Carregando...

MelhorPlano.net

Como recuperar fotos apagadas

Aprenda o passo a passo para recuperar fotos no iPhone, Android, WhatsApp e mais!

Recuperar fotos no AndroidRecuperar imagens no iPhoneRecuperar no Windows PhoneRecuperar fotos apagadas no WhatsApp3 formas de evitar perda de fotos

Como recuperar uma foto que não está na lixeira no Android?

Diferente do computador que, quando você deleta um arquivo ele vai para a lixeira, o aparelho Android funciona de forma diferente. Em alguns celulares Android, a foto ou vídeo é excluído definitivamente, sem que você consiga desfazer essa ação.

No entanto, como muita gente passa por isso, foram criados aplicativos que te ajudam a restaurar as imagens deletadas por engano. Um dos mais populares e fáceis de mexer é o DigDeep Image Recovery, que está disponível para baixar de graça pela Play Store no seu aparelho.

Para recuperar fotos ou vídeos apagados por engano com esse app, siga o passo a passo:

  1. Faça o download do DigDeep Image Recovery, abra o aplicativo e autorize o acesso aos seus arquivos;
  2. Então, o app vai automaticamente começar a fazer uma varredura para identificar os arquivos deletados. É possível que demore alguns minutos;
  3. Ao finalizar, uma tela com todas as fotos e vídeos deletados do seu celular irão aparecer em álbuns. Clique em cada um deles para achar a imagem (ou as imagens) que você quer recuperar;
  4. Quando encontrar, é só selecioná-las e clicar em RESTORE;
  5. Por fim, basta ir na Galeria (ou Fotos) do seu aparelho e procurar o álbum RESTOREDPICTURES que as suas fotos e vídeos selecionados estarão lá!

iPhone

Os aparelhos com sistema operacional iOS, ou seja, os iPhones, já pensaram em seus usuários que costumam passar por esse tipo de situação.

Por isso, ele possui  uma solução bem prática para resolver o problema: o próprio sistema tem um álbum com o nome APAGADAS RECENTEMENTE que armazena as fotos e vídeos que você deletou por até 30 dias.

Para acessar essas imagens e recuperá-las, é bem simples:

  1. Abra o ícone FOTOS no seu iPhone;
  2. Clique em ÁLBUNS localizado no canto inferior direito da tela;
  3. Em seguida, role a tela até encontrar um álbum chamado APAGADOS;
  4. Ali, você vai encontrar todas as imagens que tiver deletado, organizado de acordo com o tempo que faz que você excluiu;
  5. Então, basta selecionar uma ou mais fotos ou vídeos que quiser e clicar em RECUPERAR, no canto inferior direito da tela. Pronto! As imagens selecionadas já irão aparecer novamente na galeria em FOTOS.
como recuperar fotos no iPhone como recuperar fotos no Iphone parte 2

Para imagens que foram deletadas há mais de 30 dias

Caso você tenha excluído as fotos ou vídeos sem querer há mais de 30 dias, mas só percebeu agora, esse álbum do iPhone não vai ajudar.

Para isso, uma dica é fazer o download do iMobie PhoneRescue e instalá-lo no seu PC ou Mac. Então, depois de abrir o programa, é necessário:

  1. Conectar o seu iPhone no computador através de um cabo USB;
  2. Clicar em RECOVER FROM AN iOS DEVICE;
  3. Ali, você vai encontrar diversas opções de arquivos que podem ser recuperados do seu dispositivo, até contatos e histórico de navegação.
  4. Para recuperar fotos ou vídeos, é só selecionar CAMERA ROLL, PHOTO STREAM e PHOTO LIBRARY. Marcando essas três categorias você tem mais chances de encontrar as imagens que deseja restaurar;
  5. A partir disso, o programa irá começar a fazer uma varredura no seu celular, o que pode demorar algum tempo;
  6. Ao terminar, você verá todas as imagens que podem ser recuperadas. Então, é só selecionar as que você quer recuperar e clicar em RECOVER para que elas voltem a aparecer no seu aparelho.

Recuperar imagens no Windows Phone

Assim como no sistema Android, o Windows Phone também não possui uma lixeira, onde ficam os arquivos que você deletou.

Sendo assim, é necessário contar com a ajuda de outros programas, como o EaseUS, que é bem fácil de usar. Apesar de o app ser pago, é possível fazer o download no seu PC ou Mac na versão teste, que é gratuita.

