Carregando...
Saiba o que significa, quais são os melhores programas e como criar o seu!
O podcasts são programas de áudio que podem ser reproduzidos em serviços de streaming ou disponibilizados para download.
Através deles, você pode acompanhar programas de diversos temas como política, entretenimento, culinária, etc. e escutar quando e onde quiser.
Podemos dizer que os podcasts são uma reinvenção dos programas de rádio que, assim como o YouTube, transformou aquilo que conhecemos como programas de audiovisual.
Além do aúdio, plataformas de streamings como Spotify tem investido em recursos de inclusão. Além de ouvir o episódio, o usuário pode acessar a transcrição de episódios de podcasts. O recurso é gerado de forma automática.
Amazon Prime ou Netflix? Confira qual é o melhor streaming!
O melhor podcast depende do seu gosto pessoal e formatos de conversa que mais lhe interessam.
No entanto, o Melhor Plano fez um levantamento de podcasts que você não pode deixar de ouvir. Confira:
Café da Manhã: é um podcast de notícias e análises, em que os apresentadores discutem os principais acontecimentos do Brasil e do mundo. O programa aborda temas atuais, trazendo entrevistas, reportagens e debates sobre política, economia, cultura e outros assuntos relevantes.
Estamos Bem: aborda questões relacionadas à saúde mental, bem-estar e autocuidado. Os episódios trazem reflexões e dicas práticas sobre como lidar com o estresse, ansiedade, relacionamentos e outros aspectos do cotidiano que podem impactar o equilíbrio emocional.
Podpah: é um podcast de humor e entretenimento, onde os apresentadores abordam assuntos do cotidiano de forma descontraída e bem-humorada. Os episódios podem trazer entrevistas, jogos, discussões divertidas e histórias engraçadas, proporcionando momentos de descontração e risadas.
Modus Operandi: mergulha no mundo do crime e da investigação criminal. Cada episódio aborda casos reais, explorando detalhes dos crimes, investigações e perfis dos criminosos. É um programa envolvente para quem se interessa por histórias de crimes e mistérios.
Jovem Nerd: conhecido por abordar temas relacionados à cultura pop, tecnologia, cinema, games, quadrinhos, séries e muito mais. É uma ótima opção para quem busca conteúdo descontraído, informativo e divertido sobre cultura nerd e geek.
Confira abaixo planos de celular na sua região e não fique sem internet para escutar podcast fora de casa!
Veja a cobertura exata de Internet em sua região
Precisamos confirmar se o plano escolhido está disponível no seu endereço:
As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.
Claro Controle 15GB
**8 Giga no plano + 7GB bônus válidos por 12 meses
*Assinaturas inclusas: Skeelo, Claro Banca, Claro Video
Tim Controle 21GB - cartão de crédito
**5 Giga no plano + 10GB bônus válidos por 12 meses + 6GB bônus de portabilidade
*Assinaturas inclusas: Aya Books, Bancah Jornais II
Vivo Controle 14GB
**6 Giga no plano + 3GB bônus do pagamento por fatura digital + 5GB bônus de portabilidade válidos por 12 meses
*Assinaturas inclusas: GoRead, Babbel, Vivo Pay, Skeelo, Hube Jornais
Encontramos uma oferta melhor para o seu perfil!
Apps Ilimitados
Confira alguns programas que estão fazendo sucesso entre os mais variados públicos:
Essas são apenas algumas dicas. Assim como acontece no YouTube, os podcasts têm uma gama enorme de temáticas, com programas curtos, médios e longos e muito conteúdo disponível para você descobrir, se informar e se divertir!
Quer mais internet para o seu celular?
Compare os planos móveis com internet disponíveis em sua região e economize!
A principal forma de ouvir podcasts é nas plataformas como o Spotify, o Deezer ou até o Amazon Prime Music, entre outras opções de streaming do mercado.
Algumas oferecem até a opção de baixar o programa, para o usuário escutar quando quiser, mesmo que esteja offline.
O criador dos programas pode disponibilizar o podcast no próprio site. O usuário só precisa acessar a página e dar o play. Lembrando que, neste caso, só é possível ouvir se estiver online.
Um agregador de podcast é um site ou aplicativo que armazena e transmite os arquivos de áudio.
