Carregando...

Melhor Plano

Cabo HDMI

Cabo HDMI: o que é como utilizar esse acessório!

O cabo HDMI é um transmissor de dados fantástico utilizado na maioria dos eletrônicos que estão dentro das nossas casas, tais como televisores, monitores, notebooks, consoles de videogames, projetores e outros equipamentos que estão no nosso dia a dia que disputam o tempo do usuário com os planos de celular e outros tipos de entretenimento.

Neste artigo, você conhecerá tudo sobre esse excelente transmissor de dados, como ele pode ser utilizado na sua casa ou trabalho. Acompanhe!

O que é o cabo HDMI?

A cada ano nós somos testemunhas do surgimento de novas tecnologias no mercado, entre elas a TV HD, resolução 4K, conexão de internet 5G e, por fim, os famosos cabos HDMI. Esse é um tipo de conector capaz de transferir áudio e vídeo digital com altíssima resolução.

A sigla que dá nome ao cabo se refere ao termo em inglês High-Definition Multimedia Interface. Traduzindo para o nosso idioma significa Interface Multimidia de Alta Resolução. A tecnologia HDMI veio para substituir os cabos antigos que existiam nos aparelhos de DVD, som e até mesmo nas TVs. Lembra daqueles plugs de cor vermelha, branca e amarela?

Então, o cabo HDMI aos poucos vai aposentando-os. Antigamente, era preciso conectar vários cabos para fazer a conexão de áudio e vídeo.

Até hoje, alguns aparelhos de televisão, até mesmo algumas Smart TVs ainda têm esses conectores mais antigos. Porém, muitas já vêm só com a entrada HDMI que já é capaz de resolver tudo.

Quais são os tipos de cabos HDMI que existem no mercado?

Existe uma variedade de cabos HDMI nas lojas de tecnologia e você precisa conhecer os tipos existentes para não errar na hora de comprar. Para escolhe o cabo ideal você precisa observar os seguintes pontos:

  • tipos de entrada;
  • velocidade de transferência dos dados;
  • tamanho do cabo;
  • qualidade do material de confecção.

Além dessas características, você também deve analisar os tipos diferentes que existem. São eles:

  • Tipo A: é o HDMI padrão, ideal para conectar consoles de videogames, TVs, Home Theaters, TV Box, aparelhos de Blu-Ray, computadores pessoais e notebooks;
  • Tipo C, conhecido como HDMI Mini. Ele é indicado para câmeras fotográficas digitais, especialmente, as utilizadas por profissionais;
  • Tipo D (HDMI Micro), utilizado para conectar celulares e tablets.

Sobre uma dúvida que muitas pessoas têm: é possível utilizar cabo HDMI em smarphones? Como você pode perceber, existe sim um tipo que é compatível com os dispositivos móveis. Com relação à velocidade de dados existem diversos outros detalhes que você deve observar. Existem os cabos HDMI Standart Speed, que é a velocidade padrão. Além desse, temos o HDMI Full HD e HDMI High Speed que é de alta velocidade.

Com o primeiro modelo você não será capaz de acessar a definição 4K, por exemplo. Por fim, antes de comprar o seu cabo HDMI é importante saber como ele será utilizado avaliando o tipo que deve ser escolhido entre os 3 e as características que mencionamos com relação à velocidade de transmissão de dados.

Além disso, é importante conferir se o produto tem a certificação Premium ou Ultra High Speed. Esses são os padrões de certificados oficiais, o que garantem a qualidade HDR ou 4K.

Como utilizar o cabo HDMI no seu dia a dia

Afinal, como utilizar o cabo HDMI no dia a dia. Depois de adquirir o cabo correto é preciso saber como ele pode ser utilizá-lo.

Uma das formas mais comuns é para conectar equipamentos periféricos na TV. Por exemplo, conectar um console de videogame, receptor de TV a cabo, TV Box e outros equipamentos. Para fazer isso é muito fácil. Basta ligar uma ponta no equipamento e a outra na TV. É importante saber que os televisores têm várias entradas HDMI.

Sendo assim, depois de conectar o cabo é necessário identificar na TV o local em que ele foi conectado, caso contrário o equipamento pode não funcionar, certo? Mas, ainda é possível conectar o seu notebook ou desktop na TV por meio do cabo HDMI.

Muita gente tem desejo de assistir canais no YouTube, algum serviço de streaming, ver alguma foto ou vídeo que está no seu notebook ou PC. Isso é muito fácil de ser feito. Primeiro, basta conectar o dispositivo na sua TV por meio do cabo HDMI.

Feito isso, você precisará realizar uma operação no seu computador. Cada um pode ter um procedimento diferente, mas, o objetivo é fazer com que ele passe a projetar a imagem na sua TV. Enfim, o cabo HDMI é um acessório fundamental para você ter em sua casa.

Ele ajudará em muito a conectividade de outros equipamentos em sua TV. Além disso, possibilitará que você possa aproveitar toda a qualidade das imagens em 4K, por exemplo.

Conteúdo atualizado em 14/04/2021

Melhor Plano

Por Melhor Plano

Marketing de Conteúdo e SEO