Depois de baixar o EaseUS, abra o programa e faça o seguinte:

  1. Conecte o seu Windows Phone com um cabo USB ou retire o cartão SD do aparelho e insira no seu computador;
  2. Selecione o local de armazenamento de onde você perdeu os dados (no caso de imagens, FOTOS) e clique em DIGITALIZAR;
  3. Então, o software irá iniciar uma digitalização rápida e, depois, uma mais profunda automaticamente, para encontrar o maior número de arquivos possível. Porém, se você já estiver visualizando as fotos ou vídeos que apagou sem querer, pode parar a digitalização profunda a qualquer instante;
  4. Agora, basta selecionar as imagens que você deseja restaurar, clicar em RECUPERAR e escolher onde você quer salvar esses arquivos.

Você está satisfeito com seu plano de celular? Economize comparando as ofertas na sua cidade!

Apaguei uma foto/vídeo no WhatsApp, e agora?

Se você acabou deletando alguma foto ou vídeo por acidente quando estava no WhatsApp e os métodos anteriores não te ajudaram a recuperá-la, existem mais algumas alternativas que você pode tentar.

O próprio aplicativo faz um backup tanto das suas conversas, quanto das mídias enviadas e recebidas, desde que a opção esteja ativada nas configurações do WhatsApp no seu aparelho. Assim, é possível voltar às suas imagens excluídas por engano de um jeito bem fácil.

Android

Para quem tem um aparelho android, existem 3 opções: A primeira opção para encontrar as suas fotos ou vídeos deletados no WhatsApp é:

  1. Entrar na pasta ARQUIVOS ou MEUS ARQUIVOS do seu celular;
  2. Selecionar uma subpasta que deve ter o nome de MÍDIAS, IMAGENS ou FOTOS e encontrar a pasta do WhatsApp;
  3. Confira se a imagem que você deseja não está lá!

Caso não esteja, um outro caminho é restaurar o WhatsApp no seu aparelho. Porém, não se esqueça de, antes, verificar se existe um backup do app, para que você não perca tudo.

Para isso, basta acessar os Ajustes dentro do WhatsApp e clicar em Backup de Conversas da seguinte forma:

  1. Acesse CONFIGURAÇÕES e entre em APLICATIVOS;
  2. Encontre o WHATSAPP e clique em ARMAZENAMENTO e, então, em LIMPAR DADOS;
  3. Confirme pressionando OK;
  4. Abra o aplicativo do WhatsApp novamente, ele estará zerado e irá solicitar o seu número de novo. Lembre-se de utilizar o mesmo número do backup;
  5. Após a verificação, o próprio app irá procurar por backups automaticamente;
  6. Quando a tela com os backups encontrados aparecer, selecione o mais recente que você acredita ter ainda as imagens excluídas sem querer;
  7. Clique em RESTAURAR e pronto!

Aqui, é importante saber que você pode ficar sem as suas mensagens e imagens recentes, recebidas ou enviadas antes da data de backup.

No entanto, pode valer a pena se quiser muito uma foto ou vídeo deletado por engano. Se você não tem um backup do WhatsApp, existe ainda uma última chance para recuperar as suas imagens apagadas sem querer:

  1. Faça o download do Gerenciador de Arquivos (File Manager) no seu celular;
  2. Depois da instalação, abra o app, clique no MENU PRINCIPAL e, depois, em MEMÓRIA INTERNA;
  3. Encontre as pastas MÍDIA, FOTOS ou VÍDEOS e, dentro dela, selecione a pasta WHATSAPP IMAGES;
  4. Marque quais são as imagens que você quer restaurar, clique no menu de três pontos e MOVA ESSE ARQUIVO PARA OUTRA PASTA, que pode ser a Galeria ou Downloads, por exemplo. Pronto!

iPhone

No caso do sistema iOS, só é possível restaurar as suas imagens deletadas no WhatsApp se você tiver um backup das conversas na nuvem da Apple, ou iCloud. Caso você tenha mudado de um Android ou de um Windows Phone para iPhone, isso não será possível.

Então, acesse os Ajustes dentro do WhatsApp e clique em Backup de Conversas para verificar se existe um backup. Nesse caso:

  1. Desinstale o WhatsApp do seu iPhone e instale novamente;
  2. Abra o app e coloque o seu número novamente;
  3. Assim que o aplicativo detectar backups anteriores, selecione o que você acredita ter as imagens que deseja e siga as instruções para restaurar as conversas.

