Carregando...

Melhor Plano

Qual o melhor navegador de internet para o PC em 2021?

Seja em um computador pessoal ou profissional, a escolha do navegador que você costuma utilizar pode ter um efeito considerável na qualidade de suas atividades online. Por esse motivo, avaliar qual é a melhor opção disponível no mercado é algo muito importante.

No geral, uma boa avaliação deve passar por pontos como desempenho, recursos complementares, segurança e atualizações periódicas. O problema é que, como as opções atuais são diversas, isso também significa que a decisão nem sempre é tão fácil assim.

Para te ajudar a se decidir, no texto abaixo, nós te explicamos melhor o que é um navegador, os pontos fortes e fracos dos cinco mais populares da atualidade e como eles podem ser empregados nas melhores estratégias de marketing!

Entenda como funciona um navegador

A função primordial de um navegador é possibilitar que o usuário tenha acesso à internet. Isso pode ser realizado graças à interpretação da linguagem HTML presente na estrutura dos sites.

Além disso, os navegadores também interpretam arquivos de imagem e PDFs. Dessa forma, esses aplicativos permitem que as pessoas naveguem pela internet com qualidade, desenvolvam sites, localizem/compartilhem conteúdos ou prestem serviços diversos.

Os elementos principais de um navegador são:

  • Barra de endereço;
  • Botões de início, voltar e avançar;
  • Favoritos;
  • Botão de atualizar;
  • Histórico.

Além dessas funções básicas, existem extensões e plugins específicos de cada tipo que podem ser baixados.

Quais são os navegadores mais populares?

Já que existem muitas opções de navegadores disponíveis, vamos nos ater aos cinco mais populares.

Confira, agora, os pontos fortes e os pontos fracos do Google Chrome, Opera, Mozilla Firefox, Safari e Microsoft Edge.

Google Chrome

O navegador mais usado no mundo se destaca, a princípio, pela quantidade de plugins e extensões disponíveis para download.

O Google Chrome tem opções para tradução e revisão de textos, uma funcionalidade muito útil para o aprimoramento da qualidade do marketing de conteúdo, por exemplo.

Outra vantagem importante é a integração dele a outros serviços Google, como o Gmail, o Google Drive e o Google Maps.

A interface do navegador é bastante intuitiva e ele é uma das opções mais rápidas e completas que existem no mercado.

A opção também sai na frente no quesito segurança de navegação, devido à presença de criptografia e certificado SSL.

O ponto fraco é o alto consumo de memória RAM, causado justamente pela grande variedade de funções secundárias.

Opera

Esse navegador se destaca pelo baixo uso de dados móveis sem prejudicar a velocidade.

Por isso, o Opera é uma das melhores opções para se navegar usando dispositivos móveis — graças ao Turbo Opera, que possibilita a economia de dados e bateria.

Ah, e você sabia que ele possui uma barra de ferramentas com atalhos para Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp? É, sem dúvidas, uma função muito bem-vinda para agilizar estratégias como o inbound marketing para redes sociais.

O Opera ainda oferece bloqueador de anúncios e impede o armazenamento de senhas sigilosas. Essa ferramenta também é muito ágil devido à leveza da página.

O ponto negativo é a ausência de uma grande variedade de plugins e extensões, o que acaba limitando a experiência com o navegador.

Mozilla Firefox

O Mozilla é um navegador de código aberto, o que significa que consegue ser modificado e distribuído gratuitamente.

Ele é compatível com a grande maioria dos sistemas operacionais e pode ser usado com qualidade tanto por meio de computadores de mesa quanto por smartphones.

O Mozilla possui várias extensões e conta com atualizações constantes para melhorar os critérios de privacidade e segurança do usuário.

Entre as extensões disponíveis, podemos citar corretor ortográfico, bloqueador de cookies e modo leitura.

Como desvantagens, há o alto consumo de memória RAM e alguns problemas de compatibilidade, seja na exibição de sites ou no uso do navegador em dispositivos móveis.

Safari

O Safari é uma alternativa mais específica por ser compatível apenas com dispositivos da Apple. No entanto, as opções de personalização e o sistema antirrastreamento são dois fatores de destaque.

O sistema antirrastreamento fornece relatórios a respeito da privacidade da navegação e também monitora as senhas salvas.

Ou seja, essa é uma opção muito indicada para garantir a integridade e a segurança das contas da empresa nas redes sociais.

A preservação das senhas é um elemento fundamental para não ser prejudicado por invasões de hackers e ameaças derivadas.

Assim, com o Safari, você pode programar anúncios no Twitter Ads com mais segurança e menos dor de cabeça, por exemplo.

Microsoft Edge

Essa é a versão moderna do clássico Internet Explorer, marca registrada dos dispositivos Windows.

Ele otimiza a navegação em sites mais pesados e pode ser integrado a outras ferramentas, como a assistente de navegação virtual Cortana.

A função HUB sincroniza os projetos do usuário e permite que ele os edite com facilidade. Esse atrativo é um ponto muito positivo para o gerenciamento de estratégias de marketing digital. No entanto, ele se integra somente ao Windows 10.

E aí, te ajudamos? Esperamos que esse seja um bom guia para você escolher o melhor navegador para o seu empreendimento, visto que o principal motivo para a escolha deve ser a adequação aos objetivos e necessidades de cada internauta. Agora é com você!

Conteúdo atualizado em

Parceiro Convidado

Por Parceiro Convidado

Marketing de Conteúdo e SEO