Carregando...
A empresa mexicana América Móvil, que controla a Claro no Brasil, recentemente anunciou um acordo para a compra da operadora Nextel aqui no país.
Com aprovação do CADE e da Anatel, essa negociação está em progresso e é importante acompanhar para entender os impactos na vida dos clientes das operadoras.
Para entender mais sobre esse acordo, clique nos tópicos abaixo:
- Como foi realizada a negociação da Claro com a Nextel? |
- Qual é o status da compra da Nextel pela Claro? |
- Quais os impactos para o consumidor? |
- A Nextel vai acabar? |
A América Móvil, empresa controladora da Claro, foi a responsável por comprar a Nextel, fechando um acordo com a NII e AI Brazil Holdings, atuais controladoras da operadora. O acordo foi de US$ 905 milhões.
A fusão da Nextel e Claro consolida a América Móvil como uma das principais prestadoras de serviços de telecomunicação do Brasil. Assim, ela fortalece sua base de clientes especialmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro – onde os planos da Nextel concentram mais clientes atualmente.
Hoje a Nextel é a 5ª maior operadora do país, responsável por 1,4% do mercado brasileiro. Ao ser comprada pela América Móvil, a Claro passa a ter 26,4% de participação no mercado.
A compra da Nextel foi anunciada no dia 18 de março de 2019 e com a negociação, a América Móvil, dona da Claro, passa a deter 100% das ações da operadora. Dos R$ 3,5 bilhões negociados, será subtraído o total de dívida líquida.
O anúncio da compra foi uma surpresa no mercado de telecomunicações já que, até então, a TIM era cotada como a principal interessada pela aquisição, inclusive se posicionando publicamente a respeito desse assunto.
As operações da Nextel ainda foram vendidas na Argentina, no Chile, no México e no Peru e a marca também, concretizando o fim das operações da NII Holdings como prestadora de serviços de telecomunicações.
A partir de agora, a Claro fortalece sua atuação como vice-líder do mercado no setor, com 26,4% das operações.
Em setembro de 2019, a fusão da Nextel e Claro foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
De acordo com o relator da negociação, Emmanoel Campelo, a fusão entre as duas operadoras irá favorecer a competitivdade no mercado, já que irá aumentar a concorrência da Claro com a Vivo, 2ª maior operadora do Brasil.
A partir de agora, a Claro tem até seis meses para concluir o negócio, mas a operadora está cumprindo algumas exigências, como por exemplo, devolver um dos dois DDDs, 21 ou 99, pois não é permitido que uma operadora tenha dois números de operação.
A fusão Claro e Nextel pode ocorrer em menos de um ano, mas a mudança dos planos Nextel e da identidade visual da empresa não têm prazo definido.
Vale lembrar que após a Nextel ser vendida, ainda será possível contratar seus planos normalmente.
Até o momento, as operadoras não divulgaram informações sobre a continuidade ou não dos planos e como será tratada a migração dos clientes, mas especialistas afirmam que eles podem ficar tranquilos.
De acordo com advogados de direito do consumidor, a empresa que fez a aquisição [Claro] deve manter os contratos vigentes sem alterações, assumindo os direitos e deveres da antiga operadora [Nextel].
Na prática, isso significa que o plano contratado deve permanecer com as mesmas condições: preço, quantidade de minutos e dados e tempo de fidelidade.
Isso só pode mudar se for do interesse do próprio cliente ou quando houver novos pacotes de acordo com as condições da nova operadora – sem ferir os direitos do consumidor.
Confira outros pontos que podem mudar após a fusão Nextel Claro!
Os clientes Nextel automaticamente passarão a ser da Claro. Não é preciso se preocupar em mudar planos ou atualizar documentos.
Ao mudar para a Claro, os planos Nextel terão maior cobertura do sinal 4G e poderão ser contratados em mais cidades do Brasil, graças à maior cobertura da operadora.
Ao migrar para a Claro, é possível que os planos Nextel possam ser contratados no combo Claro NET, mas essa mudança ainda não é comprovada.
Como, atualmente a Nextel utiliza as antenas da Vivo, pode haver uma queda de sinal temporária no processo de migração para as antenas da Claro.
Fique de olho no contrato de prestação de serviços. Se houver alguma alteração sem aviso prévio no contrato ou você se sentir lesado, fale com a Anatel.
A fusão da Nextel e Claro tem como principal atrativo a aquisição das faixas 1,8 GHz e 2,1 GHz, além da base de clientes Nextel Pós Pago em São Paulo e Rio de Janeiro.
O que isso significa: Os planos Claro passa a ter um espectro maior de operação, entregando um serviço de mais qualidade para os clientes e se tornando uma empresa mais competitiva. Assim, a Claro fica em uma posição mais confortável em um leilão de rede 5G.
Esse novo potencial de atuação da Claro vai interferir diretamente na força da Vivo, que tem 36% de participação do mercado e pode ser atingida pelo momento de consolidação da operadora que adquiriu a Nextel.
O custo de aquisição desse tipo de cliente é bastante alto. Por isso, a Claro passa a ter uma presença mais relevante com essa fatia do setor.
Em nota oficial, a América Móvil afirmou que “a Claro vai consolidar sua posição como uma das principais prestadoras de telecomunicação no Brasil”, isso porque o número de assinantes vai aumentar, bem como a cobertura e qualidade dos serviços vendidos.
Ainda não é certo afirmar isso. A NII Holdings , que era dona da Nextel, encerrou suas operações, mas o nome da marca também foi vendido. Portanto, a fusão entre as operadoras não significa que a marca Nextel chegará ao fim.
Os planos e o estilo da operadora podem continuar mesmo sob o comando da América Móvil. Isso vai depender de decisões futuras da empresa.
Já houve uma fusão semelhante, entre a NET e a Claro, em que a América Móvil adquiriu a NET e manteve seu nome e o estilo dos seus planos por um período. Porém, em 2019 a Claro retirou o nome NET de todos os planos, passando a ser apenas Claro.
Por isso, ainda é possível adquirir os planos da Nextel Controle ou Pós normalmente, pelo menos até que a empresa se pronuncie. A contratação de planos também continua sendo feita pela Nextel.
Com o anúncio da fusão da Nextel e Claro, os consumidores se manifestaram nas redes sociais. Os clientes ainda estão incertos sobre os benefícios da união e não sabem se a compra será vantajosa para o público.
Por enquanto, resta aguardar para ver se a fusão será aprovada e se realmente trará melhorias para os usuários.