Carregando...

Melhor Plano

4 espaços para divulgar seus vídeos na internet!

Nem só de pautas interessantes e boas edições vive um produtor de vídeos: quem produz conteúdos audiovisuais sabe que uma estratégia de divulgação eficiente é fundamental para que suas criações cheguem ao público esperado.

Mas, afinal, quais são as melhores maneiras de promover materiais do tipo com ajuda da internet?

Se tem sido difícil atingir as pessoas certas, talvez esteja na hora de testar alguns espaços para finalmente ser visto pelos internautas. Foi pensando nisso, aliás, que separamos abaixo quatro opções infalíveis para ter mais sucesso compartilhando vídeos na Web. Continue a leitura e comece hoje mesmo!

Formas de divulgar vídeos da internet: 4 melhores espaços!

E-mail

Com os avanços tecnológicos dos últimos anos, muitos usuários e criadores de conteúdo passaram a acreditar que o e-mail se tornou uma ferramenta obsoleta, principalmente em tempos de WhatsApp.

Por outro lado, quem trabalha com marketing digital sabe que essa é uma das melhores ferramentas disponíveis para divulgar suas campanhas na internet — inclusive as que envolvem projetos audiovisuais.

De todo modo, se estratégias de vídeos via e-mail estiverem em seus planos, há alguns pontos específicos a se considerar. Primeiramente, indicamos a priorização por vídeos mais curtos e objetivos, que não demandarão muito de quem o acessar. Além disso, é essencial tratar com cuidado o “assunto” dos e-mails em questão, que influenciarão ou não os usuários a abri-lo.

Também vale lembrar que os vídeos não precisam vir embedados no próprio corpo do e-mail, algo que tende a pesá-los para o público.

Nesse sentido, nossa sugestão é inserir uma miniatura do conteúdo em formato de imagem e linká-la à página do material, hospedado no Youtube ou outra plataforma do tipo.


YouTube

Não dá para fugir: hoje o YouTube é a plataforma mais usada no mundo quando falamos da publicação de conteúdo. Ao todo, cerca de 1 bilhão de pessoas entram todos os meses no site para ver seus vídeos favoritos, além de gastarem 4 milhões de horas assistindo aos materiais disponíveis na rede. Sabia que isso representa cerca da metade dos usuários da internet em todo o planeta?

Entre as maiores vantagens oferecidas pelo YouTube aos produtores de conteúdo, quem opta por seu uso conta com:

  • Possibilidade de promover transmissões de vídeo ao vivo;
  • Variedade de formatos (tamanho padrão, shorts);
  • Monetização do canal de Youtube com o Programa de Parcerias;
  • Geração de receita via Super Chat e Stickers

Instagram

De modo similar ao comentado sobre o Youtube, promover vídeos no Instagram é vantajoso principalmente por conta da variedade de formatos possibilitada pela rede social. Afinal, o app, que hoje conta com 122 milhões de usuários brasileiros, possui cinco frentes diferentes para produção: feed, stories, IGTV, Reels e lives.

Vale dizer que, embora também seja possível postar imagens na plataforma, seu constante investimento no audiovisual não acontece à toa, visto que os vídeos são o tipo de conteúdo que mais gera engajamento dentro dos perfis — como constatado recentemente pelas empresas HubSpot e Mention.

Juntas, elas demonstraram que materiais do tipo costumam receber média de 150 comentários no Instagram, enquanto posts estáticos contam com média de 100 comentários dos internautas. Alguma dúvida de que, daqui para frente, isso se tornará um padrão na rede social?


Vimeo

Caso não esteja familiarizado com o Vimeo, aqui está o que você precisa saber sobre ele: trata-se de uma plataforma de vídeos ainda mais antiga que o Youtube — e tão popular quanto! —, por meio da qual os usuários costumam disponibilizar longas-metragens, curtas, videoaulas, campanhas e conteúdos de caráter experimental.

Por esse motivo, não é raro ver pessoas dizendo que o Vimeo é, na verdade, a versão “profissional” do serviço da Google, com diversas funcionalidades extra para quem vai além da conta gratuita.

Isso porque, na prática, é possível escolher entre quatro planos distintos, a depender das necessidades de cada produtor de conteúdo: Basic, Plus, Pro e Business. Além do espaço de armazenamento, a diferença entre os pacotes diz respeito ao grau de proteção, customização dos vídeos e acesso a dados revelados pela plataforma, como seu número de curtidas, cliques e views.

Junto da admissão de vídeos de até 8K, o grande destaque vai para o fato de que este é um site sem anúncios: o Vimeo não trabalha com anúncios antes, durante e nem depois dos vídeos.


TikTok

Uma das grandes redes sociais da atualidade, o TikTok é um espaço audiovisual que se destaca pelo potencial de viralização de vídeos curtos e de fácil consumo. Para se ter uma ideia de seu impacto, em poucos anos, a plataforma já se tornou concorrente de marcas como o Instagram e Facebook, sendo o site favorito das gerações de internautas mais jovens.

Quer começar a compartilhar conteúdos na rede social TikTok? Então lembre-se de que as postagens necessitam obedecer a métricas-chave associadas ao que é consumido por sua comunidade. Quanto mais atraente for um vídeo durante os primeiros segundos, por exemplo, maior será o interesse daqueles que o encontrarem aleatoriamente.

Parcerias com influenciadores e adesão aos desafios que permeiam a plataforma (danças, hashtags, determinados efeitos, vídeos humorísticos) também são uma ótima forma de tentar alavancar a audiência. Nada de perder os virais de vista!

E então, nossas sugestões foram úteis de alguma forma? Esperamos que você consiga colocá-las em prática e melhorar ainda mais sua divulgação com ajuda da internet. Lembrando que, para conferir mais dicas como essas, basta acessar nosso blog. Nos vemos por lá!

Conteúdo atualizado em

Parceiro convidado

Por Parceiro convidado

Marketing de Conteúdo e SEO