Carregando...

MelhorPlano.net

Chamada de celular

Conheça 6 recursos para chamadas para começar a usar!

Você sabia que, ao fazer ou receber uma chamada de celular, é possível usar uma série de serviços e aplicativos? Essa funcionalidades permitem, por exemplo, gravar a conversa, saber qual a operadora está ligando, além de bloquear chamadas indesejadas.

Confira nossa lista com 6 recursos de chamada e saiba como usá-los no seu dia a dia!

1 - Coloque músicas personalizadas no toque de chamada celular

Para quem deseja ter um som personalizado no telefone ao receber chamadasa, saiba que é possível ter essa função com aplicativos. A opção com mais recursos é o Ringtone Maker, disponível para Android.

No app, você consegue abrir todos os áudios que estão baixados no seu celular e editá-los. Assim, você consegue selecionar o trecho exato que gostaria que tocasse ao receber chamadas. 

2 - Gravação de chamada de celular

Esse é um recurso que pode ser bastante útil especialmente quando se trata de uma ligação para resolver algum problema com operadoras e outras empresas, por exemplo.

Dessa forma, fica bem mais fácil resgatar e ouvir novamente o conteúdo de conversas no seu celular. Veja sugestões de aplicativos que podem ser utilizados para gravar chamadas de celular:

Gravação de chamadas – ACR

Esse é um app que funciona automaticamente depois de instalado no celular.Assim que uma ligação é completada, ele automaticamente começa a gravar.

Para finalizar, é preciso apenas tocar no botão de encerramento e o arquivo será armazenado no próprio aplicativo. O usuário ainda pode reproduzir e até compartilhar o conteúdo.

O Gravação de chamadas – ACR está disponível para Android e iOS permite registrar ligações feitas e recebidas. Antes de começar a usá-lo, porém, faça um teste, pois nem todos os smartphones suportam a gravação.

Call Recorder

É também um aplicativo para Android que permite gravar tanto as ligações realizadas quanto as recebidas. Os arquivos gerados podem ser salvos no cartão SD do seu aparelho ou em algum serviço de armazenamento de dados em nuvem.

Depois de instalado, usar o aplicativo é bem simples: toda vez que você ligar ou receber uma chamada, elas serão gravadas automaticamente por meio do microfone do smartphone.

Quando a ligação terminar, você receberá um aviso informando que o registro já está disponível. Com o Call Recorder, o usuário também pode escolher quais ligações serão gravadas. 

TapeACall

Com um custo de R$ 59,90 por ano, o TapeACall é um aplicativo desenvolvido para iPhone. Permite gravar chamadas feitas e recebidas, bem como chamadas em andamento.

Ao término da ligação, a gravação é exibida instantaneamente. Você poderá, então, salvar e/ou compartilhar o arquivo. 

Gravador de chamadas

Permite gravar qualquer chamada de celular que você quiser e escolher quais arquivos de áudio serão salvos. Você pode ainda definir quais ligações serão gravadas, ouvir os conteúdos registrados, adicionar notas e compartilhá-los.

Esse aplicativo está disponível para Android. Vale sempre lembrar que antes de gravar uma ligação, porém, é necessário avaliar questões de sigilo e verificar se você está realmente autorizado a fazer a gravação.

Caso precise gravar uma ligação com a operadora para reclamar, leia antes o nosso conteúdo sobre como fazer reclamação na Anatel. Nele, você vai encontrar dicas e um passo a passo de como pode buscar dos seus direitos.

como_fazer_chamada_de_celular

3 - Bloqueio de números desconhecidos e indesejados

Se tem uma coisa que irrita muita gente é ficar recebendo ligações da sua e de outras operadoras, bem como de empresas de outros segmentos oferecendo produtos e serviços, especialmente quando não estamos interessados.

Para evitar esse incômodo, existem alguns aplicativos cuja função é identificar e bloquear ligações de determinados números para o seu celular.

