Carregando...
Você sabe o que é um podcast? Com certeza, já deve ter ouvido esse nome, que diz respeito a um tipo específico de programa de áudio reproduzido em plataformas online.
Nesse artigo, você vai entender o que é, para que serve, onde ouvir e até mesmo como criar seu próprio podcast. Vamos lá?
Quer mais internet para o seu celular?
Compare planos móveis com internet 3G ou 4G disponíveis em sua região e economize!
O podcasts são programas de áudio que podem ser reproduzidos em serviços de streaming ou disponibilizados para download.
Através deles, você pode acompanhar programas de diversos temas como política, entretenimento, culinária, etc. e escutar quando e onde quiser.
Podemos dizer que os podcasts são uma reinvenção dos programas de rádio que, assim como o YouTube, transformou aquilo que conhecemos como programas de audiovisual.
Em um podcast, o criador de conteúdo pode falar sobre uma infinidade de assuntos, como se fosse um blog.
A diferença é que o conteúdo é em áudio e, geralmente, eles são organizados em uma série de episódios.
Também há podcasts que criam listas de músicas ou analisam discos e artistas. Tudo depende do público que se quer atingir e dos objetivos da pessoa — ou grupo — que está criando o conteúdo.
A Apple, uma das principais marcas de tecnologia do mundo, e a MTV, que é uma referência em cultura pop, são as grandes responsáveis pelo surgimento dos podcasts.
Em 2004, o ex-VJ da MTV estadunidense Adam Curry e o desenvolvedor de softwares Dave Winner criaram o programa “iPodder”.
Nele, os usuários podiam baixar transmissões online para seus iPods — dispositivos de reprodução de áudio.
Importante destacar o conceito de podcast, que é a junção das palavras iPod e broadcast (termo em inglês para transmissão de rádio).
A principal forma de ouvir podcasts e em plataformas como o Spotify, o Deezer ou até o YouTube Music, entre outras opções de streaming do mercado.
Algumas oferecem até a opção de baixar o programa, para o usuário escutar quando quiser, mesmo que esteja offline.
O criador dos programas pode disponibilizar o podcast no próprio site. O usuário só precisa acessar a página e dar o play. Lembrando que, neste caso, só é possível ouvir se estiver online.
Um agregador de podcast é um site ou aplicativo que armazena e transmite os arquivos de áudio. O usuário pode ouvir em apps nativos do smartphone ou sem plataformas como Google Podcasts e Podcast & Radio Addict.
Embora o podcast possa ser entendido como uma espécie de programa de rádio, é importante compreender a diferença entre os dois.
Enquanto os programas de rádio são transmitidos por meio de ondas para aparelhos específicos, os podcasts são online e estão disponíveis em celulares, computadores e outros dispositivos que se conectam à internet.
Além disso, o usuário escuta o podcast em conteúdo on demand, ou seja, escolhe o programa que quer ouvir, a qualquer momento.
Já no rádio, a audiência escuta o que está sendo transmitido. Mas os programas de rádio e os podcasts não são concorrentes!
Os podcasts são apenas um novo formato de se comunicar, que nasce a partir das evoluções tecnológicas. E tem público para todo mundo!
Gostou tanto desse formato de comunicação que agora quer saber como criar um podcast e engajar a audiência? A gente te ensina!
Confira 5 passos para criar o seu.
Agora é só compartilhar com o público, divulgar para as pessoas que conhece e traçar estratégias para fazer seu podcast crescer.
E se você quer entrar de vez nesse universo e incluir os podcasts na sua rotina, confira alguns programas que estão fazendo sucesso entre os mais variados públicos:
Essas são apenas algumas dicas. Assim como acontece no YouTube, os podcasts têm uma gama enorme de temáticas, com programas curtos, médios e longos e muito conteúdo disponível para você descobrir, se informar e se divertir!
Conteúdo atualizado em
Por Talia Lage
Marketing de Conteúdo e SEO