PRÊMIO MELHOR PLANO 2020 - BRASIL

Internet Banda Larga

Confira quais foram os melhores provedores de internet banda larga do Brasil no Prêmio Melhor Plano 2020.

Qual é o melhor provedor de internet banda larga do Brasil em 2020?

A primeira edição do Prêmio Melhor Plano ajudou milhares de pessoas a escolherem a melhor internet para a sua casa.

Por isso, realizamos uma nova pesquisa para eleger os melhores provedores de 2020!

Aprimoramos nosso sistema de análise para garantir resultados mais consistentes e confiáveis. Foram avaliados 20.025.266 de testes de velocidade feitos pelos usuários e 211.150 notas de satisfação.

Confira abaixo os vencedores!

Melhor Velocidade de Internet Banda Larga 2020 - Brasil

CLARO

Maior Satisfação 2020 - Brasil

VIVO

Melhor Provedor 2020 - Brasil

CLARO

É REPRESENTANTE DE ALGUM PROVEDOR?
Solicite o seu selo de vencedor e material para divulgação!
CLIQUE AQUI

Sobre o Prêmio Melhor Plano

O Prêmio Melhor Plano foi criado em 2019, em parceria com o site Minha Conexão, com o objetivo de eleger os provedores que mais entregaram para os clientes, seja na performance de velocidade de internet ou satisfação.

Para isso, nós usamos milhares de testes realizados ao longo de um ano e utilizamos uma metodologia criteriosa para a escolha dos melhores!

Confira também os vencedores de outras edições!

 

O Prêmio foi destaque nos principais portais de notícia do Brasil:

Repercussão nas operadoras vencedoras

Em 2019, foram mais de 630 cidades contempladas com o prêmio!

Foram centenas de selos do prêmio publicados nos sites dos vencedores, materiais publicitários, outdoors e até destaque na TV!

É representante de algum provedor vencedor em 2020?

Clique aqui para preencher o formulário e solicitar o selo desse ano.

Critérios da Premiação

Para definição dos vencedores, o público realizou testes de velocidade de internet ao longo de 2019 no site Minha Conexão e a pesquisa considerou a satisfação dos usuários em relação a seus provedores.

Ao todo, foram contabilizados 20.025.266 milhões de testes de velocidade e cerca de 211.150 mil opiniões de usuários considerados na pesquisa. Além das tecnologias de internet via cabo e fibra, também foram consideros testes feitos por conexões de internet 3G/4G residenciais, via box ou modem.

Para a participação no prêmio, o provedor deveria ter um mínimo de 1.000 testes de velocidade feitos no período e possuir no mínimo 3% da amostra dos testes na região avaliada para ter significância estatística. 

Algumas cidades do país não foram contempladas com o prêmio ou não se enquadraram em uma ou duas das categorias, como “melhor provedor”, pois não tiveram testes suficientes para participação ou apresentaram dados inconsistentes.

A análise dos dados contou com a utilização de algoritmos para filtrar e eliminar possíveis fraudes. Além disso, foi realizada também uma auditoria manual para conferência do resultado em todas as regiões.

Melhor Velocidade de Internet Banda Larga

Foram analisados todos os testes válidos de velocidade feitos pelo computador ao longo de 2019. Testes via celular ou tablet não foram contemplados.

Usou-se a média de velocidade por IP no mês, por provedor em cada cidade. Para concorrer ao prêmio, o provedor deveria ter ao longo de um ano, no mínimo, mil testes de velocidade e deveria ter também testes de velocidade nos últimos três meses do ano.

Em cada região que o provedor concorreu (nível nacional, estadual e cidades), ele deveria ter, no mínimo, 3% dos testes locais.

Na categoria de "Melhor Velocidade", para a escolha do provedor mais rápido foi determinado um índice que incorpora o valor de download e upload do provedor, dando um peso de 90% para o download e 10% para o upload. Foi considerado um peso maior em velocidade de download, porque  representa melhor a experiência dos consumidores com a internet no dia a dia.

Para chegar ao cálculo do valor de download e upload, foi utilizada uma  fórmula estatística para que os resultados ficassem mais precisos. Utilizou-se uma distribuição normal na qual os valores do percentil 10, percentil 50 (também conhecido como mediana) e percentil 90, foram combinados em uma média ponderada usando uma proporção de 1:2:1,respectivamente. 

Para garantir que o vencedor a nível estadual tivesse representatividade numérica no estado foram cruzados os dados da amostra de testes do Minha Conexão com a base de assinantes da Anatel. 

Maior satisfação

Cada usuário do site Minha Conexão pode dar uma nota de satisfação de 0 a 5 após o teste de velocidade de internet.

Portanto, para participação nesta categoria, o provedor deveria ter pelo menos 30 avaliações na cidade ou estado e ter cerca de 3% da amostra de avaliações da região em que estivesse concorrendo.

Para evitar possíveis fraudes de avaliação e considerar que um mesmo usuário pode mudar sua nota ao longo do tempo, foi considerada média das notas de avaliação por endereço eletrônico (avaliações feitas de IPs diferentes) na cidade em que o provedor foi avaliado.

Melhor provedor

O Melhor Provedor foi avaliado a partir da soma dos resultados nas categorias de velocidade e satisfação de cada provedor, nos casos em que ele se enquadrou nos critérios avaliados.

Algumas cidades não tiveram a categoria de “melhor provedor”, porque não houve interseção de dados entre as categorias de “melhor velocidade” e “maior satisfação”.

COMPARE PLANOS DE INTERNET BANDA LARGA NA SUA REGIÃO!

Confira os melhores planos de internet no seu CEP! Compare planos e economize!

VER PLANOS

Sobre o Melhor Plano

Nosso objetivo é oferecer mais clareza para as decisões financeiras na contratação de planos de celular, internet banda larga, fixo e TV por assinatura. Queremos te ajudar a economizar!

Por isso, compare no nosso site e desfrute das opções mais baratas e relevantes do mercado. Nós listamos para você os planos mais vantajosos dentro das suas necessidades.

Não somos vinculados a nenhum provedor ou operadora. A pesquisa do prêmio foi feita de forma independente.