Carregando...
Está com dificuldade para acessar a internet pelo celular? Se você já checou os seus créditos e ainda assim não consegue utilizar a rede, o problema pode estar na conexão. Confira o vídeo e o passo a passo para resolver esse problema!
Já tem o chip há muito tempo e a internet continua falhando? Compare planos de celular que podem te atender melhor!
Veja a cobertura exata de Internet em sua região
As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.
Precisamos confirmar se o plano escolhido está disponível no seu endereço:
As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.
CONTROLE
PÓS PAGO
Tim Controle 25GB - boleto
**5 Giga no plano + 20GB bônus válidos por 12 meses + 4GB bônus de portabilidade
*Assinaturas inclusas: Bancah Jornais II, Aya Books, Aya Ensinah Premium, TIM Segurança Digital Light
Tim Controle 21GB - cartão de crédito
**5 Giga no plano + 10GB bônus válidos por 12 meses + 6GB bônus de portabilidade
*Assinaturas inclusas: Aya Books, Bancah Jornais II
Vivo Controle 9GB
**6 Giga no plano + 3GB bônus do pagamento por fatura digital
*Assinaturas inclusas: GoRead, Babbel, Vivo Pay, Skeelo, Hube Revistas, Babbel
Encontramos uma oferta melhor para o seu perfil!
Apps Ilimitados
Para que você possa ter acesso a internet no seu celular, é necessário ter um dos planos oferecidos pelas operadoras.
Apesar da maioria dos smartphones já estarem prontos para navegar na internet a partir do momento em que você sai da loja com ele, existem situações em que é preciso estabelecer a conexão manualmente.
Por isso, se seu celular é novo ou você fez alguma restauração no sistema, esse pode ser o motivo para os dados móveis não estarem funcionando.
Se você já tem um chip ativo no seu celular, o primeiro passo é tentar configurá-lo manualmente:
Algumas vezes, você pode ter desativado a função sem querer. Nesse caso, é só habilitá-la novamente para resolver o seu problema! Caso a internet continue sem funcionar, prossiga com a configuração:
Se sim, a sua internet já está funcionando normalmente. Se não, vale conferir as outras dicas deste conteúdo.
O símbolo, geralmente de um 3G, 4G ou 5G com duas setas , que corresponde à sua conexão de dados, exibe a intensidade de sinal disponível no local em que você está.
Caso você esteja em alguma localidade na qual não chega o sinal da sua operadora ou ele esteja muito fraco, os seus dados móveis também podem não funcionar direito.
Portanto, verifique se esse símbolo está mostrando apenas as duas primeiras barrinhas.
Isso significa que o sinal pode estar fraco na sua região, seja por falha da rede da operadora ou poucas torres na sua cidade.
Infelizmente, nesse caso não há muita opção a não ser ir para um local com cobertura da sua rede.
Em alguns casos, você pode "forçar" seus dados móveis a funcionarem fazendo um reboot neles usando o Modo Avião.
Ative essa função no seu aparelho, aguarde por 10 segundos e, então, desative-a novamente.
Isso pode ajudar a reiniciar os dados móveis e fazer sua rede voltar a funcionar.
Enfrentando problemas nos dados móveis?
Compare mais planos de internet para celular em outras operadoras.
No Brasil, a maioria dos planos de internet para celular não possuem internet ilimitada, o que quer dizer que você tem um limite de dados para utilizar. Por isso, se você está sem internet, é importante conferir se você já atingiu o limite disponível em seu plano.
1. Vá em "Configurações"
2. Procure por "Conexão e compartilhamento"
3. Acesse "Uso de dados"
4. Selecione o período para verificar a quantidade de dados já utilizada. Você também pode conferir quais são os aplicativos que estão consumindo mais.
1. Vá em "Ajustes"
2. Acesse "Celular"
3. Desça a tela até "Dados celulares". Em "Período Atual" você conseguirá conferir a quantidade de dados móveis utilizados.
Em alguns modelos, você pode configurar o celular para te enviar uma notificação quando já estiver quase atingindo o limite dos seus dados. Também é possível acionar o modo "economia de dados" para controlar o uso da internet durante o mês.
