Carregando...
Dia 25 de novembro acontece a Black Friday 2022 no Brasil e muitas pessoas aproveitam a data para comprar com um bom desconto aquele produto que estavam precisando.
Mas na pressa para garantir as melhores ofertas, muitos consumidores não se atentam às condições ou não acompanham os preços, e acabam levando prejuízo ou sendo vítimas de fraudes.
Pensando nisso, reunimos algumas dicas para você economizar na Black Friday e só fazer compras se estiver 100% seguro. Vamos lá?
Se você está se preparando para aproveitar os descontos dessa data promocional, saiba que há formas de economizar ainda mais.
Confira abaixo 13 dicas de como economizar na Black Friday, seja na compra de um produto ou na contratação de serviços como internet banda larga e planos de celular.
Já ouviu falar a expressão "tudo pela metade do dobro" ou "Black Fraude"? Muitas empresas mascaram o preço real do produto para forjar uma oferta mais atrativa.
Elas colocam o preço original como se fosse mais caro, mas, na verdade, continuam vendendo os produtos pelo mesmo preço.
Para evitar esse tipo de situação, compare preços em diferentes lojas do setor, sempre buscando as ofertas mais interessantes e qual era o preço inicial.
Hoje, existem sites que já fazem essa comparação para você, como:
Para economizar na Black Friday, sempre pesquise por meio dos sites de comparação e escolha o melhor preço.
Os celulares e Smart TVs estão entre os produtos mais procurados na Black Friday. Por isso é importante ficar atento às características desses aparelhos.
Caso você tenha visto algum modelo diferente com um bom desconto, pesquise reviews do aparelho para saber se ele é mesmo um bom negócio.
A mesma dica vale para tudo que você for comprar para casa como geladeiras, sofás e fogões. Veja se a marca é conhecida e se oferece um bom custo-benefício.
Compare as medidas dos móveis com o espaço disponível na sua casa e verifique o material e qualidade de acabamento dos produtos desejados.
Dessa forma, a compra da Black Friday pode até demorar um pouco mais, mas vai te evitar muito estresse e dor de cabeça.
Essa é uma dica importante para economizar na Black Friday: conferir o valor do frete. Muitas ofertas vão estar realmente mais baratas, mas o custo do frete pode não valer a pena.
É bem simples, veja:
Como muita gente aproveita esse dia para comprar os presentes de natal, a data em que as compras chegarão é fundamental.
Não se esqueça que o prazo de entrega costuma ser informado em dias úteis e não dias corridos, por isso desconsidere fins de semana e feriados.
Dica de ouro para a contratação de serviços como planos de celular, internet ou TV por assinatura. Por isso, preste atenção nas letras pequenas no fim do contrato.
Verifique, por exemplo, se as condições são válidas por todo o período de assinatura ou apenas por um prazo.
É comum planos com preços promocionais nos três primeiros meses e que depois passam por um grande aumento. Há casos em que o preço mais do que dobra.
Quer contratar internet com desconto na Black Friday?
Compare preços e benefícios dos planos disponíveis na sua região!
Ainda falando sobre serviços de telecomunicação, uma dica importante para economizar na Black Friday é verificar a cláusula de fidelidade.
As ofertas podem ser interessantes, mas se o seu plano atual tiver algum tipo de taxa para a migração do serviço, o barato pode sair caro.
Por isso, confira se seu plano atual possui multa por fidelidade ou se há alguma taxa para mudança de plano, caso a oferta seja na mesma operadora.
📌 Já quer começar a economizar? Conheça e compare planos da Claro, planos da Oi, planos da Vivo e planos da TIM para seu celular!
Outro ponto fundamental é comprar apenas em empresas conhecidas ou que tenham algum selo de verificação.
Dê preferências por lojas em que você já tem o costume de se relacionar. Se for uma loja nova, confira a reputação em sites como o Reclame Aqui ou o Consumidor.Org.
As redes sociais refletem bem como as promoções estarão funcionando durante a Black Friday. Tem um amigo que sempre acerta nas compras? Fique de olho nas postagens dele.
Acompanhe também os portais de notícias e o Twitter, que informam, em tempo real, as principais ofertas e os problemas que podem acontecer durante todo o dia.
Também vale acompanhar as suas lojas preferidas, mas tome cuidado para não fazer compras por impulso.
Apesar das redes sociais ajudarem a garimpar boas ofertas, elas também te expõe a muitos anúncios tentadores que podem não ser uma boa aquisição a longo prazo.
Se o produto não chegar ou apresentar condições diferentes das divulgadas, você terá em mãos provas para apresentar ao Procon, por exemplo, comprovando a veracidade das informações alegadas.
Também é bastante comum que os sites mudem o preço de algum produto conforme as compras vão acontecendo. Ter um print da compra, evita que haja cobranças erradas.
📌 Aproveite e saiba tudo que você precisa para registrar a sua reclamação no Procon.
Outra sugestão de dicas para economizar na Black Friday é redobrar a atenção com as promoções casadas que parecem muito atraentes.
As operadoras de telefonia, por exemplo, podem oferecer preços especiais de compra de aparelhos de celular para o cliente que contratar um plano. Mas, nem sempre, essa é a melhor opção.
Veja algumas dicas práticas para comprar planos de celular com aparelho na Black Friday:
Coloque tudo na ponta do lápis e faça as contas de qual modelo de compra e de contratação de serviços vai valer mais a pena.
Lembre-se que, para oferecer um valor interessante do celular, a operadora pode querer “empurrar” um plano grande, muito além do que o necessário, o que também não é nada vantajoso.
Outra dica é aproveitar os cupons de desconto e acompanhar as redes sociais de empresas que concedem esse tipo de benefício para saber, em primeira mão, sobre as melhores ofertas.
Existem sites dedicados só a isso. Basta digitar "cupons de desconto" no Google para ver várias opções.
Mas atenção: mais uma vez tome o cuidado de verificar se esses sites são confiáveis.
A segurança de dados também merece sua atenção nas compras realizadas durante a Black Friday 2022.
Cuidado com o tipo de informação selecionada, como senhas e dados pessoais. Prefira usar cartões virtuais para compras online, já que é muito mais seguro.
Verifique, ainda, se o valor para as compras feitas com cartões é o mesmo do que à vista e, em caso de diferença, qual o percentual das taxas e o impacto no valor final.
Evite também parcelar muitas compras. Pode parecer um bom negócio, mas as parcelas podem acumular ao longo do tempo e te gerar muitos gastos nos próximos meses.
Por fim, mas não menos importante, evite comprar por impulso. É tentador ver ofertas com até 70% de desconto, mas se o produto não for necessário e não estiver dentro do seu orçamento familiar, você pode ter um descontrole sério na sua organização financeira.
O ideal é se planejar com antecedência, listar quais itens deseja comprar, qual será o teto máximo de gastos e o valor dos produtos hoje, para saber se realmente estarão com desconto durante a Black Friday.
Confira ofertas móveis e residenciais na Black Friday
Compare descontos em planos de celular e internet residencial e economize!
Conteúdo atualizado em
Por Andreza Abreu
Marketing de Conteúdo e SEO