Carregando...
Aprenda a usar a rede social de fotos mais espontâneas!
Nova tendência entre as redes sociais, BeReal foi fundada pelo francês Alexis Barreyat. Disponibilizada em janeiro de 2020, a proposta da rede é incentivar as pessoas a se mostrarem como são compartilhando fotos mais espontâneas.
Quer saber como usar o aplicativo? Clique nos tópicos e confira:
Diferente de outras redes de fotos, no aplicativo BeReal você publica suas fotos em horários aleatórios determinados pelo app. O objetivo é que os usuários publiquem fotos do que estão fazendo no momento da notificação.
Uma peculiaridade é que o BeReal permite o acesso simultâneo à câmera frontal e traseira do smartphone. Assim, quando você captura uma foto fica registrado a imagem das duas câmeras de um mesmo registro fotográfico.
Além disso, não há uma função de "curtir" as fotos. Para interagir com os usuários, você tem a opção de reação e comentários.
Saiba mais informações do app no vídeo a seguir!
Em busca de planos com internet para usar o BeReal?
Conheça e compare as ofertas das operadoras disponíveis na sua região e economize!
Com o intuito de estimular o registro da vida ‘sem filtros’, o BeReal se apresenta como uma alternativa diferente de outras plataformas de sucesso atualmente.
Como tudo funciona: uma vez por dia, o app pede que os usuários publiquem fotos aleatórias sem qualquer filtro, programação ou edição, compartilhando com seu círculo o que estão fazendo naquele momento.
Vale destacar que ainda não há influenciadores digitais orientando tendências no aplicativo. Não existem filtros embelezadores de fotos, assim como não há curtidas para o impulsionamento de conteúdo.
Além disso, pelo menos a princípio, o BeReal não é promovido por nenhuma publicidade. Essa característica tem incentivado os internautas, principalmente os mais jovens, a fazerem o download como contraponto à ‘superficialidade das redes atuais’.
O processo funciona da seguinte forma: todos os dias, em um horário aleatório, você recebe uma notificação para capturar e compartilhar uma foto no período de 2 minutos.
Devido à natureza aleatória das notificações, o usuário pode estar em diferentes posições sociais, e precisa capturar esse momento. Ou seja, no momento da sinalização o usuário pode estar: assistindo TV, estudando, jogando ou até mesmo trabalhando.
Entre as dashboards do BeReal, há um guia por meio do qual é possível acompanhar as pessoas que cada usuário segue, bem como seus próprios seguidores.
Outro guia disponível na rede social é o ‘Discovery’ (Descubra), onde vemos as fotos compartilhadas pelas demais pessoas em qualquer lugar do mundo.
A configuração padrão do aplicativo é privada, sendo que as fotos são visíveis apenas para os amigos. Contudo, nada impede de adicionar a conta à guia Discovery, deixando a opção pública antes de postar.
Assim como outros app de compartilhamento de conteúdo, também há a possibilidade de adicionar uma legenda à postagem, e as pessoas podem comentar e inserir o RealMojji.
Na teoria, a presença de anúncios vai contra a filosofia BeReal. Ainda assim, há empresas criando perfis para aproveitar esse espaço e desenvolver técnicas de marketing digital com ações mais humanizadas.
Bons exemplos são as lanchonetes, bares e restaurantes que vêm postando fotos instantâneas no momento do preparo de um prato, numa clara tentativa de mostrar transparência quanto aos ingredientes e o trabalho realizado.
Já para as marcas que ainda não testaram a plataforma, vale destacar que, independente da estratégia, o ideal é se envolver com campanhas que de fato refletem a essência do BeReal: mostrar o próprio negócio como ele é e desenvolver um relacionamento genuíno com seguidores e potenciais clientes.
Conteúdo atualizado em
Esse texto foi produzido por um parceiro do MelhorPlano.net e revisado internamente pela nossa equipe de redatores especialistas em telecomunicações e finanças.