Carregando...

Melhor Plano

SALA DE IMPRENSA

provedores

 

Provedores Regionais se destacam na procura por internet banda larga de alta velocidade

Busca pelo serviço durante a pandemia trouxe oportunidades para pequenas operadoras, que apostam na qualidade e ofertas de benefícios

Os provedores regionais foram destaque na 4ª edição do Conecta Brasil, evento da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que aconteceu no dia 21 de setembro.

João Moura, Presidente Executivo da Telcomp, destacou os desafios e oportunidades que o período da pandemia trouxe ao setor, principalmente para as PPPs (Prestadoras de Pequeno Porte). De acordo com ele, “a crise abriu oportunidades para as PPP mostrarem aos clientes e ao mercado seus diferenciais em termos de propostas de valor e competitividade”.

O mercado de B2C cresceu rapidamente ao longo do isolamento, devido à mudança brusca na dinâmica de uso da internet por parte da população. Com as novas formas de trabalho e entretenimento que surgiram durante o período de quarentena, boa parte do tráfego que antes acontecia no mobile foi para a internet residencial, que sofreu um aumento de 40% nos últimos meses. Por consequência, as operadoras vêm enfrentando um desafio: ao mesmo tempo, estabilizar a qualidade do serviço e fidelizar a nova base de clientes.

O investimento em internet de alta velocidade tem sido a grande aposta dos operadores regionais. Para se ter uma ideia, desde 2018, seu market share em internet fibra óptica (FTTH - Fiber-to-the-home) ultrapassou o das nacionais, chamando a atenção de investidores do setor.

De acordo com Sidnei Batistella, Diretor da Abrint (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações), entre março e julho de 2020 os provedores regionais cresceram 25% no número de acessos acima de 34 Mbps, ao passo que as grandes operadoras tiveram um aumento de 12%. 

Além do investimento na qualidade do serviço, os regionais também apostam na boa relação com o cliente. De acordo com um estudo levantado pelo Melhor Plano, empresa de comparação de planos de telecom, 7,63% dos provedores regionais cadastrados no site oferecem acesso a alguma plataforma de cursos em planos combo e 15,27% oferecem roteador Dual Band. Outros benefícios incluem assinatura de streamings como Netflix e Amazon Prime e acesso a canais pagos como Paramount+, WatchESPN e NickJr.

A operadora LinQ, que, além dos canais Cartoon Network e o Ei Plus, oferece acesso ao app de educação Qualifica, mostra que o foco no cliente vem como carro-chefe entre os regionais. De acordo com Clécio Oliveira, Analista de Marketing da empresa, ideia é que os assinantes “possam usar o melhor da internet, seja para se divertir ou para desenvolver novas habilidades”.

Já a Supranet, operadora regional também cadastrada no Melhor Plano, aposta em plataforma de cursos online como diferencial para seus clientes. “Entendemos que a internet também é um espaço para fomentar o conhecimento. Assim, conseguimos contribuir com o crescimento pessoal e profissional daqueles que confiam em nosso nome”, explica Paula Assis, Analista de Marketing da Supranet.

O investimento em qualidade vem apresentando bons resultados. Na pesquisa de satisfação da Anatel de 2019, os 3 primeiros lugares ficaram com operadoras regionais: Unifique (nota 8,02), Copel (7,97) e Brisanet (7,47). A Algar, por sua vez, ficou em 5° lugar com nota 6,86, mas foi eleita o melhor provedor de internet banda larga em Minas Gerais no Prêmio Melhor Plano 2020. O ranking completo pode ser consultado na página do prêmio, dividido por cada região.

Fonte: Melhor Plano

Para maiores informações: [email protected]

Conteúdo atualizado em 25/11/2020