Carregando...

Melhor Plano

Gerenciamento de senhas

Ao acessar a internet no dia a dia, precisamos criar senha para quase tudo, seja para logar no e-mail, redes sociais, serviços de streaming, bancos e daí em diante.

A dúvida, portanto, é a seguinte: como fazer para organizar essas senhas e não esquecê-las?

Um dos caminhos é utilizar o gerenciamento de senhas, e é sobre isso que nós vamos falar hoje. Vamos lá!

O que é o gerenciamento de senhas?

Com a popularização dos planos de celular com internet móvel, tornou-se comum digitar senhas para diversos serviços, tanto no celular quanto no computador. Memorizar todas as informações de acesso pode gerar confusão e dificuldades.

Por causa disso, surgiram as ferramentas de gerenciamento de senhas. Basicamente, o gerenciamento de senhas é um sistema capaz de memorizar a sua senha e preencher automaticamente suas informações de login.

Além disso, algumas dessas ferramentas são capazes de gerar senhas mais complexas e salvá-las, o que garante a segurança dos seus dados e acessos.

Quais são os recursos dos gerenciadores de senha?

Alguns gerenciadores de senhas incluem recursos diferenciados, que são capazes de aumentar a cibersegurança de seus dispositivos, ou seja, a proteção de dados dos usuários e das informações que circulam pela internet.

Confira algumas funções do gerenciamento de senhas:

  • Armazenamento e preenchimento de senhas e informações de login automáticos, bastando um clique para fazer login;
  • Compartilhamento de senhas com amigos e familiares.
  • Sincronização de senhas em diferentes dispositivos ou navegadores;
  • Autenticação em dois fatores (2FA), com pedido de confirmação através de celular ou e-mail de que é você quem está fazendo o acesso;
  • Auditoria de senhas;
  • Monitoramento de acessos;
  • Geração de senhas para logins;

Para quem tem smartphones com reconhecimento facial ou digital, o procedimento é ainda mais fácil. Basta posicionar o aparelho até que ele identifique o usuário.

Por que usar um gerenciador de senhas?

Os dois maiores motivos para usar um gerenciador de senhas são economizar tempo e melhorar a segurança de seus dados.

Os gerenciadores de senha são muito práticos, pois basta entrar em um site para que as informações do acesso sejam inseridas automaticamente, esperando apenas um clique.

Além disso, diariamente hackers invadem contas online depois de descobrir senhas fracas. Isso não é feito manualmente: são utilizados sistemas ilegais que fazem milhares de combinações em segundos.

Usar a mesma senha em vários sites ou criar uma sequência simples, como “12345”, pode colocar seu e-mail, redes sociais, conta bancária e outros aplicativos em risco.

Nesse sentido, os gerenciadores de senha são capazes de solucionar a questão, criando nomes de usuário e senhas complexos e preenchendo-os automaticamente no momento de login, evitando que você tenha que memorizar qualquer coisa.

Em resumo, eles geram praticidade e segurança para os seus acessos. Portanto, é muito importante saber utilizar essa tecnologia e inseri-la no seu dia a dia.

Como fazer o gerenciamento de senhas?

Confira a seguir os principais sistemas de senhas utilizados atualmente.

Gerenciador de senhas Dashlane

O Dashlane é um gerenciador de senhas que funciona em diversos sistemas operacionais, como Windows, iOS e Android. Basta procurá-lo em sua loja de aplicativos. Além disso, ele também possui extensões para vários navegadores utilizados no nosso dia a dia.

Entre seus principais recursos, temos um painel de segurança que analisa o potencial de proteção das suas senhas e geração de usuários e senhas automáticas. Além disso, esse e os demais gerenciadores de senha permitem a alteração dos códigos.

Para fazer isso neste sistema é muito simples. Primeiro, é preciso clicar em Passwords. Feito isso, abrirá todas as URLs que você tem senhas salvas. Ao clicar em cada uma delas abrirá a possibilidade de fazer um update, ou seja, alteração.

Gerenciador de senhas LastPass

Esse sistema de gerenciamento é feito em nuvem, ou seja, as senhas ficam armazenadas mesmo que o aparelho que tenha o LastPass instalado apresente algum problema.

