Carregando...

Melhor Plano

Android ou iOS

Android ou iOS. Qual é a melhor opção? Descubra!

Android ou iOS, qual é o melhor? Essa é uma discussão muito comum entre os usuários dos dois sistemas operacionais.

O Android é encontrado em smartphones de diversas marcas, enquanto o iOS é exclusivo dos aparelhos da Apple. Pensando nisso, preparamos um guia completo com informações sobre cada um dos sistemas, a fim de facilitar a sua escolha. Vamos lá?

Android ou iOS: qual é o melhor sistema?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem antes de adquirir um smartphone, mas a verdade é que não existe um sistema melhor que o outro.

Ambos proporcionam uma boa experiência para o usuário, porém possuem diferentes funcionalidades. Nesse caso, o que você precisa é conhecer os detalhes técnicos de cada um deles e escolher o que melhor se adapta ao seu perfil de uso.

Android ou iOS: quais são as principais diferenças?

Agora, mostraremos as diferenças mais importantes entre Android ou iOS, começando pelo primeiro sistema. Vamos lá!

Sistema Android:

  • Utilizado por vários modelos de smartphones das principais marcas, entre elas a Samsung e LG;
  • Sistema operacional personalizável facilmente;
  • Integração facilitada com os principais serviços e Apps Google;
  • Fácil manuseio por parte de técnicos.

Sistema iOS:

  • Layout considerado mais agradável por muitos usuários;
  • Sistema mais leve e rápido;
  • Integração com sistemas Apple e alguns desenvolvidos pelo Google;
  • Dificuldade de alteração e personalização do sistema.

Precisa também de um pacote de dados e minutos em ligações para o seu smartphone? Compare os planos de celular disponíveis na sua região e economize:

Vantagens do sistema Android

Uma das principais vantagens é que as novidades mais recentes do universo dos smartphones, geralmente, são lançadas primeiro no sistema operacional Android, especialmente, as tecnologias criadas pela Google ou algumas marcas de aparelhos como a Samsung, por exemplo.

Também vale a pena destacar que o Android permite a integração de diversas ferramentas do Google, como:

Além disso, o Android também permite a integração de contatos, fotos e vídeos em um único lugar, facilitando o backup e a troca de aparelhos.

Outro ponto a favor do Android é a possibilidade de personalização. Ele não é um sistema fechado e permite diversas formas de interação com aplicativos, criação de atalhos e alterações na tela inicial do smartphone.

Desvantagens do sistema Android

Também existem algumas desvantagens que você precisa conhecer. Como o Android é um sistema facilmente modificável, para alguns usuários isso pode ser um problema que causa certa desorganização na disposição dos apps.

Além disso, como ele comporta diversos apps criados por múltiplas empresas desenvolvedoras pode existir certa falta de otimização dessas tecnologias.

Sem dúvidas, uma das maiores reclamações dos usuários é a presença de aplicativos desnecessários e que não podem ser excluídos, poluindo um pouco o visual e ocupando memória dos aparelhos.

Android ou iOS

Vantagens do iOS

Primeiro, precisamos destacar o desempenho do sistema. Talvez, esse seja o seu principal benefício seja um grande diferencial frente aos concorrentes.

Isso permite que até mesmo os modelos mais antigos, como o Iphone 5S, tenham um desempenho excelente. Além disso, a facilidade de operação é palavra de ordem no iOS, pois sua navegação é simples e intuitiva.

Por fim, o iOS é um sistema que tem padronização e isso favorece em muito a usabilidade, permitindo um layout mais agradável, o que impacta positivamente na experiência do usuário.

Desvantagens do iOS

Por outro lado, a padronização acaba tornando o iOS um sistema totalmente fechado e difícil de ser personalizado.

Inclusive, apenas há pouco tempo ele passou a oferecer a possibilidade de instalação dos aplicativos desenvolvidos pela Google, como o Maps ou Gmail.

Além disso, à medida que o sistema iOS é atualizado, alguns modelos são deixados de lado. Por exemplo, a partir da versão 14 os anteriores ao iPhone 6S não receberão a atualização.

Logo, chegará um momento em que será impossível utilizar esses aparelhos.

Vale a pena migrar de um sistema para o outro?

A resposta é: depende! E se você tem essa dúvida é importante que entenda o momento ideal para fazer isso. Afinal, essa mudança pode ser muito impactante.

Se você sente que o sistema do seu smartphone não está atendendo suas necessidades, ele trava muito e você precisa de um celular mais rápido, talvez tenha chegado o momento de trocar.

Outra situação que demonstra a necessidade de trocar de sistema operacional é no caso de pessoas que utilizam muito uma determinada plataforma em outros dispositivos.

Por exemplo, se no seu trabalho você precisa de um notebook da Apple (Macbook), por exemplo, vale a pena ter um smartphone da mesma marca.

Por outro lado, para quem utiliza o Windows com mais frequência pode ser mais interessante ter a capacidade de integração do Android com esse sistema operacional.

Conteúdo atualizado em

Melhor Plano

Por Melhor Plano

Marketing de Conteúdo e SEO