Carregando...
Já pensou em investir em uma previdência privada? Infelizmente, o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) não oferece a segurança necessária para que possamos manter o mesmo padrão de vida após a aposentadoria.
Nesse sentido, a previdência privada aparece como uma ótima oportunidade para quem deseja descansar sem se preocupar com a qualidade de vida. Ela ajuda as pessoas a viverem com mais tranquilidade e facilita o controle financeiro pessoal.
Neste artigo, vamos explicar a importância da previdência privada e como planejá-la para que ela se torne uma verdadeira aliada das suas finanças. Vamos lá?
O principal objetivo da previdência privada é servir como um complemento da previdência social. Com isso, ela se torna a melhor saída para quem quer mais segurança financeira ao se aposentar.
Quando você fizer o seu plano de previdência privada, é possível escolher o valor que vai receber conforme o valor das parcelas que serão pagas. Além disso, há benefício tributário ao optar pelo PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre). Nesse caso, você poderá descontar até 12% da renda bruta em seu Imposto de Renda.
Outro ponto importante é a sucessão patrimonial. Isso significa que os herdeiros podem ter acesso a esse capital investido sem a necessidade de ingressar com uma ação de inventário.
Percebeu o quanto a previdência privada pode ser benéfica? Pois bem, antes de optar por ela, você precisa analisar alguns fatores muito importantes.
A seguir, listamos os principais deles. Confira!
Tenha em mente que não existe uma hora certa para começar a investir em previdência privada. No entanto, vale destacar que quanto mais cedo você começar, melhores serão seus resultados a longo prazo.
Vamos a um exemplo: suponhamos que você dê início ao seu plano de previdência privada com 25 anos, contribuindo mensalmente com a quantia de R$100 por um período de 35 anos.
Com 60 anos você já poderá se aposentar com uma renda vitalícia — aquela que cairá na sua conta todos os meses a partir do momento que você se aposentar— bem atrativa.
Não existe um valor ideal para investir na previdência privada, visto que ele dependerá dos seus objetivos de vida.
Na hora de fazer seu planejamento, também é interessante considerar outro fator. Deve-se considerar o período de renda, que nada mais é que o tempo que o benefício será pago a você.
Ainda usando o mesmo exemplo anterior: se você iniciou o seu investimento com 25 anos para se aposentar aos 60, tenha em mente também o tempo que deseja desfrutar da sua aposentadoria — será por quantos anos? 25, 35, 40 anos e assim por diante.
📌 Leia também: Como investir com pouco dinheiro?
Por fim, uma dica muito importante e que muitos deixam de lado: a simulação. Antes de realizar seu investimento, você pode simular diferentes planos para encontrar o ideal para os seus objetivos. Nesse momento, é necessário considerar alguns fatores, tais como:
Com o auxílio de uma instituição financeira competente, como a Unicred — uma das maiores do país — é possível fazer o seu plano de previdência privada sem erros.
Dessa forma, você terá um futuro financeiro mais tranquilo, sem prejudicar a sua qualidade de vida e da sua família.
Conteúdo atualizado em
Por Luiza Molano
Luiza é graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Positivo. Ela produz conteúdos relacionados à economia e finanças desde 2021 e já foi Analista de Criptoativos na Liga de Finanças UP. No Melhor Plano, atua como especialista de conteúdo sobre finanças, oferecendo orientações para aqueles que desejam saber mais sobre produtos financeiros e finanças pessoais.
Leia também:
© Melhor Plano 2022
Todos os direitos reservados.
Endereço: R Sergipe, nº 625, Sala 503 Savassi | Belo Horizonte - MG
CEP: 30130-171
Telefone: +55 (31) 97575-9932
CONHEÇA
FAÇA PARTE
O time do Melhor Plano faz o máximo de esforço para manter toda a informação precisa e atualizada. Porém, é possível que você veja um preço diferente ao visitar especificamente o site do provedor do serviço. Ao existir uma diferença, é possível que nosso time já esteja trabalhando para atualizá-lo, ou que nosso parceiro de venda tenha oferta diferente (tentamos manter no site as melhores ofertas para você). Ao solicitar a contração de um serviço, verifique os termos da contratação com o provedor do serviço.