Carregando...
Saiba tudo sobre a prática, entenda seus perigos e como se proteger!
Você provavelmente já ouviu a palavra Spam ou recebeu um e-mail ou SMS indesejado. O termo é uma sigla para Sending and Posting Advertisement in Mass, que significa “enviar e postar publicidade em massa”. De forma mais sempre, é quando uma mensagem indesejada é enviada pela rede de internet banda larga.
Existem diversas formas de spam, mas a mais usada é através de e-mail. Alguns servidores de e-mail possuem até uma pasta automática para a qual são enviadas todas as mensagens indesejadas, assim que chegam à sua caixa postal. Também é possível receber spam por meio de mensagens de texto (SMS), no WhatsApp e nas redes sociais.
O spam é considerado algo inconveniente, já que enche a caixa de e-mail do usuário. Ele ocupa espaço de armazenamento e faz quem o recebe perder tempo apagando mensagens indesejadas.
Inclusive, essa prática pode prejudicar a imagem de empresas que enviam Spam. O envio acaba sendo considerado como algo mal-intencionado, o que gera uma má reputação.
Entretanto, o maior perigo dessa prática está em mensagens fraudulentas, que são enviadas em massa. Ela começa a partir da compra de banco de dados e listas de e-mail, que muitas vezes é feita de forma ilegal.
Com os dados, os remetentes encaminham mensagens perigosas. Um crime virtual que pode acontecer a partir do spam, é o que chamamos de phishing.
O phishing é um tipo de crime cibernético que tem o objetivo de coletar informações e dados sigilosos de usuários. Ele acontece por meio do envio de mensagens consideradas atrativas.
O crime acontece ao incentivar que a pessoa clique em links, abra anexos ou passe suas informações para ter acesso a algo atrativo. A fraude também pode acontecer com mensagens que imitam instituições financeiras ou outras empresas.
A mensagem serve como uma "isca". Ao clicar no link ou com envio de dados pessoais, o criminoso conseguem violar contas bancárias e cartões de crédito.
A prática via e-mail é a mais comum e mais usada desde o surgimento da internet. Para evitar o recebimento, alguns servidores de e-mail detectam automaticamente o spam e filtram a mensagem, enviando para uma pasta específica.
Entretanto, isso não garante que você não vai recebê-los mais. Pelo contrário, eles só não aparecerão na sua caixa de entrada. Existem algumas ações podem diminuir o volume de spam recebido no e-mail, confira as 4 dicas:
Além de prestar a atenção em quem te envia mensagens via e-mail, hoje também é importante acompanhar essas movimentações nas redes sociais. A seguir, apresentamos uma lista com as formas de spam e como evitá-los nas redes sociais!
O WhatsApp considera spam conteúdos indesejados enviados por usuários que, na maioria das vezes, não estão na lista de contatos do destinatário.
Atualmente, o WhatsApp é usado por diversas empresas como plataforma de vendas. Por isso, o aplicativo orienta em seu Termo de uso que, em caso de recebimento de spam, o usuário não clique em nenhum link e não forneça nenhuma informação pessoal.
No caso de denúncia de mensagem, ela pode ser feita diretamente no aplicativo. Confira o passo a passo:
Leia também: Teve o WhatsApp clonado? Saiba como resolver, se proteger e conheça os principais golpes
Os spam no Facebook podem ser encontrados na parte dedicada às mensagens da rede social, o Messenger. Inclui o envio de mensagens em massa, publicações excessivas de links ou imagens nas linhas do tempo das pessoas. Também pode ocorrer com o envio de solicitações de amizade a pessoas desconhecidas.
A empresa possui diversas ferramentas para bloquear envios de spam, mas, caso você ainda receba algum, o mais correto a se fazer é denunciar.
Para isso, siga o tutorial:
O Instagram, aplicativo do mesmo grupo do Facebook, considera Spam tudo aquilo que não está de acordo com os Termos da empresa e que seja enviado a diversos destinatários, principalmente com a intenção de venda ou golpe. Por exemplo:
Para se livrar do spam no Instagram, basta realizar uma denúncia:
São considerados spam no Twitter os exemplos a seguir:
Assim como nas outras redes sociais, você pode denunciar essa prática acessando o link de denúncia do Twitter.
Como o YouTube é uma plataforma de vídeo, o spam pode ser visto através de:
No caso de comentários, o spam geralmente fica em uma pasta separada aguardando a aprovação do dono da conta.
Para o caso do YouTube, o usuário também pode fazer uma denúncia de duas formas:
O LinkedIn considera Spam:
Para se livrar das mensagens indesejadas no LinkedIn você também pode fazer uma denúncia:
A prática de Spam não é considerada crime. Por si só, o spam não causa prejuízos ao usuário (a não ser em casos de phishing e fraudes). Dependendo da mensagem recebida, a prática pode ser enquadrado na modalidade de crime de estelionato, se o usuário for lesado de alguma forma.
Por isso, o melhor mesmo é tomar cuidado com a suas contas pessoais para se prevenir. Confira algumas dicas de como se proteger:
Agora que você já sabe o que é spam, lembre-se de cuidar bem das suas contas pessoais e registrar senhas fortes para que elas estejam protegidas e sem riscos de recebimento de mensagens indesejadas ou de serem clonadas, por exemplo.
Leia também:
Conteúdo atualizado em
Por Dafne Braga
Dafne é comunicóloga e jornalista formada pela UFMG, além de ser pós-graduanda em Revisão de Texto pela PUC Minas. Ela trabalha com produção de conteúdo para internet há mais de 7 anos, revisa e também escreve textos sobre economia doméstica e produtos telecom desde 2020.