Carregando...

Melhor Plano

Como proteger meus dados na internet

Como Proteger Meus Dados Na Internet?

Segundo dados do International Communications Unions, atualmente 56% da população mundial acessa a internet.

Em números, isso significa que dos 7.7 bilhões de habitantes do planeta Terra, 4.3 bilhões estão conectados virtualmente.

Já no Brasil,  o número de usuários de internet móvel e banda larga no país  aumentou em 10 milhões no último ano. Por um lado, o acesso das pessoas à web traz importantes avanços para o mundo moderno.

Exemplos disso são a facilidade de comunicação e troca de informações entre as pessoas. Em questão de segundos, é possível ter acesso a notícias em tempo real de tudo o que está acontecendo no mundo.

Já para as empresas, existe a possibilidade de fazer negócios com menos custos de transação e com alcance internacional.

Por outro lado, com o crescimento exponencial do acesso ao mundo virtual, surgiram situações que ainda não são totalmente compreendidas pela sociedade e nem reguladas pelo Direito.

Isso dá espaço para que agentes mal intencionados abusem da tecnologia com o único objetivo de prejudicar terceiros e obter vantagens ilícitas.

Assim, os usuários precisam estar atentos aos riscos que a rede apresenta, principalmente pelos rastros deixados ao navegar na web. Para diminuir esses riscos, existem algumas medidas de precaução que devem ser observadas. Abaixo, estão algumas delas:

Antivírus

Mantenha sempre um antivírus atualizado em sua máquina. Pequenos malwares se infiltram em computadores desprotegidos e, na maioria das vezes, você nem sente que está lá e é prejudicado.

Senhas

Opte por senhas complexas, que contenham letras, números e caracteres especiais. Após acessar sites que exijam senhas, lembre-se de sair fazendo o logout. 

Assim, você evita que seus dados fiquem expostos quando outras pessoas usarem o computador.

E-mail

É recomendado que não acesse links em e-mails, principalmente se for de remetente desconhecido.

É importante lembrar que solicitações como alteração de senhas, download de arquivos suspeitos e informações pessoais não costumam ser feitas por e-mail.

Caso haja dúvidas, entre em contato com a instituição e confirme. Fique atento!

Cartão de Crédito

Confira SEMPRE a veracidade da página onde vai colocar suas informações bancárias. Procure sites que tenham selo de confiabilidade.

Se suspeitar de qualquer coisa, suspenda imediatamente a página.

Dados sigilosos

Nunca utilize computadores de acesso público para realizar operações que utilizem dados sigilosos,  principalmente se tratando de informações bancárias.

Redes Sociais

Configure seus perfis em redes sociais para que suas fotos e comentários sejam vistos apenas por pessoas selecionadas, como amigos e família.

Arquivos armazenados na nuvem

Se for utilizar serviços que irão subir para a nuvem, faça arquivos compactados e com senha.  Assim, somente quem tiver o código conseguirá acessar o conteúdo.

Caso sua empresa utilize ERP com armazenamento em nuvem, certifique-se de que ele cumpra todos os requisitos de segurança e tenha certificado SSL.

Assim, seus dados e de sua empresa terão segurança atestada pelos órgãos responsáveis e dificilmente serão alvo de ataques mal intencionados.

É claro que seguir as dicas acima não é garantia de que se estará totalmente protegido e seguro, mas é um começo!

atenção e o cuidado que temos fora do mundo virtual , deve ser duplicada quando estiver online, afinal, não se sabe quem ou o que está por trás dos dispositivos.

Esse texto foi escrito pela Tagplus, plataforma de gestão comercial online para micro e pequenas empresas.