Além disso, ele tem extensões para aplicativos móveis e desktop. Utilizando a extensão, você não precisa abrir o aplicativo para ativá-lo: isso ocorre automaticamente quando você começa a navegar.

O LastPass tem uma variedade grande de opções de autenticação em dois fatores, quando você utiliza seu e-mail ou celular para confirmar que está fazendo um acesso. Isso aumenta de forma significativa a sua proteção.

Existem duas opções para ver as senhas salvas no LastPass:

  • Por meio do site, clicando na opção “All Items”. Nesse caso, aparecerão todos os sites que você tem senhas salvas.
  • No aplicativo para dispositivos móveis, basta clicar nos tracinhos situados no canto esquerdo superior, e, em seguida, na opção “Favoritos”. Ao abrir a opção aparecerão os sites ou aplicativos que estão vinculados ao LastPass.

Em ambos os casos, você pode alterar as senhas de cada site separadamente.

Gerenciador de Senhas do Google

Quem utiliza o navegador Google Chrome ou smartphones com sistema Android pode aproveitar o gerenciador de senhas nativo no sistema.

Nesse caso, não é preciso instalar extensões ou outras ferramentas. A partir do momento em que você insere um login e senha, o navegador perguntará se você deseja armazenar os dados de acesso.

Confira como verificar as senhas salvas no Google:

  1. Clique nos três pontinhos no canto superior direito do Google Chrome.
  2. Feito isso, clique em “Configurações”.
  3. Uma nova página será aberta. Selecione a opção “Senhas”.
  4. Todas as senhas salvas estarão descrita. Elas estão ocultas e você precisa clicar no ícone do olho para visualizar cada uma delas.
  5. Para alterar as senhas, clique na URL desejada e faça a alteração.

O mais interessante é que não existe limitação de alterações. Você fica livre para mudar seus códigos sempre que desejar.

Gerenciador de senhas KeePass

O KeePass é outro sistema de armazenamento de dados, mais complexo e que não está disponível em português. Ele é uma alternativa ao sistema que mencionamos anteriormente.

O foco dele é armazenar as senhas no seu computador, porém, é preciso informar os códigos em todos os dispositivos de forma manual.

Alguns usuários preferem utilizar os serviços da KeePass como uma espécie de banco de dados local para que as senhas possam ser sincronizadas, já que o processo não é feito de forma automática.

Confira como verificar as senhas salvas no KeePass:

  1. Clique na opção “View”.
  2. Em seguida, abrirá uma aba contendo várias opções. Posicione o cursor do mouse na opção “URLs”. Assim, aparecerão todos os sites que têm senhas salvas e você poderá visualizar ou editar cada uma delas.
  3. Clique na URL que você deseja alterar e selecione um novo código.

Assim como outros sistemas, não existe limitação quanto a quantidade de alterações que podem ser feitas.

Como criar senhas adequadas?

Saber criar uma senha é importante para proteger seus dados. Entenda a seguir o que é importante pensar no momento de criar seu acesso!

Crie uma senha mestra

Uma dica interessante é fazer a escolha de uma espécie de senha mestra, com uma sequência de letras, símbolos e números mais complicada.

Ela servirá para oferecer o controle mais efetivo dos seus códigos. Dessa forma, é preciso criar uma sequência numérica e de letras fixas e fazer pequenas alterações entre uma senha e outra.

Utilize senhas fortes

Uma senha fraca é uma sequência fácil de ser descoberta, como “12345” ou “abcde”. Evite sequências muito lógicas.

Uma senha forte geralmente possui:

  • Letras maiúsculas e minúsculas;
  • Números;
  • Símbolos.

Além disso, jamais insira senhas com parte do seu CPF ou CNPJ da empresa, e principalmente, com a sua data de nascimento. Essas senhas são muito fáceis de serem descobertas por programas especializados.

Viu como é simples fazer o gerenciamento de senhas? Com essas dicas você não vai mais esquecer os seus códigos. Então, aproveite essas opções que mencionamos e comece a cuidar melhor de suas senhas!

Conteúdo atualizado em

Melhor Plano

Por Melhor Plano

Marketing de Conteúdo e SEO