Carregando...

Melhor Plano

Podcast

O que é e como funciona?

Você sabe o que é um podcast? Com certeza, já deve ter ouvido esse nome, que diz respeito a um tipo específico de programa de áudio reproduzido em plataformas online.

Nesse artigo, você vai entender o que é, para que serve, onde ouvir e até mesmo como criar seu próprio podcast. Vamos lá?

Quer mais internet para o seu celular?

Compare planos móveis com internet 3G ou 4G disponíveis em sua região e economize!

Ver Planos

O que é podcast?

O podcasts são programas de áudio que podem ser reproduzidos em serviços de streaming ou disponibilizados para download.

Através deles, você pode acompanhar programas de diversos temas como política, entretenimento, culinária, etc. e escutar quando e onde quiser.

Podemos dizer que os podcasts são uma reinvenção dos programas de rádio que, assim como o YouTube, transformou aquilo que conhecemos como programas de audiovisual.

Para que serve o podcast? 

Em um podcast, o criador de conteúdo pode falar sobre uma infinidade de assuntos, como se fosse um blog.

A diferença é que o conteúdo é em áudio e, geralmente, eles são organizados em uma série de episódios.

Também há podcasts que criam listas de músicas ou analisam discos e artistas. Tudo depende do público que se quer atingir e dos objetivos da pessoa — ou grupo — que está criando o conteúdo.

Como surgiram os podcasts?

A Apple, uma das principais marcas de tecnologia do mundo, e a MTV, que é uma referência em cultura pop, são as grandes responsáveis pelo surgimento dos podcasts.

Em 2004, o ex-VJ da MTV estadunidense Adam Curry e o desenvolvedor de softwares Dave Winner criaram o programa “iPodder”.

Nele, os usuários podiam baixar transmissões online para seus iPods — dispositivos de reprodução de áudio.

Importante destacar o conceito de podcast, que é a junção das palavras iPod e broadcast (termo em inglês para transmissão de rádio).

Onde ouvir podcast?

Plataformas de streaming

A principal forma de ouvir podcasts e em plataformas como o Spotify, o Deezer ou até o YouTube Music, entre outras opções de streaming do mercado.

Algumas oferecem até a opção de baixar o programa, para o usuário escutar quando quiser, mesmo que esteja offline.

Sites de criadores de conteúdo

O criador dos programas pode disponibilizar o podcast no próprio site. O usuário só precisa acessar a página e dar o play. Lembrando que, neste caso, só é possível ouvir se estiver online. 

Agregadores de podcasts

Um agregador de podcast é um site ou aplicativo que armazena e transmite os arquivos de áudio.  O usuário pode ouvir em apps nativos do smartphone ou sem plataformas como Google Podcasts e Podcast & Radio Addict. 

Podcast X Programas de rádio

Embora o podcast possa ser entendido como uma espécie de programa de rádio, é importante compreender a diferença entre os dois.

Enquanto os programas de rádio são transmitidos por meio de ondas para aparelhos específicos, os podcasts são online e estão disponíveis em celulares, computadores e outros dispositivos que se conectam à internet.

Além disso, o usuário escuta o podcast em conteúdo on demand, ou seja, escolhe o programa que quer ouvir, a qualquer momento.

Já no rádio, a audiência escuta o que está sendo transmitido. Mas os programas de rádio e os podcasts não são concorrentes!

Os podcasts são apenas um novo formato de se comunicar, que nasce a partir das evoluções tecnológicas. E tem público para todo mundo!

Como criar um podcast?

Gostou tanto desse formato de comunicação que agora quer saber como criar um podcast e engajar a audiência? A gente te ensina!

Confira 5 passos para criar o seu.

  1. Planejamento: o primeiro passo é planejar o seu programa. Será feito em episódios continuados? Quais públicos busca atingir? É um podcast pessoal ou para negócios? Como ele será compartilhado? Como será monetizado?
  2. Roteiro: com a estrutura do programa pensada, crie o roteiro de cada episódio. Lembre-se de incluir espaço para vinhetas e trilha sonora.
  3. Gravação: é uma das etapas mais importantes. É necessário estar em um ambiente sem interferência de ruídos e usar um bom aparelho para captação de áudio.
  4. Edição: após a gravação, é preciso editar o arquivo, fazendo cortes e ajustes. Programas como o Audacity podem te ajudar.
  5. Publicação do podcast: o podcast deve ser hospedado em alguma plataforma, como o Soundcloud, para ficar disponível online. Crie uma conta e suba seu arquivo na plataforma. Use essa hospedagem para compartilhar o arquivo com o público ou salvar o podcast em um canal do Spotify.

Agora é só compartilhar com o público, divulgar para as pessoas que conhece e traçar estratégias para fazer seu podcast crescer.

Alguns exemplos de podcast

E se você quer entrar de vez nesse universo e incluir os podcasts na sua rotina, confira alguns programas que estão fazendo sucesso entre os mais variados públicos:

  • Nerdcast: podcast sobre tecnologia, humor, ciências e cotidiano;
  • Café da Manhã: análises de notícias nacionais e internacionais;
  • Loop Matinal: programas de notícias com cerca de dez minutos de duração;
  • Um Milkshake Chamado Wanda: humor, entretenimento e cultura pop;
  • Resumocast: resumos de livros sobre negócios, voltado para empreendedores;
  • Rapaduracast: análises de filmes e da indústria do cinema;
  • Ted Talks Daily: áudios do Ted Talks (série global de conferências com diferentes temáticas);
  • PoupeCast: dicas de economia e investimentos.

Essas são apenas algumas dicas. Assim como acontece no YouTube, os podcasts têm uma gama enorme de temáticas, com programas curtos, médios e longos e muito conteúdo disponível para você descobrir, se informar e se divertir!

Conteúdo atualizado em 13/04/2021

Talia Lage

Por Talia Lage

Marketing de Conteúdo e SEO