Carregando...

Melhor Plano

5G: Afinal, preciso trocar de celular para usar a nova tecnologia?

O 5G está logo aí!

Dentro do setor de Telecomunicações, não se fala em outra coisa além das expectativas para a chegada do 5G no país. E com razão, já que a nova tecnologia promete revolucionar toda a experiência que temos com a conexão via web nos dispositivos móveis. Você está preparado(a) para a revolução da quinta geração de internet?

As mudanças proporcionadas pela nova conexão são diversas e vão da economia de bateria à amplitude de cobertura — já que conseguirá conectar muito mais dispositivos em um único espaço de banda. No entanto, uma vantagem específica salta aos olhos: sua velocidade, cerca de cem vezes maior que o 4G.

Mas será que todos os aparelhos celulares são compatíveis com o 5G? De que forma seremos impactados por sua implementação? No artigo a seguir, compartilharemos informações importantes sobre o tema, além de tirarmos algumas das principais dúvidas sobre ele!


 

O que muda na prática com o 5G?

Se você já viajou para cidades distantes como aquela construção de casa de campo, por exemplo, provavelmente conheceu de perto as limitações do 3G ou 4G. Quando o problema não é a péssima área de cobertura, basta que mais de uma pessoa utilize as redes para ver que elas não suportam tantos acessos ao mesmo tempo.

Pois saiba que, mesmo complexa, essa questão seria facilmente resolvida com a instalação do 5G nas localidades nacionais.

Isso porque, junto da alta velocidade, o diferencial da quinta geração de internet está no fato de não se sobrecarrregar, mesmo se o número de conexões ultrapassar um milhão por quilômetro quadrado. Em outras palavras, estamos falando de uma infraestrutura que dará conta de suportar sistemas de vigilância, sinais Wi-fi em transportes públicos, conexão em streaming, sistemas hospitalares… tudo ao mesmo tempo — e sem falhas.

De um lado, serviços de saúde mais eficientes, com exames e tratamentos velozes. Já de outro, uma segurança pública baseada em inteligência artificial, com câmeras de vigilância e iluminação nas ruas amplamente melhoradas. Por fim, smartphones executando com rapidez tarefas em que hoje enfrentam dificuldade: videochamadas, execução de vídeos, downloads e uploads diversos.

Imagine o leque de possibilidades futuras a partir da nova tecnologia?


Diferenciais da quinta geração de internet

Uma característica especial que o 5G proporcionará será a enorme queda nos níveis de latência de todos os sistemas de streaming e TV por assinatura no país. Com a taxa de download e upload cerca de 100 vezes maiores do que a que temos, raramente haverá quedas ou variações.

Ah, sabe o tempo de resposta do repórter para o apresentador de programas de TV, que costuma durar cerca de 3 segundos? Então, isso ocorre por conta da latência entre um sinal e o outro, assim como a demora de resposta nos jogos online. Com o 5G, as expectativas é que esses gargalos desapareçam.

Isso trará outra perspectiva para os profissionais e consumidores desses conteúdos, obtendo muito mais rapidez e qualidade na produção e recepção dos materiais de sites, televisões, jogos e tantas plataformas digitais!


 

Preciso trocar de celular para ter 5G?

A quinta geração de internet ainda não foi implementada no Brasil, mas a previsão é de que sua chegada aconteça até 2022. Pensando nisso, muitas pessoas já têm começado a se preparar para receber a tecnologia. Mas atenção: sim, você precisará de um novo aparelho compatível com ela se quiser aderir ao 5G.

De toda forma, recomendamos que você pondere sobre alguns pontos antes de tomar sua decisão:

  • Eu uso a internet com muita frequência diariamente?
  • Eu trabalho com ela e dependo de sua velocidade para minhas tarefas?
  • Tenho condições de custear um aparelho no momento?
  • O que posso estar deixando de fazer sem o 5G?

Estamos falando isso porque, como a chegada da tecnologia levará um tempo (além da instalação elétrica completa das antenas, há uma série de outras burocracias), é preciso colocar na balança se, hoje, você utilizaria todo o potencial que o 5G possibilita.

É claro que, com o tempo, a tendência natural é que todas as pessoas passem a trocar seus aparelhos para adquirir a nova geração de internet. Contudo, até que isso ocorra, é bem provável que seu aparelho atual já esteja com o tempo de vida útil chegando ao fim.

Viu que ele está ficando ruim? Aguarde um pouco até 2022 e, em vez de investir no conserto do celular antigo, opte por um smartphone 5G.

Agora, caso sua profissão demande internet no dia a dia, como no caso de influencers ou donos de um endereço comercial virtual, talvez valha a pena já ir conhecendo os modelos compatíveis e disponíveis no mercado. Vai que, no final, algum deles possui uma funcionalidade que você já procurava há um tempo…

É uma escolha que pode sair mais em conta que daqui a alguns meses, quando a demanda certamente aumentará!

E então, o artigo acima esclareceu suas dúvidas sobre a internet 5G? No nosso blog, você encontra diversos outros textos sobre internet móvel como esse. Confira-os!


O texto acima foi originalmente desenvolvido pela equipe do site parceiro Guia de Investimento, que conta com conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Conteúdo atualizado em

Parceiro convidado

Por Parceiro convidado

Marketing de Conteúdo e SEO