPal como método de pagamento;
  2. Será aberto um pop-up para entrar na sua carteira, com login e senha;
  3. Depois, é só selecionar o cartão desejado e concluir a compra;
  4. Será enviada uma confirmação por e-mail, para avisar a autorização do pagamento;
  5. Se preferir, o usuário pode fazer o pagamento com o saldo disponível em carteira, caso tenha recebido algum dinheiro pelo PayPal.

Quem pode usar o PayPal?

Qualquer pessoa pode usar o PayPal, desde que possua um e-mail e um cartão de crédito para realizar o cadastro. Negócios de diferentes tipos também estão aptos a usar a plataforma, oferecendo uma alternativa segura de pagamento aos clientes.

Quais taxas o PayPal cobra?

Criar uma conta no PayPal é grátis e o cliente não paga nada para fazer a compra com sua carteira digital. Mas existem transações que geram algumas cobranças, por exemplo:

  • Pagamentos em sites internacionais - a partir de 3,5%;
  • Recebimento de vendas nacionais - 4,79% + tarifa fixa de R$ 0,60;
  • Recebimento de vendas internacionais - 6,4% + tarifa fixa, que varia de acordo com o país de origem da transação.

O que eu posso comprar com PayPal?

Milhares de lojas brasileiras já aceitam pagamento via PayPal: lojas de roupas, sites de hospedagem, aplicativos de tecnologia, eletrodomésticos, games e até locadoras de carro.

Você pode conferir as lojas que aceitam PayPal no site da plataforma de pagamentos ou direto no site da loja que tem interesse.

O PayPal é seguro?

O PayPal é uma ferramenta bastante segura. Além de ser uma proteção extra para compradores virtuais, é um sistema fácil de usar. As transações são monitoradas 24 horas por dia e a plataforma usa tecnologia de ponta para se proteger contra fraudes e deixar o usuário tranquilo.

No site Reclame Aqui, referência em atendimento no Brasil, o PayPal tem nota 8.6/10. Mais de 94% das reclamações foram respondidas, com índice de solução de 89%. Ou seja: pode criar a sua conta PayPal, pois a ferramenta é realmente segura!

Conteúdo atualizado em

Eduardo Sena

Por Eduardo Sena

Analista de Marketing e SEO

Melhor Plano

© Melhor Plano 2021
Todos os direitos reservados.

Endereço: R Sergipe, nº 625, Sala 503 Savassi | Belo Horizonte - MG
CEP: 30130-171

Telefone: +55 (031) 97575-9932

MelhorPlano no FacebookMelhorPlano no InstagramMelhorPlano no TwitterMelhorPlano no YoutubeEmail de Contato
Ícone Site Seguro Google

O time do Melhor Plano faz o máximo de esforço para manter toda a informação precisa e atualizada. Porém, é possível que você veja um preço diferente ao visitar especificamente o site do provedor do serviço. Ao existir uma diferença, é possível que nosso time já esteja trabalhando para atualizá-lo, ou que nosso parceiro de venda tenha oferta diferente (tentamos manter no site as melhores ofertas para você). Ao solicitar a contração de um serviço, verifique os termos da contratação com o provedor do serviço.