O usuário pode ouvir em apps nativos do smartphone ou sem plataformas como Google Podcasts e Podcast & Radio Addict.
Gostou tanto desse formato de comunicação que agora quer saber como criar um podcast? A gente te ensina, confira os 5 passos para criar o seu podcast!
O primeiro passo é planejar o seu programa. Será feito em episódios continuados? Quais públicos busca atingir? É um podcast pessoal ou para negócios? Como ele será compartilhado? Como será monetizado?
A partir desse planejamento, você define a estrutura dos programas, se terá quadros de indicação e estratégia de divulgação. Hoje, por exemplo, muitos podcasts usam as redes sociais para divulgar cortes e trechos dos episódios.
Com a estrutura do programa definida, chegamos no momento de criar roteiros para cada episódios. A ideia é ter um documento que guie os temas e questões apresentadas nos episódios.
Se você quer criar um podcast de entrevista, o roteiro pode apresentar ideias de perguntas que serão feitas no episódio. Lembre-se de incluir espaço para vinhetas e trilha sonora.
Essa é uma das etapas mais importantes. É necessário estar em um ambiente sem interferência de ruídos e usar um bom aparelho para captação de áudio.
Se puder, vale a pena investir em um estúdio de gravação para conseguir bons áudios para o programa. Se ainda não possui recursos, existem alguns programas que podem te ajudar na edição do áudio.
Após a gravação, é preciso editar o arquivo, fazendo cortes e ajustes. Existem alguns programas que podem ser usados na edição. Um dos mais conhecidos são o Audacity e WavePad.
Se deseja criar vídeos do podcasts, o Adobe Premiere Pro e Vegas Pro são os mais usados na edição de audiovisual.
O podcast deve ser hospedado em alguma plataforma, como o Soundcloud, para ficar disponível online. Crie uma conta e suba seu arquivo na plataforma. Use essa hospedagem para compartilhar o arquivo com o público ou salvar o podcast em um canal do Spotify.
Outra opção é o Spotify for Podcasters, antigo Anchor. No site oficial, você pode também consegue editar áudios, além de distribuir o conteúdo para plataformas como Spotify, Google Podcasts e Apple Podcasts.
Agora é só compartilhar com o público, divulgar para as pessoas que conhece e traçar estratégias para fazer seu podcast crescer.
Aproveite para saber mais sobre o Telecine On Demand, que oferece grandes clássicos do cinema para locação.
Em um podcast, o criador de conteúdo pode falar sobre uma infinidade de assuntos, como se fosse um blog.
A diferença é que o conteúdo é em áudio e, geralmente, eles são organizados em uma série de episódios.
Também há podcasts que criam listas de músicas ou analisam discos e artistas. Tudo depende do público que se quer atingir e dos objetivos da pessoa — ou grupo — que está criando o conteúdo.
TV por Assinatura ou Streaming: Qual é o Melhor?
A Apple, uma das principais marcas de tecnologia do mundo, e a MTV, que é uma referência em cultura pop, são as grandes responsáveis pelo surgimento dos podcasts.
Em 2004, o ex-VJ da MTV estadunidense Adam Curry e o desenvolvedor de softwares Dave Winner criaram o programa “iPodder”.
Nele, os usuários podiam baixar transmissões online para seus iPods — dispositivos de reprodução de áudio.
Importante destacar o conceito de podcast, que é a junção das palavras iPod e broadcast (termo em inglês para transmissão de rádio).
Enquanto os programas de rádio são transmitidos por meio de ondas para aparelhos específicos, os podcasts são online e estão disponíveis em celulares, computadores e outros dispositivos que se conectam à internet.
Além disso, o usuário escuta o podcast em conteúdo on demand, ou seja, escolhe o programa que quer ouvir, a qualquer momento.
Já no rádio, a audiência escuta o que está sendo transmitido. Mas os programas de rádio e os podcasts não são concorrentes!
Os podcasts são apenas um novo formato de se comunicar, que nasce a partir das evoluções tecnológicas. E tem público para todo mundo!
Conteúdo atualizado em
Por Jessica Borges
Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Especialista em conteúdo no Melhor Plano, Jessica atua na área de telecom há mais de 3 anos. Das novidades do mundo de telecomunicações às dicas sobre streamings, ela gosta de escrever sobre temas que facilitam a vida dos usuários.