Lembre-se: todas as suas mensagens e arquivos enviados e recebidos depois da data do backup serão perdidos. Porém, você pode conseguir recuperar as imagens desejadas.

Windows Phone

Assim como no sistema iOS, no Windows Phone você só consegue restaurar as fotos e vídeos deletados acidentalmente no WhatsApp se tiver um backup feito.

No entanto, as conversas desse sistema ficam armazenadas em um backup local e não na nuvem – então, se você trocou de aparelho, nada poderá ser feito!

Para saber se você tem um backup do WhatsApp no seu aparelho:

  1. Clique em MAIS (botão de 3 pontinhos) e, em seguida, CONFIGURAÇÕES e em CONVERSAS E CHAMADAS;
  2. Entre no menu BACKUP e confira se as datas e horários batem com o que você se lembra de ter enviado ou recebido a imagem em questão;
  3. Então, desinstale e reinstale o app;
  4. Abra o WhatsApp e selecione RECUPERAR quando uma mensagem informando que encontrou um backup aparecer.

É importante deixar claro que você vai perder todas as mensagens e imagens que enviou e recebeu desde que o backup informado no passo 2 foi criado.

Contudo, caso você precise recuperar algo muito importante, pode valer a pena.

3 formas de evitar que isso aconteça novamente

Apesar de existirem todas essas opções para recuperar fotos apagadas do celular, o ideal é que você se previna para que não aconteça de novo.

Para isso, o mais indicado é contar com um backup automático das suas imagens do celular. Confira quais são as plataformas mais usadas em cada sistema operacional:

1. Google Fotos

Para quem tem um celular Android, o Google Fotos é o sistema de armazenamento mais usado. Muitos celulares, inclusive, já utilizam o app de forma padrão. Ao entrar com a sua conta no próprio aparelho, já é possível ativar a opção de backup nas Configurações selecionando a opção Backup & Sync.

Dessa maneira, quando precisar recuperar uma imagem apagada, basta acessar o Google Fotos e entrar na Lixeira para restaurar. Contudo, é preciso que o app seja a sua galeria primária, ou seja, o local onde você salva todas as suas mídias.

Uma alternativa é contar também com o Google Drive que, por ser uma plataforma de armazenamento em nuvem, evita que você perca arquivos quando muda de celular, além de poder acessá-los de onde estiver e de outros dispositivos, como do computador, por exemplo.

Para isso, é preciso baixar o app do Google Drive no seu aparelho e fazer upload das suas fotos e vídeos favoritos sempre. Dessa forma, quando você excluir algum arquivo por engano ou trocar de aparelho, é só recuperá-lo no Drive ou pelo seu backup, restaurando as configurações do seu celular.

2. iCloud

O iCloud é onde todas as informações de um iPhone ficam salvas, que consiste em uma nuvem, ou seja, pode ser acessado de qualquer lugar e qualquer outro dispositivo

Para isso, basta estar logado com o seu ID Apple e ir em Ajustes > Seu Nome > iCloud. Ali, você pode ativar as categorias que deseja manter um backup automático.

Então, sempre que deletar algo por engano ou trocar de celular, é só restaurar as informações a partir do último backup realizado.

3. OneDrive

No caso do Windows Phone, o OneDrive é o software de armazenamento em nuvem mais adequado.

Afinal, assim que você faz login com a sua conta da Microsoft para usar o WP, basta que você entre em Configurações > Sistema > Backup e selecione quais categorias quer que o sistema faça o backup automaticamente. Aqui, serão três opções que você pode marcar:

  • Aplicativos e Configurações
  • Fotos e vídeos
  • Mensagens

Assim, caso você apague sem querer qualquer arquivo importante para você ou troque de aparelho, é só restaurar o último backup que tudo vai estar lá.

Conteúdo atualizado em

Dafne Braga

Por Dafne Braga

Dafne é comunicóloga e jornalista formada pela UFMG, além de ser pós-graduanda em Revisão de Texto pela PUC Minas. Ela trabalha com produção de conteúdo para internet há mais de 7 anos, revisa e também escreve textos sobre economia doméstica e produtos telecom desde 2020.