Carregando...
Confira o passo a passo para descobrir o código PIN e PUK do seu celular e como ativar.
O código PIN serve para identificar o cartão SIM (chip) como sendo único e pertencendo a um usuário específico. Ele pode ser usado para bloquear funcionalidades do seu telefone garantindo a segurança do aparelho.
Já o código PUK serve para desbloquear ou trocar o código PIN. O código PUK funciona como uma chave de segurança do seu chip!
Em alguns cartões de chip os códigos podem aparecer identificados como PIN 1 e PIN2, PUK 1 e PUK 2:
Está insatisfeito com seu plano de celular?
Compare agora os planos de celular 3G e 4G disponíveis na sua região e economize!
PUK significa “Personal Unblock Key” ou “Chave de Desbloqueio Pessoal”. Ele possui um conjunto de números, sendo 8 dígitos no total.
O PUK é a senha utilizada para liberar o PIN, em caso de bloqueio do telefone caso você não saiba qual é o seu código PIN.
Se você não tem o seu código PUK guardado, a opção seria ligar para a sua operadora e solicitar o código, conforme explicamos anteriormente.
Um detalhe importante é que, caso você digite o código PUK errado muitas vezes, ele pode ser bloqueado.
Portanto, atenção! Caso isso aconteça, ele ficará bloqueado definitivamente e você terá que comprar outro chip para reaver seu número.
O código fica localizado no verso do cartão de destacar o chip, portanto, após remover o chip do cartão é importante guardá-lo!
A sigla PIN significa “Personal Identification Number” ou “Número de Identificação Pessoal”.
O código funciona como uma senha para proteger seu celular, identificando que aquele chip é único e é o seu.
O PIN geralmente é formado por quatro algarismos e é utilizado para desbloquear o chip. A função costuma ser desativada pelas operadoras, cabendo ao usuário ativá-la ou não.
Assim, caso você não queira que alguém tenha acesso aos seus contatos ou utilize seu número em caso de perda ou roubo, basta bloquear seu celular.
O código PIN serve para garantir a segurança do seu telefone. Sabemos que, hoje em dia, a maior parte das transações bancárias, compras pela internet e demais serviços online são realizados através de dispositivos móveis.
Caso você perca seu telefone ou venha a ser vítima de roubo, o código PIN pode garantir que você não tenha maiores dores de cabeça.
Depois que o código PIN é ativado, a combinação de números passa a ser solicitada para acessar o chip e as informações contidas nele, como contatos.
Confira algumas funcionalidades que podem ser bloqueadas através do PIN:
Dessa forma, sem o código PIN não será possível utilizar o aparelho com o chip.
Essa é uma forma de impedir o uso indevido do seu celular por pessoas não-autorizadas, bem como de proteger dados salvos no cartão SIM, como seus contatos, por exemplo.
Em dúvida sobre o melhor plano?
Confira nosso Ranking dos 10 Melhores Planos de Celular de 2021!
Agora que você já sabe para que serve o código PIN, vamos te explicar como descobrir qual é o seu número.
Para isso, basta consultar o cartão que veio com o chip da sua operadora. O código PIN, suas variações e também o código PUK vão estar descritos no verso do cartão.
Se você não tem interesse em aumentar a segurança do seu telefone, você pode simplesmente tirar o PIN do seu celular.
O processo para ativar e desativar o código dos aparelhos é muito simples. Para isso, siga o passo a passo abaixo:
Nessa parte, você também pode “Alterar PIN do SIM” e criar uma senha personalizada, fazendo com que seja mais fácil lembrar o número.
Para realizar essa ação é preciso que o chip esteja no telefone.
Pensando em contratar um combo de outras operadoras?
Compare ofertas de pacotes com internet + TV e telefone fixo e economize!
Se por algum motivo você perdeu ou esqueceu seu PIN, não se desespere. A primeira coisa a se fazer é tentar digitar o código PIN padrão da sua operadora.
Confira abaixo os números:
8486
PIN Vivo
1010
PIN TIM
3636
PIN Claro
8888
PIN Oi
Tente não digitar o código errado mais de duas vezes, pois seu telefone será bloqueado na terceira tentativa errada.
Caso seu telefone já esteja bloqueado, siga os passos para fazer o desbloqueio:
Lembrando que para fazer isso, o chip deve estar cadastrado e somente o próprio titular da linha poderá fazer a solicitação.
Além disso, esse serviço pode ser cobrado pela sua operadora.
Uma outra opção é acessar o Gerenciador de Dispositivo do fabricante do aparelho. No caso de aparelhos Samsung, por exemplo, basta acessar o site Samsung Find My Mobile e solicitar o desbloqueio. Para isso:
Conteúdo atualizado em
Por Dalila Bispo
Dalila Bispo é graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela UFRB e pós graduanda em Marketing Digital pela UniCesumar. Atua desde 2020 como redatora e na área de experiência do cliente, produzindo conteúdo sobre tecnologia e utilidades. Aqui na Melhor Plano, traz dicas de telecom e conteúdos para otimizar a vida do usuário na busca de uma internet de qualidade.