Carregando...
Na página você descobre como o serviço da Starlink vai funcionar, valor do serviço e se já está disponível no Brasil.
Clique nos tópicos abaixo e confira:
A Starlink, que você já conhece do serviço de internet, quer ampliar a cobertura de planos de celular. O Starlink Direct to Cell vai conectar os celulares via satélite.
Em vez de depender das torres de sinal das operadoras, esse serviço envia sinais diretamente dos satélites para o seu celular. Isso permite que locais sem sinal das operadoras tradicionais passem a ter cobertura.
O único pré-requisito é ter um celular que capta o LTE, ou seja, o sinal 4G ou 5G. Dessa forma, você não vai precisar baixar apps ou configurar o aparelho para ter o sinal.
O projeto, que foi divulgado pela primeira vez em agosto de 2022, quer fornecer conexão para enviar e receber mensagens de texto, fazer ligações até acesso à internet móvel via satélite.
Em janeiro de 2024, a SpaceX fez o primeiro teste de envio e recebimento de mensagens de texto nos Estados Unidos. A ação teve uma resposta positiva na transmissão de sinal dos satélites Direct to Cell pela rede da operadora T-Mobile.
Quer saber mais detalhes dessa novidade? Confira o vídeo a seguir!
Hoje, as operadoras usam torres para transmitir sinal. No entanto, alguns locais chamados de "áreas de sombra" não recebem cobertura. Por isso, é comum ficar sem sinal em algumas regiões.
A proposta da Starlink é usar satélites para ampliar essa cobertura. Isso significa que a inovação da Starlink não vai substituir as operadoras tradicionais como Vivo, TIM e Claro, mas complementar o sinal dos provedores de telefonia.
Para entender o que isso pode melhorar na prática, conversamos com especialista em telecomunicações do MelhorPlano.net, Alexandre Martins.
"Sabe quando você viaja na estrada e fica sem internet, ilhado? Isso é muito comum no Brasil, por ser um país com dimensões continentais e muito rodoviário. A rota que faço de Montes Claro (MG) para Belo Horizonte (MG), por exemplo, tem muitos pontos sem internet. Então, isso resolve esse tipo de problema", explica.
Alexandre ainda conclui que inovação pode trazer benefícios para outros dispositivos, "não só para celular, por exemplo, para carros conectados. A gente está vendo cada vez mais carro elétrico, carro com multimídia que se conecta à internet".
Dessa forma, a proposta do serviço de satélite do Elon Musk segue a mesma lógica da internet banda larga da Starlink: levar sinal para áreas mais remotas.
No Starlink Direct to Cell, a conexão via satélite vai permitir que você receba chamadas, envie SMS e tenha acesso à internet móvel.
Em busca de um plano de celular disponível na sua cidade? Compare as ofertas e contrate online!
Veja a cobertura exata de Internet em sua região
As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.
Precisamos confirmar se o plano escolhido está disponível no seu endereço:
As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.
CONTROLE
PÓS-PAGO
25GB
Ligações Ilimitadas Para todo o Brasil
25GB
Ligações Ilimitadas Para todo o Brasil
14GB
Ligações Ilimitadas Para todo o Brasil
Encontramos uma oferta melhor para o seu perfil!
Apps Ilimitados
No momento, a Starlink está fazendo parcerias com operadoras de celular de todo mundo. Com isso, o preço dos planos com sinal de satélite varia de acordo com cada operadora parceira.
Além disso, até o momento o serviço só realizou testes com envio de mensagem de texto. A previsão é que, em 2025, o serviço de internet móvel e chamadas de voz com sinal de satélite cheguem nos celulares.
Ainda não encontrou o plano de celular ideal?
Compare os planos de celular disponíveis na sua cidade e encontre o melhor plano!
Até o momento, não foi anunciada nenhuma parceria da Starlink com operadoras nacionais brasileiras. Hoje, a empresa presta serviços de internet residencial via satélite.
Os provedores de telefonia móvel que vão usar a tecnologia da Starlink são:
T-Mobile nos Estados Unidos;
Rogers no Canadá;
Optus na Austrália;
One NZ na Nova Zelândia;
KDDI no Japão;
Apesar de não ter parcerias anunciadas no Brasil, operadoras nacionais não estão ficando para trás! Em janeiro de 2023, a TIM anunciou uma parceria com a AST Space Mobile, concorrente da Starlink.
Em março de 2024, a Anatel aprovou a prestação de serviços de telefonia móvel por satélite de forma experimental. As operadoras Claro e TIM vão fazer os testes com os satélites da AST Space Mobile. O serviço vai funcionar em aparelhos 4G e 5G.
Pensando em contratar um combo completo para sua casa?
Compare ofertas de pacotes com internet + TV e telefone fixo e economize!
Conteúdo atualizado em
Por Marcela Brito
Formada em Jornalismo pela UFMG, Marcela é pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Há mais de 6 anos, ela atua na produção de conteúdo, reportagem e redação para web. Em 2020, foi premiada com o grupo Matiz no 12º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, do Instituto Vladimir Herzog. Ela valoriza a produção de conteúdos acessíveis. Por isso, gosta de descomplicar informações relacionadas às telecomunicações.