Carregando...
Seja em um computador pessoal ou profissional, a escolha do navegador que você costuma utilizar pode ter um efeito considerável na qualidade de suas atividades online. Por esse motivo, avaliar qual é a melhor opção disponível no mercado é algo muito importante.
No geral, uma boa avaliação deve passar por pontos como desempenho, recursos complementares, segurança e atualizações periódicas. O problema é que, como as opções atuais são diversas, isso também significa que a decisão nem sempre é tão fácil assim.
Para te ajudar a se decidir, no texto abaixo, nós te explicamos melhor o que é um navegador, os pontos fortes e fracos dos cinco mais populares da atualidade e como eles podem ser empregados nas melhores estratégias de marketing!
A função primordial de um navegador é possibilitar que o usuário tenha acesso à internet. Isso pode ser realizado graças à interpretação da linguagem HTML presente na estrutura dos sites.
Além disso, os navegadores também interpretam arquivos de imagem e PDFs. Dessa forma, esses aplicativos permitem que as pessoas naveguem pela internet com qualidade, desenvolvam sites, localizem/compartilhem conteúdos ou prestem serviços diversos.
Os elementos principais de um navegador são:
Além dessas funções básicas, existem extensões e plugins específicos de cada tipo que podem ser baixados.
Já que existem muitas opções de navegadores disponíveis, vamos nos ater aos cinco mais populares.
Confira, agora, os pontos fortes e os pontos fracos do Google Chrome, Opera, Mozilla Firefox, Safari e Microsoft Edge.
O navegador mais usado no mundo se destaca, a princípio, pela quantidade de plugins e extensões disponíveis para download.
O Google Chrome tem opções para tradução e revisão de textos, uma funcionalidade muito útil para o aprimoramento da qualidade do marketing de conteúdo, por exemplo.
Outra vantagem importante é a integração dele a outros serviços Google, como o Gmail, o Google Drive e o Google Maps.
A interface do navegador é bastante intuitiva e ele é uma das opções mais rápidas e completas que existem no mercado.
A opção também sai na frente no quesito segurança de navegação, devido à presença de criptografia e certificado SSL.
O ponto fraco é o alto consumo de memória RAM, causado justamente pela grande variedade de funções secundárias.
Esse navegador se destaca pelo baixo uso de dados móveis sem prejudicar a velocidade.
Por isso, o Opera é uma das melhores opções para se navegar usando dispositivos móveis — graças ao Turbo Opera, que possibilita a economia de dados e bateria.
Ah, e você sabia que ele possui uma barra de ferramentas com atalhos para Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp? É, sem dúvidas, uma função muito bem-vinda para agilizar estratégias como o inbound marketing para redes sociais.
O Opera ainda oferece bloqueador de anúncios e impede o armazenamento de senhas sigilosas. Essa ferramenta também é muito ágil devido à leveza da página.
O ponto negativo é a ausência de uma grande variedade de plugins e extensões, o que acaba limitando a experiência com o navegador.
O Mozilla é um navegador de código aberto, o que significa que consegue ser modificado e distribuído gratuitamente.
Ele é compatível com a grande maioria dos sistemas operacionais e pode ser usado com qualidade tanto por meio de computadores de mesa quanto por smartphones.
O Mozilla possui várias extensões e conta com atualizações constantes para melhorar os critérios de privacidade e segurança do usuário.
Entre as extensões disponíveis, podemos citar corretor ortográfico, bloqueador de cookies e modo leitura.
Como desvantagens, há o alto consumo de memória RAM e alguns problemas de compatibilidade, seja na exibição de sites ou no uso do navegador em dispositivos móveis.
O Safari é uma alternativa mais específica por ser compatível apenas com dispositivos da Apple. No entanto, as opções de personalização e o sistema antirrastreamento são dois fatores de destaque.
O sistema antirrastreamento fornece relatórios a respeito da privacidade da navegação e também monitora as senhas salvas.
Ou seja, essa é uma opção muito indicada para garantir a integridade e a segurança das contas da empresa nas redes sociais.
A preservação das senhas é um elemento fundamental para não ser prejudicado por invasões de hackers e ameaças derivadas.
Assim, com o Safari, você pode programar anúncios no Twitter Ads com mais segurança e menos dor de cabeça, por exemplo.
Essa é a versão moderna do clássico Internet Explorer, marca registrada dos dispositivos Windows.
Ele otimiza a navegação em sites mais pesados e pode ser integrado a outras ferramentas, como a assistente de navegação virtual Cortana.
A função HUB sincroniza os projetos do usuário e permite que ele os edite com facilidade. Esse atrativo é um ponto muito positivo para o gerenciamento de estratégias de marketing digital. No entanto, ele se integra somente ao Windows 10.
E aí, te ajudamos? Esperamos que esse seja um bom guia para você escolher o melhor navegador para o seu empreendimento, visto que o principal motivo para a escolha deve ser a adequação aos objetivos e necessidades de cada internauta. Agora é com você!
Conteúdo atualizado em
Por Parceiro Convidado
Marketing de Conteúdo e SEO