Carregando...
Você sabia que pode trocar de operadora e continuar com o mesmo número de telefone? E o melhor de tudo: esse processo é grátis e está garantido por lei!
Aqui embaixo, a gente te mostra como fazer a portabilidade do seu número para outra operadora de celular e também tira outras dúvidas que podem surgir enquanto você faz essa mudança. Acompanhe!
Para mudar seu número de operadora, você vai precisar adquirir um chip novo ou escolher um plano de celular na operadora para a qual você quer ir. Se você optar por um plano controle ou pós-pago, já pode pedir para transferir seu número durante a contratação do plano.
Já se você for comprar um chip novo ou mudar para um plano pré-pago, o jeito de fazer isso pode variar um pouco de uma operadora para outra.
Mas o legal é que, não importa o caso, você não precisa entrar em contato com sua antiga operadora para fazer a portabilidade e também não é necessário cancelar seu plano antigo.
Isso tudo é resolvido automaticamente quando você pede para transferir seu número, incluindo a transferência para a nova operadora.
Abaixo fizemos um passo a passo de como fazer a transferência do seu número para cada uma das principais operadoras do Brasil. Confira!
Você também pode ver o processo no nosso tutorial em vídeo:
Para fazer a portabilidade para a TIM com planos controle e pós-pagos, siga o tutorial:
Agora, se deseja fazer a portabilidade contratando um plano pré-pago, é possível fazer essa migração via SMS. Confira o passo a passo de como fazer a portabilidade para a TIM via SMS.
Após feita a solicitação, em até 5 dias úteis o processo de migração de operadora é finalizado.
Veja a cobertura exata de Internet em sua região
As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.
Precisamos confirmar se o plano escolhido está disponível no seu endereço:
As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.
Tim Controle
Tim pós-pago
39GB
Ligações Ilimitadas Para todo o Brasil
35GB
Ligações Ilimitadas Para todo o Brasil
40GB
Ligações Ilimitadas Para todo o Brasil
Encontramos uma oferta melhor para o seu perfil!
Apps Ilimitados
Para fazer a portabilidade para a Vivo, veja os passos:
Da mesma forma que as outras operadoras, se você escolher um dos planos abaixo na Vivo, eles te mandam um chip novo pra casa com um número temporário. Depois, em até 3 dias úteis, seu número antigo é transferido automaticamente, e você não precisa fazer mais nada.
Mas, se você não quiser um plano controle ou pós-pago para fazer a mudança, tem outro jeito: é só comprar um chip da Vivo. Quando tiver o chip, é simples: mande a palavra PORTABILIDADE para o número 90015 por SMS.
Ainda ficou na dúvida? Veja outras formas de fazer a portabilidade numérica para a Vivo.
Vivo controle
Vivo pós-pago
14GB
Ligações Ilimitadas Para todo o Brasil
22GB
Ligações Ilimitadas Para todo o Brasil
16GB
Ligações Ilimitadas Para todo o Brasil
Encontramos uma oferta melhor para o seu perfil!
Apps Ilimitados
Se você está pensando em levar seu número para um plano da Claro, é bem fácil. Olha só como fazer:
Feito isso, a Claro vai te mandar um chip de graça, que deve chegar em no máximo 5 dias úteis. Esse chip vai vir com um número temporário, mas não se preocupe, porque em até 72 horas seu número antigo será transferido.
Você pode dar uma olhada no status do seu pedido de portabilidade diretamente no site da operadora, é só informar seu CPF e o número do pedido.
Também é possível realizar a portabilidade por mensagem de texto ou indo até uma das lojas físicas da Claro, confira mais sobre como fazer a portabilidade Claro e os bônus oferecidos pela operadora!
Claro controle
Claro pós-pago
23GB
Ligações Ilimitadas Para todo o Brasil
30GB
Ligações Ilimitadas Para todo o Brasil
30GB
Ligações Ilimitadas Para todo o Brasil
Encontramos uma oferta melhor para o seu perfil!
Apps Ilimitados
Quer ver planos mais baratos?
