Carregando...

logo melhor plano

Previdência Privada

Saiba a importância e como planejar

Já pensou em investir em uma previdência privada? Infelizmente, o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) não oferece a segurança necessária para que possamos manter o mesmo padrão de vida após a aposentadoria.

Nesse sentido, a previdência privada aparece como uma ótima oportunidade para quem deseja descansar sem se preocupar com a qualidade de vida. Ela ajuda as pessoas a viverem com mais tranquilidade e facilita o controle financeiro pessoal.

Neste artigo, vamos explicar a importância da previdência privada e como planejá-la para que ela se torne uma verdadeira aliada das suas finanças. Vamos lá?

Qual a importância da previdência privada?

O principal objetivo da previdência privada é servir como um complemento da previdência social. Com isso, ela se torna a melhor saída para quem quer mais segurança financeira ao se aposentar.

Quando você fizer o seu plano de previdência privada, é possível escolher o valor que vai receber conforme o valor das parcelas que serão pagas. Além disso, há benefício tributário ao optar pelo PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre). Nesse caso, você poderá descontar até 12% da renda bruta em seu Imposto de Renda.

Outro ponto importante é a sucessão patrimonial. Isso significa que os herdeiros podem ter acesso a esse capital investido sem a necessidade de ingressar com uma ação de inventário.

Como planejar a previdência privada?

Percebeu o quanto a previdência privada pode ser benéfica? Pois bem, antes de optar por ela, você precisa analisar alguns fatores muito importantes.

A seguir, listamos os principais deles. Confira!

Entenda quando é a hora certa de começar o plano

Tenha em mente que não existe uma hora certa para começar a investir em previdência privada. No entanto, vale destacar que quanto mais cedo você começar, melhores serão seus resultados a longo prazo.

Vamos a um exemplo: suponhamos que você dê início ao seu plano de previdência privada com 25 anos, contribuindo mensalmente com a quantia de R$100 por um período de 35 anos.

Com 60 anos você já poderá se aposentar com uma renda vitalícia — aquela que cairá na sua conta todos os meses a partir do momento que você se aposentar— bem atrativa.

Defina o valor a ser investido

Não existe um valor ideal para investir na previdência privada, visto que ele dependerá dos seus objetivos de vida.

Na hora de fazer seu planejamento, também é interessante considerar outro fator. Deve-se considerar o período de renda, que nada mais é que o tempo que o benefício será pago a você.

Ainda usando o mesmo exemplo anterior: se você iniciou o seu investimento com 25 anos para se aposentar aos 60, tenha em mente também o tempo que deseja desfrutar da sua aposentadoria — será por quantos anos? 25, 35, 40 anos e assim por diante.

📌 Leia também: Como investir com pouco dinheiro?

Faça simulações

Por fim, uma dica muito importante e que muitos deixam de lado: a simulação. Antes de realizar seu investimento, você pode simular diferentes planos para encontrar o ideal para os seus objetivos. Nesse momento, é necessário considerar alguns fatores, tais como:

  • Tempo de investimento;
  • Valor a ser investido;
  • Rendimento;
  • Renda mensal atual;
  • Imposto de renda;
  • Renda pretendida;
  • Período pretendido de benefício;
  • Inflação.

Com o auxílio de uma instituição financeira competente, como a Unicred — uma das maiores do país — é possível fazer o seu plano de previdência privada sem erros.

Dessa forma, você terá um futuro financeiro mais tranquilo, sem prejudicar a sua qualidade de vida e da sua família.

Conteúdo atualizado em

Melhor Plano

Por Melhor Plano

A missão do Melhor Plano é ajudar milhões a economizar bilhões!

Melhor Plano

© Melhor Plano 2022
Todos os direitos reservados.

Endereço: R Sergipe, nº 625, Sala 503 Savassi | Belo Horizonte - MG
CEP: 30130-171

Telefone: +55 (31) 97575-9932

MelhorPlano no FacebookMelhorPlano no InstagramMelhorPlano no TwitterMelhorPlano no YoutubeEmail de Contato
Ícone Site Seguro Google

O time do Melhor Plano faz o máximo de esforço para manter toda a informação precisa e atualizada. Porém, é possível que você veja um preço diferente ao visitar especificamente o site do provedor do serviço. Ao existir uma diferença, é possível que nosso time já esteja trabalhando para atualizá-lo, ou que nosso parceiro de venda tenha oferta diferente (tentamos manter no site as melhores ofertas para você). Ao solicitar a contração de um serviço, verifique os termos da contratação com o provedor do serviço.