Carregando...
Você já ouviu falar em ping ou em latência? Se você é um heavy user de internet, daqueles que não vivem sem um computador, tablet ou smartphone, provavelmente precisa dele. Para os jogadores de plantão, por exemplo, ter o ping baixo faz toda diferença no andamento e sucesso do jogo.
Então, o que será que o ping faz? Neste texto, você vai tirar essas e outras dúvidas como:
O ping, ou latência, é um comando utilizado para avaliar não só a qualidade, mas também a velocidade, medida em milissegundos (ms), da conexão da internet.
A palavra ping é uma abreviação do inglês "Packet Internet Network Grouper" e quer dizer "Agrupador de Pacotes da Internet". A ferramenta foi criada por Mike Muuss e faz analogia ao som de um sonar. Não apenas no barulho, mas na maneira como ele age no mundo virtual (bate e volta ou ping-pong).
Por meio do ping é possível saber como está a qualidade da transmissão de dados da sua internet e a velocidade da sua conexão.
Utilizando a latência, conseguimos medir quanto tempo demora para as informações enviadas chegarem ao seu destino e voltarem ao computador de origem. No caso de games online, por exemplo, o ping é o tempo gasto para que um comando chegue até o servidor do game e volte para o PC do jogador. Assim, se você aperta uma tecla indicando para o seu personagem atirar ou chutar uma bola, demora um tempo para a conexão responder ao seu chamado.
Por isso, quanto maior for o ping, mais lenta será essa resposta, gerando um delay nas ações do jogo e podendo te atrapalhar na partida.
Para que o usuário consiga ter uma boa experiência ao jogar online, o recomendado é que o valor do ping esteja abaixo de 100 ms.
Caso você tenha problemas frequentes com o tempo de resposta da sua internet, uma alternativa é aumentar a velocidade de conexão da sua internet e garantir a estabilidade da latência (ping).
Para não errar na escolha, o ideal é avaliar todas as opções de internet banda larga disponíveis para sua cidade, mas sem pesar no seu bolso.
Apesar de a latência ter começado a perder sua utilidade a partir de 2003, quando provedores passaram a ativar filtros para bloquear a medição do comando ping, a ferramenta ainda é utilizada com frequência em redes residenciais.
Utilizando o protocolo ICMP - Protocolo de Mensagens de Controle de Internet -, a latência envia uma série de dados para os equipamentos conectados e espera respostas. (O ICMP permite gerenciar as informações relativas aos erros nas máquinas conectadas).
A velocidade em que essas respostas retornam ao equipamento que enviou as informações é avaliada e medida, sempre em milissegundos (ms).
Quanto menor for o seu valor registrado no ping, mais rápida é a velocidade da internet.
Porém, o ping nem sempre é constante. Ele pode variar por causa de diversos fatores. Assim, em um dia o ping da sua conexão pode estar bem mais baixo que em outros dias.
Além disso, a latência varia de aparelho para aparelho, não sendo possível dizer qual operadora possui o melhor ping. O que se pode fazer é evitar as interferências que aumentam o ping.
Infelizmente, alguns fatores podem prejudicar a qualidade da sua internet e a velocidade da conexão, consequentemente aumentando o seu ping. A seguir listamos alguns deles:
Além disso, a qualidade de transmissão da operadora também interfere na latência. Se o sinal da provedora de internet é ruim, o ping também será alto.
Para saber qual a melhor conexão de acordo com a Anatel, confira a pesquisa de melhor internet banda larga do Brasil.
Você não sabe qual a latência da sua conexão? Descobrir pode ser bem simples.
Qualquer pessoa pode medir a velocidade da sua conexão, em qualquer sistema operacional. Você pode fazer isso de duas formas: procurando no seu próprio computador ou usando um teste de velocidade online.
Em seguida, digite ping e insira a URL de um site ou o IP de uma máquina que esteja conectada à sua rede e na qual a conexão será testada.
Pronto! Aparecerão diferentes dados, como o tempo de resposta e o número de pacotes.
Se houver problemas com a sua conexão, o número de dados perdidos indicado não será igual a zero. Isso quer dizer que seu PC não receberá de volta todas as informações que enviou. Fique atento!
Pareceu complicado? Calma que existe outra maneira mais fácil e rápida. Alguns sites que medem a velocidade, também indicam qual o ping atual da sua internet.
Agora que você já sabe o que é o ping (ou latência), para que ele serve e como utilizá-lo, fique de olho se a sua conexão entrega o que promete. Caso o contrário, pode valer mais a pena trocar de plano e investir em uma internet de qualidade.
Leia também: como aumentar a velocidade de internet.
Conteúdo atualizado em
Por Anna Luísa
Analista de Marketing de Conteúdo e SEO