Carregando...

Melhor Plano

Descubra como estudar melhor pela internet!

A tecnologia vem revolucionando tanto a educação ao longo das últimas décadas que, hoje, já parece impossível desvincular o ato de estudar da web.

Isso porque, seja por meio das aulas à distância ou o acesso a tours virtuais em 360º, a internet possibilita acesso a uma quantidade de informações nunca antes vista — e é por isso que nenhum estudante deve ignorar o real poder dessa rede na hora de estudar.

Para te ajudar a tornar os momentos de aprendizado remoto ainda mais potentes, nós preparamos este artigo com algumas dicas valiosas para extrair o melhor do digital durante os momentos estudando. Confira!

Como estudar pela internet: 7 dicas essenciais!

Tenha um roteiro bem definido

Para começar a utilizar a internet como uma poderosa ferramenta de aprendizado, é fundamental que o estudante esteja sempre ciente do real potencial educativo que pode ser explorado no ambiente virtual.

Ao mesmo tempo, quando se decide estudar online, também é preciso criar a consciência de que nesse ambiente existem inúmeros tipos de conteúdo que distraem a atenção e que devem ser evitados naquele momento, como é o caso das redes sociais, por exemplo.

Sendo assim, na hora de começar os estudos, anote as principais palavras-chave relacionadas ao conteúdo que pretende aprender. Fazendo isso, você cria um roteiro que facilita a navegação por cada assunto dentro desse conteúdo.

Esse roteiro deve ser montado de acordo com as disciplinas que você pretende estudar naquele dia. É importante não escolher muitos assuntos para manter o foco naqueles que estão realmente relacionados.

Além disso, usando um roteiro, você evita perder a atenção ao acessar os links internos contidos dentro de cada site e que levam a uma enorme rede de outros assuntos.


Desligue as notificações e esqueça as redes sociais

Principalmente se você decidir usar o celular para estudar. Afinal, as redes sociais oferecem um conteúdo praticamente infinito e são atualizadas a cada segundo com uma enxurrada de informações.

Logo, quando for se preparar para estudar pela internet, é fundamental desativar as notificações para não cair na tentação e perder o foco dos estudos. Até é possível usar as mídias digitais para consumir conteúdos educativos, mas, na hora de se concentrar de verdade, é melhor ficar longe delas.


Faça resumos autorais e exercícios práticos

Desenvolver resumos e executar exercícios práticos são uns dos melhores métodos para entender o assunto e gravar bem na memória. Por outro lado, quando se estuda pela internet, é comum cair na armadilha de apenas “copiar e colar”, o que não ajuda muito no aprendizado.

O ideal, portanto, é utilizar os diferentes tipos de conteúdo disponíveis como fonte de conhecimento e a partir daí desenvolver sua própria conclusão a respeito daquela temática em questão.

Aliás, aqui está um dos maiores potenciais da internet: fornecer uma ampla variedade de formatos, o que ajuda a manter a concentração e não deixar os estudos cansativos ou entediantes. Aproveite-os!


Estabeleça uma rotina para estudar online

Estudar é uma atividade que já exige esforço e disciplina por si só. Agora, estudar online depende de muito mais dedicação. Isso porque o aprendizado pode acabar sendo facilmente trocado por distrações como séries, filmes e jogos, por exemplo.

Por isso, é essencial desenvolver uma rotina de estudos equilibrada para que você consiga cumprir com as obrigações acadêmicas durante todos os dias da semana. Isso exige a criação do hábito de estudar.

Para conseguir fazer isso, defina horários e dias da semana específicos para cada uma das disciplinas e tente segui-los à risca. Descubra qual momento do dia é o mais adequado no seu caso.


Tome cuidado com a qualidade das fontes

Estudar pela internet pode trazer muitos benefícios e contribuir para a construção de um conhecimento sólido e aprofundado. Ao mesmo tempo, é preciso tomar muito cuidado com a qualidade das fontes de informação dos conteúdos.

Procure identificar sites responsáveis e confiáveis. Portais online de universidades e outras instituições sérias podem ser boas fontes de conhecimento e informação, assim como sites de revistas especializadas e grandes empresas já conhecidas no mercado.


Conte com a ajuda de plataformas educativas

Na internet, existem inúmeras plataformas com diferentes focos dentro da área de educação, o segredo é saber aproveitar algumas delas no momento de estudar online. O Brainly, conhecido por boa parte dos estudantes, é um grande exemplo de ferramenta que pode ser utilizada.

Aliás, sabia que a versão app do Brainly oferece um banco de dados com milhões de perguntas e respostas acadêmicas? Nos momentos em que surgir aquela dúvida, ainda é possível encontrar um buscador de respostas de livros didáticos, e o Math Solver, uma ferramenta que resolve questões de matemática com apenas uma foto.


Participe de grupos de estudos e fóruns online

É comum que cursos disponíveis na internet contem com fóruns e comunidades para esclarecer dúvidas, incentivar a participação dos alunos e a troca de conhecimento. Além disso, redes sociais como o Facebook possuem uma infinidade de grupos sobre diversos assuntos.

Havendo interesse, vale procurar por esse tipo de comunidade sobre as disciplinas que mais te interessam e contribuir com os seus conhecimentos. Dessa maneira, você reforça ainda mais o conteúdo aprendido.

Aproveitando, reforçamos que estudar online é uma ótima forma de adquirir novos conhecimentos, treinar habilidades e melhorar o aprendizado, mas para isso é preciso ter disciplina e cuidado com as fontes de informação. No mais, bons estudos!

O artigo acima foi útil para você? Confira diversos outros conteúdos em nosso blog!

Conteúdo atualizado em

Parceiro convidado

Por Parceiro convidado

Marketing de Conteúdo e SEO