Carregando...

Melhor Plano

Brasil Banda Larga

Descubra como usar a ferramenta para medir sua conexão!

Brasil Banda Larga: descubra o que ele tem a ver com a sua conexão

O Brasil Banda Larga é um dos sites mais procurados na hora de verificar a velocidade da sua internet, e conferir se ela realmente está como a contratada. Porém, o que muita gente não sabe é que optar pelo site interfere diretamente na qualidade da internet brasileira.

Quer economizar em internet banda larga?

Compare os planos disponíveis em sua região e economize!

Ver Planos

EAQ: Entidade Aferidora de Qualidade Banda Larga

Na hora de contratar um serviço de internet banda larga, ou qualquer um relacionado às telecomunicações, uma coisa que o consumidor realmente preza é qualidade.

Será que eu estou contratando a melhor internet disponível, e estou fazendo um bom negócio? Porém, quando falamos nesse setor, a qualidade é um tópico bem delicado aqui no Brasil.

Não é segredo algum que grande parte da população brasileira não se encontra satisfeita com o serviço de internet contratado, e de fato, teve ou conhece alguém que enfrentou algum tipo de problema com alguma operadora de banda larga.

Em 2011, a Anatel divulgou duas resoluções muito importantes.

Tanto a resolução 574, quanto a resolução 575, definiram metas de qualidade que deveriam ser cumpridas pelas operadoras. E por causa disso o EAQ surgiu.

EAQ é a entidade aferidora de qualidade banda larga. Ou seja, ela é responsável por um conjunto de ações e análises que verificam como está o padrão de internet banda larga do país, e se a qualidade está respeitando as normas da Anatel, e alcançam as metas de qualidade.

mulher loira medindo sua conexao no brasil banda larga

O que é Brasil Banda Larga?

Uma das medidas realizadas pela EAQ é o Brasil Banda Larga. Um site que possibilita ao consumidor uma fonte para testar a velocidade da sua conexão, entender um pouco mais sobre o mundo da internet e ter acesso a maiores informações sobre o programa.

Além disso, ele é uma excelente fonte para coletar dados e informações relevantes sobre a qualidade da conexão brasileira.

Com as metas de qualidade, é preciso ter algum canal que fiscalize isso, ajude no diagnóstico de problemas das conexões, para que a Anatel tome medidas necessárias para continuar melhorando o serviço prestado pelas operadoras.

Existem duas formas de que isso é feito. A primeira delas é através do teste de banda larga feito pelos usuários e de um sistema de voluntários, que dispõe a sua conexão para testes.

Teste de velocidade Brasil Banda Larga

Por ser de um programa diretamente ligado ao governo e a Anatel, o teste Brasil Banda Larga acaba sendo uma das melhores escolhas na hora de verificar a velocidade da sua internet.

Inclusive, se tiver curiosidade, observe na próxima vez que contratar um serviço de internet ou receber um técnico na sua casa.

Na hora de conferir a sua velocidade de internet, o técnico irá abrir o site do Brasil Banda Larga para fazer o teste.

Banda Larga Fixa

Quando vamos contratar um serviço, um grande aviso com a velocidade da sua internet pisca no anúncio.

E é essa mesma velocidade de internet que interfere diretamente no seu processo de decisão. Porém, que velocidade é essa? No caso, a velocidade com a qual mais nos preocupamos é a velocidade de download.

Porém, existem outras informações importantes que o teste te mostra, e que nem sempre a gente se importa muito com elas.

Na hora de realizar o seu teste de conexão, é preciso ficar atento a 3 dados:

  1. Velocidade de download: refere-se a velocidade com que os dados irão chegar a sua residência, seja de outro computador ou um servidor. É a mais utilizada por assinantes domésticos.
  2. Velocidade de upload: inversa à velocidade de download, trata-se da rapidez com que os seus dados serão enviados do seu computador e cairão na rede. Também é informada na hora da contratação, mas é mais relevante para empresas ou corporações.
  3. Latência ou Ping: Latência é o tempo gasto para a informação sair de um computador e chegar ao seu destino. Geralmente medida pelo ping, tempo para a informação sair do computador e voltar a sua origem. Funciona mais ou menos como um bate e volta.

Agora, fique ligado! Realizar um teste de conexão com o cabo conectado ao computador pode demonstrar um resultado bem diferente ao conectado via Wifi.

Banda Larga Móvel

A banda larga móvel não é um teste relacionado ao Wifi da sua residência e como ele funciona no seu celular. Pelo contrário.

Ele se refere ao serviço de 3G ou 4G que você contrata com a sua operadora de telefonia móvel. O que é algo interessante a se observar. Na hora de contratar internet para sua casa ou para sua empresa, a velocidade com toda certeza é uma das primeiras coisas que você olha. Porém, você já parou para se perguntar sobre a velocidade do seu 4G?

Por não ser uma tecnologia que transmite apenas dados online, não é muito comum o consumidor conferir a sua velocidade.

Mas saiba que a sua conexão móvel pode variar entre uma velocidade 400kpbs a 7mbps. E você pode conferir como está a qualidade da sua conexão, testando a velocidade da sua internet. Confira também nosso ranking e descubra qual é a melhor operadora de celular do Brasil!

Glossário de termos da internet

A internet tem diversos jargões aportuguesados, siglas e entre outras diversas palavras que às vezes é muito fácil ficar perdido.

Desde os clássicos como Android e IOS, até Hardware e Firewall, com nomes tão fora do nosso cotidiano, fica bem complicado entender mais sobre o mundo da internet.

Como o Brasil Banda Larga é um programa que surgiu a partir da ideia de medir e melhorar a qualidade da internet do provo brasileiro, nada mais justo do que levar informação.

Afinal, de que adianta testar a sua internet e não entender exatamente o resultado dele, e compreender se existe algum problema na sua conexão?

Para ajudar e muito nesse quesito, no site do Brasil Banda Larga é possível encontrar um pequeno glossário de termos que envolvem o universo da internet banda larga, como forma de facilitar a sua compreensão sobre o assunto.

Seja voluntário do programa EAQ

Embora os testes de velocidade sirvam para um banco de dados, não é possível realizar pesquisas conclusivas levando em consideração apenas essas questões.

É necessário ter um pouco mais de método científico e cuidado para coletar dados. Sendo assim, o programa da EAQ está aberto para qualquer brasileiro que contrate um serviço de internet banda larga e queira ajudar na coleta de dados.

É bem simples e prático, e na verdade não precisa fazer muita coisa. Basta entrar no site e se voluntariar para o projeto.

Será enviado um equipamento que irá monitorar a sua conexão, executando testes e verificando a qualidade da internet do usuário e se os padrões de qualidade estão sendo respeitados.

Não existe custo algum em ser voluntário, e de forma alguma serão coletados dados pessoais e de navegação.

Apenas questões relativas a sua conexão de internet. Serão informados aos usuários os resultados da pesquisa, e ele pode deixar de participar a qualquer momento.

Conteúdo atualizado em 19/04/2021

Talia Lage

Por Talia Lage

Marketing de Conteúdo e SEO