Há, ainda, a possibilidade de entrar no aplicativo da sua operadora e conferir como está o seu consumo de dados do mês. Caso você tenha ultrapassado o limite, é possível contratar pacotes adicionais de internet ou trocar de plano para uma oferta pós paga, por exemplo.
Se você consultou os dados móveis e ainda tem uma quantia de internet para utilizar, é recomendável entrar em contato com a sua operadora para solucionar o seu problema.
Está com dificuldade para controlar seus dados móveis?
Compare planos de celular Controle e tenha mais controle dos seus gastos.
Mesmo que você tenha adquirido ou trocado de chip recentemente, ele pode ter sido danificado dentro do seu aparelho.
Por conta disso, uma opção é verificar se ele está intacto ou apresenta sinais de que pode ter estragado e, por isso, os dados móveis não funcionam.
Além disso, os chips possuem diferentes formatos, podendo ser micro, mini e nano chip. Caso você não tenha inserido o tamanho certo do no aparelho, ele pode não funcionar.
Caso o seu chip esteja danificado, entre em contato com a sua operadora para solicitar um novo sem precisar trocar de número de telefone.
Muitas vezes, em vez do tradicionalmente conhecido 3G ou 4G, ao lado do símbolo de rede aparece uma letra: G, H, H+ ou E. Você sabe o que elas indicam?
Essas letras sempre aparecem quando o seu dispositivo móvel está utilizando a internet. Com elas, é possível identificar qual o tipo de tecnologia que está sendo usada no momento, revelando a velocidade da sua conexão. Saiba mais e aprenda o que cada letra significa:
Faz referência a toda a tecnologia GPRS (General Packet Radio Service), implantada nos anos 2000, a mais antiga de todas. Ela é capaz de transmitir dados com velocidade de até 171,2 Kb/s (kilobits por segundo);
indica a tecnologia EDGE (Enhanced Data Rates for GSM Evolution). Um pouco mais rápida do que a letra G, mas ainda lenta, pode chegar até 473,6 Kb/s;
Simboliza a tecnologia HSPA (High Speed Packet Access) ou o padrão HSDPA (High Speed Downlink Packet Access). Esse tipo de conexão pode atingir uma velocidade relativamente alta, de até 14 Mb/s (megabits por segundo).
Quando a letra H vem acompanhada do símbolo +, é porque a tecnologia é a Evolved HSPA (HSPA Evoluído), podendo chegar em velocidades de até 168 Mb/s para downlod e 22 Mb/s para upload, sendo a mais rápida de todas atualmente.
Automaticamente, o seu aparelho sempre seleciona a rede de dados mais rápida disponível no local em que você estiver.
Por conta disso, as conexões H e H+, geralmente, são utilizadas em grandes cidades, onde há mais torres de sinal.
Já em cidades mais afastadas ou com pouca recepção de sinal, as letras E e G devem aparecer com maior frequência.
Outro detalhe é que muitas pessoas acreditam que os padrões HSPA e HSPA+ são a mesma coisa que 3G.
No entanto, quando o 3G aparece ao lado do seu sinal de celular, ele representa a terceira geração da tecnlogia UMTS (Universal Mobile Telecommunications Service) que pode chegar apenas a 2 Mb/s (bem menos do que a letra H ou H+).
O 4G vem logo em seguida do 3G, sendo que a principal diferença é justamente a velocidade de conexão e de carregamento de dados.
Nesse caso, uma conexão 4G pode ser até 10 vezes mais rápida do que a terceira geração.
Além disso, recentemente no Brasil as principais operadoras de celular já estão oferecendo a conexão 5G em algumas cidades, que pode oferecer até 100 mpbs por pessoa.
Não conseguiu resolver seu problema? Confira nosso passo a passo para resolver rede móvel indisponível.
Precisando de mais internet no celular?
Compare planos pós pagos de todas as operadoras disponíveis na sua região e economize.
Por Dafne Braga
Dafne é comunicóloga e jornalista formada pela UFMG, além de ser pós-graduanda em Revisão de Texto pela PUC Minas. Ela trabalha com produção de conteúdo para internet há mais de 7 anos, revisa e também escreve textos sobre economia doméstica e produtos telecom desde 2020.