Carregando...
O robô investidor surgiu com o objetivo de otimizar a relação entre investidores e investimentos.
Essa tecnologia foca especialmente nas pessoas que não entendem tanto sobre investimentos, ou que não têm tempo para escolher onde investir seu dinheiro.
Antes de optar pelo uso dessa tecnologia, é importante entender como ela funciona e, claro, seus prós e contras. Confira!
O robô investidor, ou robô-advisor, é uma tecnologia que possibilita a automação dos investimentos. São vários softwares que analisam o perfil do investidor e sugerem os melhores investimentos naquele momento.
Os robôs podem atuar na criação e gerenciamento de carteiras, recomendações de investimentos e até na operacionalização de compras. Ou seja, é possível programar para que o robô, de fato, invista por você.
Essa é uma forma automatizada de realizar o trabalho feito por um consultor ou gestor de investimentos.
O robô investidor opera da seguinte forma: programadores desenvolvem softwares para analisarem diversos tipos de perfis de investidores e também possibilidades de mercado.
Assim, ao contratar um robô investidor, você terá seu perfil analisado e será apresentado para os investimentos que mais combinam com você.
É possível usar os robôs para diversos tipos de investimentos, tanto em renda fixa quanto para renda variável.
Hoje existem diversos robôs que operam em parceria direta com corretoras ou em plataformas específicas do mercado.
O robô investidor trader opera na bolsa a partir da programação pré-estabelecida de compra e venda de uma determinada ação, quando ela atinge um determinado valor.
Essa automação tem o objetivo de agilizar as movimentações na bolsa, para que o investidor não precise acompanhar diariamente as operações de day trade.
É importante ressaltar que o robô não irá fazer você lucrar exponencialmente, afinal, ele irá apenas realizar as ações que você programá-lo para fazer.
O robô-advisor é aquele que irá analisar o seu perfil e sugerir investimentos que são coerentes com seus objetivos, oferecendo também os possíveis ganhos e perdas de cada uma das opções.
O ponto positivo desse robô é que ele é imparcial. Então suas sugestões serão pautadas apenas nas combinações possíveis de investimentos para você.
Além disso, por ser um programa, ele é capaz de analisar um número de cenários muito maior do que qualquer consultor humano.
No entanto, como muitos desses robôs são atrelados a uma corretora, os investimentos oferecidos serão apenas aqueles presentes na plataforma da empresa.
Sim. Como vimos, essa é uma boa forma de agilizar o seu dia a dia como investidor e aprimorar sua carteira com investimentos em alta.
No entanto, muitas pessoas se perguntam se o robô investidor é seguro. Apesar de funcionar, é importante se atentar para possíveis golpes.
Por isso, antes de contratar qualquer tipo de serviço, verifique a confiabilidade e reputação da empresa em que você deseja investir.
Confira alguns cuidados que você deve tomar antes de investir em um robô investidor:
Quer controlar o seu dinheiro na palma da mão?
Conheça as melhores contas digitais do mercado e escolha a sua!
Sim, existe robô investidor gratuito. No entanto, a grande maioria dos robôs cobram uma taxa anual. Existem taxas de 0,95% ao ano em cima do valor investido, por exemplo.
Além disso, muitos robôs possuem um valor mínimo de investimento para que você contrate o serviço. Esse valor varia de acordo com o robô em questão.
O robô investidor vale a pena se você não tem um vasto conhecimento sobre o mercado financeiro, ou se quer automatizar algumas ações cotidianas de investimento.
Vale sempre lembrar que, apesar dos golpes que surgem prometendo grandes retornos, existem tipos de robôs investidores oferecidos por financeiras confiáveis.
No entanto, é importante frisar que essa tecnologia ainda é muito recente, e não tem uma fácil comprovação de resultados positivos no longo prazo.
Confira abaixo as vantagens e desvantagens de investir com um robô investidor:
Vantagens
Maior praticidade, com automação das ações;
Eliminação do fator emocional na hora da análise;
Construção rápida de uma carteira de investimentos;
Maior eficiência para aqueles que não entendem a fundo o mercado financeiro.
Desvantagens
As taxas podem ser altas;
Limitação de produtos, já que eles geralmente operam junto a corretoras;
Possibilidade de fraude, caso a empresa não seja confiável.
Sim. Essa é uma tecnologia de automação de investimentos usada há alguns anos e que vem ganhando espaço no Brasil.
Confira como funciona o robô investidor!
Sim. É possível contratar um robô para criar carteiras de investimentos e sugerir produtos ou para automatizar ações na bolsa.
Entenda mais sobre o funcionamento do robô investidor!
Entre os robôs investidores mais conhecidos o advisor é o melhor para quem quer ajuda para administrar a carteira no longo prazo e escolher os investimentos, enquanto o robô trader é o melhor para quem faz operações de day trade.
Conheça os diferentes tipos de robôs investidores!
Conteúdo atualizado em
Por Melhor Plano
A missão do Melhor Plano é ajudar milhões a economizar bilhões! O texto foi revisado por João Cléber, produtor de conteúdo especialista em finanças da Melhor Plano.
Posts Recentes
© Melhor Plano 2022
Todos os direitos reservados.
Endereço: R Sergipe, nº 625, Sala 503 Savassi | Belo Horizonte - MG
CEP: 30130-171
Telefone: +55 (31) 97575-9932
CONHEÇA
FAÇA PARTE
O time do Melhor Plano faz o máximo de esforço para manter toda a informação precisa e atualizada. Porém, é possível que você veja um preço diferente ao visitar especificamente o site do provedor do serviço. Ao existir uma diferença, é possível que nosso time já esteja trabalhando para atualizá-lo, ou que nosso parceiro de venda tenha oferta diferente (tentamos manter no site as melhores ofertas para você). Ao solicitar a contração de um serviço, verifique os termos da contratação com o provedor do serviço.