Carregando...
Você sabe o que é streaming e conteúdo on-demand? Conhece as diferenças entre eles e para que servem? Ter acesso a filmes, músicas, livros, cursos e outros conteúdos sem precisar fazer o download de nenhum arquivo é o grande diferencial dessas tecnologias.
A praticidade de consumir conteúdos direto da internet em tempo real transformou plataformas como a Netflix e o Spotify em serviços tão populares quanto a televisão e o rádio. Além disso, essas tecnologias também estão presentes em alguns planos de TV por assinatura?
Clientes de algumas TVs por assinatura e planos de telefonia, inclusive, possuem acesso gratuito a seus serviços de streaming on-demand. Clique nos tópicos abaixo e confira!
Serviços de streaming são aqueles que possibilitam a transmissão de conteúdos pela internet, sem a necessidade do usuário fazer download para ter acesso ao filme, música ou livro.
Além disso, dependendo do seu plano de internet, não é preciso esperar o carregamento total para começar a usar. O dispositivo carrega parte do arquivo e o transmite instantaneamente.
Isso permite que o serviço aconteça praticamente em tempo real. Também existem plataformas que permitem “baixar” conteúdos e acessá-los em modo offline, mas a principal vantagem é poder acessar o conteúdo sem precisar fazer downloads e através de dispositivos variados: notebooks, smartphones, tablets, SmartTvs, computadores e mesmo em alguns consoles.
E não é só com internet wi-fi que o serviço funciona. É possível assistir conteúdos on-demand com 3G ou 4G.
Confira alguns planos de internet disponíveis em sua região:
Procurando um plano de internet, tv ou telefone fixo?
Conheça opções de combo disponíveis na sua região e economize!
Uma confusão comum ocorre entre os termos de streming e on-demand. A tecnologia on-demand, que em português significa “sob demanda”, nada mais é que a possibilidade que o consumidor tem de acessar os conteúdos quando e onde quiser.
Ou seja: um serviço on-demand não possui programação fixa. Ao invés disso, oferece uma cartela de escolhas para o usuário como se fosse uma espécie de biblioteca online.
Alguns serviços on-demand cobram pelo título contratado e outros cobram mensalidades, deixando livre a quantidade de conteúdos acessados no mês.
Streaming é um serviço que transmite conteúdos pela internet sem a necessidade de baixar nada. Já o termo on-demand demonstra que é possível assistir o que quiser na hora que quiser.
Assim, todo serviço on-demand é transmitido usando a tecnologia streaming, em que você não precisa baixar nada para assistir. Porém nem todo conteúdo streaming é on-demand, ou seja, fica disponível para ser assistido na hora que o usuário quiser.
Um exemplo é o Youtube. A plataforma permite que os donos dos canais façam live streaming (transmissões ao vivo), mas elas não são on-demand, pois o usuário precisa estar disponível no momento da transmissão.
O conteúdo de uma live streaming só se torna on-demand quando permanece no acervo do canal após o encerramento.
Portanto, streaming on-demand é um serviço que oferece as duas tecnologias. Ou seja, todo conteúdo que o assinante consegue acessar sem fazer o download de arquivos e pode consumir quando achar pertinente.
Os termos streaming e on-demand ficaram muito conhecidos por causa de serviços de vídeo como a Netflix. Porém, eles não se limitam a esse tipo de conteúdo. Livros, revistas, músicas, cursos e outros conteúdos também podem ser disponibilizados via streaming.
Confira a seguir as principais plataformas de streaming no Brasil!
As plataformas de vídeo permitem ao usuário assistir séries, filmes, documentários e outros conteúdos. Em algumas é possível, inclusive, acessar offline.
Confira as principais plataformas de vídeo em funcionamento no Brasil:
Quer ter assistir sua programação favorita online? Confira planos de TV por assinatura disponíveis em sua região e escolha o ideal:
Confira as principais plataformas de streaming de música a seguir:
A tecnologia streaming também é usada em serviços educacionais. Nem todo o conteúdo disponível é on demand, as possibilidades variam de acordo com cada plataforma.
Confira serviços de streaming e educação:
Conteúdo atualizado em
Por Marina Menezes e Silva
Analista de Marketing de Conteúdo e SEO