Confira agora todas as ofertas de celular disponíveis e economize!
A portabilidade é o processo em que você pode trocar de operadora e manter seu número antigo.
Essa possibilidade é mais do que uma comodidade: é um direito que você tem, firmado pela lei!
De acordo com do Art. 49, I do Anexo à Resolução nº 73/1998 da Anatel , a portabilidade numérica é garantida e, o melhor de tudo, é de graça! Isso mesmo, você não tem que pagar nada para levar seu número junto com você na mudança de operadora.
Porém, se você tiver um contrato de fidelidade com a sua operadora atual e ainda estiver no período de fidelidade, pode ser que tenha que pagar uma multa para sair antes do tempo. Essa é a única despesa que você poderia ter ao fazer a portabilidade.
E não importa se seu plano é pré-pago, pós-pago ou controle, a portabilidade está disponível para todos esses tipos de plano. Você tem a liberdade de mudar de um plano pré para um pós ou controle e o contrário também vale.
A migração do seu número para outra operadora é um processo bem rápido, graças a uma resolução da Anatel.
De acordo com essa regra, a portabilidade tem que ser concluída em até 3 dias úteis. Durante esse tempo de espera, é possível que você enfrente algumas instabilidades no sinal, que podem durar até 24 horas.
Uma dica importante é pedir para a operadora para onde você está indo o número de protocolo da sua solicitação de portabilidade. Assim, você consegue acompanhar o processo todo, sabendo exatamente o que está acontecendo.
Para acompanhar o andamento da sua portabilidade, você vai precisar de duas coisas: o CPF do titular da conta e o número do protocolo da sua solicitação de portabilidade.
Com essas informações em mãos, você consegue verificar como está o processo diretamente no site da operadora para a qual você está migrando, nos links a seguir:
Se preferir, você pode ligar para os números das operadoras nos seguintes telefones:
Sabia que se você mudar de ideia depois de pedir para levar seu número para outra operadora, ainda tem como voltar atrás?
A Anatel deixa claro que você pode cancelar a portabilidade até 2 dias úteis depois de ter feito o pedido. É só ligar para a operadora para onde você ia mudar e dizer que não quer mais fazer a portabilidade.
E pode ficar tranquilo, não tem taxa nem multa para isso. Bem prático, né?
Seja qual for a operadora que você deseja fazer a portabilidade, é necessário que você tenha em mãos os seguintes documentos:
Responda 4 perguntas e nosso sistema inteligente recomenda a oferta ideal para suas necessidades!
Não, você não precisa entrar em contato com sua antiga operadora para se justificar e também não é necessário cancelar seu plano.
Esses processos são realizados automaticamente pela sua nova operadora de celular. Tire mais dúvidas sobre como fazer portabilidade.
Não. Só é possível fazer a portabilidade do seu plano de celular se você estiver na mesma região de registro do seu número atual, ou seja, para o mesmo DDD. Saiba como funciona a portabilidade numérica.
Sim, você pode fazer portabilidade mesmo tendo dívidas com seu antigo plano.
Porém, geralmente as operadoras consultam seu CPF em serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, para verificar se você tem algum débito pendente.
Por isso, elas podem se recusar a fazer a portabilidade caso concluam que há grandes riscos de você ficar em débito novamente.
Sim, a portabilidade pode ser recusada caso os dados fornecidos sejam incorretos ou incompletos, o código fornecido não exista ou exista uma outra portabilidade em andamento.
Ainda, caso a operadora não forneça cobertura para a sua região, é possível que a portabilidade seja recusada.
A interrupção do serviço é proibida, segundo a resolução da Anatel, exceto no período de transição, que é quando seu número está migrando para a outra operadora. Este período pode levar no máximo 2 horas.
Conteúdo atualizado em
Por Dafne Braga
Dafne é comunicóloga e jornalista formada pela UFMG, além de ser pós-graduada em Revisão de Texto pela PUC Minas. Ela trabalha com produção de conteúdo para internet há mais de 7 anos, revisa e também escreve textos sobre economia doméstica e produtos telecom desde 2020.