Carregando...

Melhor Plano

BeReal: o que é e como funciona a nova rede social?

Aprenda a usar o app com proposta ‘anti-Instagram’

O que você sabe sobre o BeReal? O app é a nova tendência entre as redes sociais, fundada pelo francês Alexis Barreyat e disponibilizada em janeiro de 2020.

De forma geral, sua proposta é incentivar as pessoas a se mostrarem como são, permitindo que os usuários compartilhem apenas fotos espontâneas com os demais.

O sucesso, aliás, está exatamente na espontaneidade, e as marcas podem aproveitar esse fenômeno relacionado às redes sociais como uma nova ferramenta de divulgação e uma solução futura para o marketing digital.

Que tal se preparar para o aplicativo do momento?

O que é o BeReal?

Com o intuito de estimular o registro da vida ‘sem filtros’, o BeReal se apresenta como uma alternativa diferente de outras plataformas de sucesso atualmente.

Como tudo funciona: uma vez por dia, o app pede que os usuários publiquem fotos aleatórias sem qualquer filtro, programação ou edição, compartilhando com seu círculo o que estão fazendo naquele momento.

Vale destacar que ainda não há influenciadores digitais orientando tendências no aplicativo, nem mesmo filtros embelezadores de fotos, assim como inexistem curtidas para o impulsionamento de conteúdo.

Além disso, pelo menos a princípio, o BeReal não é promovido por nenhuma publicidade, o que tem incentivado os internautas, principalmente os mais jovens, a fazerem o download como contraponto à ‘superficialidade das redes atuais’.

Como o BeReal funciona?

Com uma variação do momento, mas diariamente, o aplicativo BeReal disponibiliza um horário aleatório, com notificação push, para que os usuários possam capturar e compartilhar uma foto no período de 2 minutos.

Uma peculiaridade a seu respeito é que ele permite o acesso simultâneo à câmera frontal e traseira do smartphone, ambas apontando para direções diferentes de um mesmo registro fotográfico.

Devido à natureza aleatória das notificações, o usuário pode estar em diferentes posições sociais, e precisa capturar esse momento.

Ou seja, no momento da sinalização o usuário pode estar: assistindo TV, estudando, jogando ou até mesmo trabalhando.

Quer descobrir ofertas de planos de celular para usar o BeReal?

Veja pacotes de todas as operadoras disponíveis na sua região e economize!

Ver planos

Como acompanhar outras pessoas?

Entre as dashboards do BeReal, há um guia por meio do qual é possível acompanhar as pessoas que cada usuário segue, bem como seus próprios seguidores.

Outro guia disponível na rede social é o ‘Discovery’ (Descubra), onde vemos as fotos compartilhadas pelas demais pessoas em qualquer lugar do mundo.

A configuração padrão do aplicativo é privada, sendo que as fotos são visíveis apenas para os amigos. Contudo, nada impede de adicionar a conta à guia Discovery, deixando a opção pública antes de postar.

Assim como outros app de compartilhamento de conteúdo, também há a possibilidade de adicionar uma legenda à postagem, e as pessoas podem comentar e inserir o RealMojji.

Existe lugar para marcas no BeReal?

Na teoria, a presença de anúncios vai contra a filosofia BeReal. Ainda assim, há empresas criando perfis para aproveitar esse espaço e desenvolver técnicas de marketing digital com ações mais humanizadas.

Bons exemplos são as lanchonetes, bares e restaurantes que vêm postando fotos instantâneas no momento do preparo de um prato, numa clara tentativa de mostrar transparência quanto aos ingredientes e o trabalho realizado.

Já para as marcas que ainda não testaram a plataforma, vale destacar que, independente da estratégia, o ideal é se envolver com campanhas que de fato refletem a essência do BeReal: mostrar o próprio negócio como ele é e desenvolver um relacionamento genuíno com seguidores e potenciais clientes.

Conteúdo atualizado em

Parceiro convidado

Por Parceiro convidado

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing