Melhor Plano

SALA DE IMPRENSA

5g

 

5G DSS: a transição para a quinta geração da internet

Entenda porque o sinal já disponibilizado pelas operadoras neste ano ainda não é o 5G real

Com os atrasos decorrentes da pandemia do novo coronavírus, a implementação das primeiras redes de internet móvel 5G ficou prevista para o início de 2021. Tudo dependerá do leilão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), onde serão negociadas as faixas de frequência destinadas ao uso do 5G.

No entanto, antes mesmo do leilão, grandes operadoras de planos de celular já vêm anunciando a implementação do 5G em algumas cidades ainda esse ano. Mas vale lembrar que a versão disponível de forma antecipada é, na verdade, uma tecnologia intermediária entre o 4G e o 5G, chamada de 5G DSS (Compartilhamento Dinâmico de Espectro, da sigla em inglês). De forma geral, O 5G DSS utiliza a mesma faixa de frequência que o 4G, e é por isso que sua implantação não depende do leilão. 

O 5G DSS está longe de entregar a performance tão esperada pelo 5G. Um estudo recente da Open Signal mostrou que, nos Estados Unidos, o 5G “puro” tem performance até 10x maior que o 5G DSS. Para se ter uma ideia, enquanto as operadoras T-Mobile e AT&T estão atuando com 5G DSS de baixa frequência e entregando cerca de 60 Mb/s, a Verizon, que opera com 5G “puro” de altíssimas frequências, conseguiu uma média de quase 500 Mb/s.

No Brasil, a rede 5G DSS está operando em média frequência e testes mostram que é possível conseguir velocidades de download no máximo 4x maiores que as velocidades medidas em rede 4G no mesmo ponto, em lugares restritos. Mas há um porém: quanto maior a frequência da rede, maior é a performance, porém menor é o alcance e penetração (capacidade de ultrapassar paredes e outros obstáculos físicos). Portanto, será comum observar quedas de performance do 5G em locais fechados, como dentro de casa ou do escritório.

O leilão da Anatel será o ponto de partida para a implementação do 5G real no país. Somente a partir de então será possível explorar essa nova tecnologia em toda a sua capacidade.

 

Fonte: Melhor Plano

Para maiores informações: [email protected]


Conteúdo atualizado em 25/11/2020