Carregando...

melhorplano logo

Como funciona o empréstimo no cartão de crédito? Confira tudo aqui!

Hoje em dia existem diversas modalidades de crédito pessoal disponíveis no mercado e uma delas é o empréstimo no cartão de crédito. Essa forma de empréstimo permite que você pague as parcelas do serviço contratado diretamente em seu cartão, sem precisar se preocupar com boletos.

Se você tem dúvidas de como funciona esse tipo de empréstimo, não se preocupe: neste artigo vamos te explicar quais bancos oferecem esse crédito e como você pode contratar o serviço.

Como fazer um bom empréstimo para pagar o cartão de crédito?

Muitas pessoas buscam empréstimos para poderem pagar dívidas contraídas no cartão de crédito. Hoje, as taxas de juros referente ao cartão são uma das mais altas no mercado e isso acaba sendo um dos principais motivos de endividamento dos brasileiros.

No entanto, contratar um empréstimo para pagar dívidas nem sempre é a melhor opção. A sugestão de especialistas é que você tente renegociar sua dívida. Em geral, essa é uma opção atrativa, já que é de grande interesse dos bancos que você realize o pagamento de alguma forma.

Caso a proposta de negociação oferecida pelo banco tenha um valor final maior do que a de um empréstimo pessoal, então o crédito pode ser contratado. Mas, atenção: para fazer essa análise, é necessário levar em consideração o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo, somando todas as taxas e custos adicionais presentes na contratação.

Como funciona o empréstimo no cartão de crédito?

O empréstimo no cartão de crédito funciona da seguinte forma: você solicita o crédito pessoal com um banco de sua escolha e pode pagar as parcelas diretamente pela sua fatura de cartão de crédito.

Muitas pessoas confundem essa forma de “pegar dinheiro emprestado pelo cartão” com o limite oferecido em seu cartão. No entanto, no empréstimo pessoal, seu cartão de crédito não precisa ser do mesmo banco onde você solicitou o empréstimo.

Além disso, esse empréstimo não interfere no limite do seu cartão, já que você só terá as parcelas sendo debitadas em seu cartão.

Um aspecto importante a ser observado nesse tipo de empréstimo são as taxas. Além dos juros já comuns em qualquer modalidade de crédito, geralmente nesse tipo de empréstimo é cobrado o IOF (imposto obrigatório), o que pode deixar o custo total dessa operação bastante alto.

Qual banco faz empréstimo com cartão de crédito?

Diversos bancos oferecem essa opção de empréstimo. O segredo aqui é pesquisar bastante para encontrar a opção com as melhores condições para você.

O banco Itaú oferece esse tipo de crédito para correntistas e não correntistas, podendo ter o dinheiro disponível em até 48 horas. O empréstimo pode ser dividido em até 36x e hoje o banco opera com taxas de juros a partir de 3,38% do ao mês.

A Credicard também disponibiliza o empréstimo com cartão de crédito. O pagamento pode ser feito em 36x e o valor é liberado para o requisitante em até 48 horas.

Como solicitar pelo empréstimo no cartão de crédito?

Para pegar dinheiro emprestado pelo cartão de crédito, você pode seguir os seguintes passos:

Simule a contratação

Pesquise bastante e veja qual banco oferece o melhor empréstimo para seu perfil e que atenda suas necessidades.

Entre em contato com o banco e faça sua simulação. Assim, você saberá quais os possíveis limites, prazos e taxas de juros para seu perfil.

Envie sua proposta

Reúna todos os documentos necessários e envie sua proposta. Em geral, são solicitadas formas de comprovação de renda como contra-cheque, imposto de renda, extrato bancário, etc.

Aguarde a resposta

Seu perfil será analisado pela instituição e, se aprovado, você poderá assinar seu contrato e receber seu dinheiro dentro do prazo estipulado.

Caso não seja aprovado, você pode checar com o banco se é possível tentar novamente em outro momento.

Como fazer empréstimo no cartão de crédito na maquininha?

O PEAC Maquininha foi uma das iniciativas emergenciais para reduzir os impactos do coronavírus. No entanto, o prazo de contratação dessa solução foi até 31/12/2020.

Quando solicitar um empréstimo?

O empréstimo pessoal é uma solução financeira para quem precisa de dinheiro de forma rápida e sem ter que justificar seu uso. Ele pode ser usado para:

  • Viagens;
  • Compras de imóveis ou veículos;
  • Investimento em negócios;
  • Reformas em casa;
  • Outros.

Existem algumas opções para esse tipo de crédito no mercado, como o empréstimo consignado — com desconto em folha de pagamento — e o empréstimo com garantia, quando você coloca um bem como garantia de pagamento.

Uma dúvida muito comum é sobre as taxas de juros do empréstimo pessoal. Os juros são uma forma do banco ou financeira se assegurar contra a inadimplência. Isso porque esse serviço apresenta um alto risco para as instituições, já que não é possível ter certeza que o requisitante do crédito irá pagá-lo até o fim.

Por isso, quanto menor o risco para o banco, menor as taxas de juros. Esse é o caso das modalidades consignado e do empréstimo com garantia.

No entanto, quando avaliamos as taxas de crédito para negativados, por exemplo, vemos que as taxas são bem maiores, já que esse é um serviço mais arriscado.

É importante ressaltar que em quase todas as modalidades é feita uma análise de perfil de consumo do requisitante. Assim, as financeiras conseguem avaliar o risco de inadimplência daquela pessoa e, dessa forma, estabelecer se o crédito será liberado, quais serão os juros, limites e prazos de pagamento.

Sendo assim, antes de solicitar um empréstimo, é necessário avaliar dois tópicos importantes.

Primeiro, a real necessidade do crédito e o impacto das parcelas no seu orçamento mensal. Se você estiver precisando pagar uma dívida, por exemplo, ao invés de requerer um empréstimo e contrair outra dívida, você pode tentar uma negociação.

Segundo, faça uma análise do seu perfil. Informações como a situação do seu CPF, score do Serasa e renda comprovada podem ser decisivas na hora da contratação do crédito. Depois dessa análise, busque pela modalidade que melhor se encaixa em seu perfil e, claro, atenda às suas necessidades.

Conteúdo atualizado em

Eduardo Sena

Por Eduardo Sena

Analista de Marketing e SEO, adora estudar e escrever sobre educação financeira, investimentos e empreendedorismo.

Melhor Plano

© Melhor Plano 2021
Todos os direitos reservados.

Endereço: R Sergipe, nº 625, Sala 503 Savassi | Belo Horizonte - MG
CEP: 30130-171

Telefone: +55 (031) 97575-9932

MelhorPlano no FacebookMelhorPlano no InstagramMelhorPlano no TwitterMelhorPlano no YoutubeEmail de Contato
Ícone Site Seguro Google

O time do Melhor Plano faz o máximo de esforço para manter toda a informação precisa e atualizada. Porém, é possível que você veja um preço diferente ao visitar especificamente o site do provedor do serviço. Ao existir uma diferença, é possível que nosso time já esteja trabalhando para atualizá-lo, ou que nosso parceiro de venda tenha oferta diferente (tentamos manter no site as melhores ofertas para você). Ao solicitar a contração de um serviço, verifique os termos da contratação com o provedor do serviço.