Você pode utilizá-los também para não receber chamadas com número desconhecido, além de evitar atender alguém com quem você não quer falar. Conheça alguns apps para fazer o bloqueio de chamadas:

  • Truecaller: permite bloquear também SMS. Pode ser baixado gratuitamente no Google Play, na Windows Phone Store e na App Store;
  • Quem chama - Whos Call: que possui um banco de dados com mais de um bilhão de números e identifica também números que não estão nos seus contatos. Disponível para Android e iOS;
  • Mr. Number: aplicativo gratuito disponível apenas para Android que bloqueia ligações e mensagens de textos indesejados de qualquer número de telefone que o usuário desejar, inclusive números privados;
  • iBlacklist: desenvolvido para iPhone e permite ao usuário escolher quando e de quem receberá chamadas;
  • Chamada de controle ou Call Control: possui um funcionamento similar ao Mr. Number e também está disponível para iOS e Android.

Muitos aparelhos não necessitam de um aplicativo para identificar e bloquear ligações. Eles já possuem essa função embutida no sistema operacional. Para bloquear chamadas usando recursos do seu celular, siga o passo a passo:

  1. Toque no ícone do discador de telefone;
  2. Abra a janela de contatos ou registros e procure o número que deseja bloquear;
  3. Toque no contato escolhido para que seja aberta uma nova janela;
  4. Clique em "Mais", no canto superior direito;
  5. Vá até "Bloquear/desbloquear número", selecione a opção “Bloqueio de chamadas" e confirme com "Ok".

Leia também: Aprenda a fazer ligações no seu celular com o número privado

4 - Realização de chamadas falsas

Sabia que existem aplicativos que permitem até criar uma chamada de mentira para você mesmo? Pois é, hoje em dia dá para fazer praticamente tudo no celular.

Esse é um recurso que pode ser utilizado quando você quiser utilizar o recebimento de uma ligação como oportunidade para sair de alguma situação indesejada. O principal app com essa função é o Fake Call.

Ele é gratuito, disponível para Android e iOS, e oferece ao usuário a possibilidade de:

  • Editar o perfil do contato da chamada de celular com o nome e a imagem que você quiser;
  • Gravar uma mensagem de áudio simulando a voz de quem estaria ligando;
  • Personalizar o toque da chamada falsa para que você possa saber que se trata da chamada falsa;
  • Agendar várias ligações em horários pré determinados.

5 - Identificação das operadoras dos números

Quando utilizamos a boa e velha ligação telefônica, fazer chamadas para números de operadoras diferentes da sua pode gerar custos muito altos. Nessa hora, vale consultar antes qual é a operadora do seu contato.

Para isso, vamos lhe dar duas dicas para descobrir isso de forma bem rápida e prática: por meio de sites e de um aplicativo. Nos portais na internet, basta colocar o DDD e o número desejado e vai aparecer na tela a operadora correspondente.

Veja alguns dos principais sites:

No aplicativo Whos Call, que mostramos acima, você também pode conferir a operadora e a cidade de origem de números dos seus contatos e também de números desconhecidos.

Você também pode descobrir e bloquear números privadosd. Confira o tutorial com passo a passo em vídeo!

6 - Como fazer chamadas de celular sem gastar créditos

Para quem possui um plano pré-pago ou controle, economizar os créditos do celular é muito importante. Porém, também pode acontecer de você estar sem crédito nenhum e precisar efetuar uma ligação.

Para isso, existem algumas alternativas para fazer ligações sem gastar seus créditos ou minutos. A mais conhecida delas é a ligação a cobrar. Para fazer isso basta digitar 9090 antes do número e efetuar a ligação.

A pessoa para quem está ligando receberá uma mensagem de voz comunicando que a ligação é à cobrar ao atender a chamada. Porém, há outra forma menos conhecida e que não fará nenhuma cobrança para quem atender a chamada: o Wifi Calling.

Esse é um serviço de chamada feita utilizando a conexão de internet wi-fi. Ela não cobra nada dos seus créditos, nem da sua franquia de dados móveis. Uma alternativa semelhante é fazer ligações via WhatsApp utilizando o wi-fi da sua casa ou de algum lugar público.

Leia também: Como trocar meu aparelho e ganhar descontos na operadora?

Conteúdo atualizado em

Dafne Braga

Por Dafne Braga

Dafne é comunicóloga e jornalista formada pela UFMG, além de ser pós-graduada em Revisão de Texto pela PUC Minas. Ela trabalha com produção de conteúdo para internet há mais de 7 anos, revisa e também escreve textos sobre economia doméstica e produtos telecom desde 2020.