Carregando...

Melhor Plano

Como Cancelar Recarga Programada

Algumas operadoras de telefonia móvel tentam deixar o uso dos seus serviços mais práticos, como a possibilidade de programar uma recarga do seu plano de celular.

Porém, essa função que antes era prática, pode deixar de ser vantajosa conforme suas necessidades mudam. Dessa forma, saiba como cancelar recarga programada, com passo a passo para desativar a função em cada operadora.

Está insatisfeito com seu plano de celular?

Compare agora os planos de celular 3G e 4G disponíveis na sua região e economize!

Ver Planos

Como cancelar uma recarga programada?

Como o nome já sugere, o serviço de recarga programada serve para que o consumidor escolha um valor de créditos que será contratado automaticamente todo mês.

Porém, como esse processo é automático, isso pode gerar perda de controle dos gastos. Se você já possui esse serviço e não quer mais utilizá-lo, deve cancelar a recarga programada com a sua operadora.

Quando ele é desativado, o valor deixa de ser cobrado no cartão de crédito a partir da próxima fatura. Porém, antes de cancelar, confira, nas contas de cartão de crédito de meses anteriores, o dia em que a operadora costuma fazer a cobrança.

É bom ligar sempre antes da data, para evitar cobranças indevidas. Normalmente, o cliente consegue desativar a recarga programada no app da empresa de telefonia ou através de uma ligação. 

Abaixo listamos passo a passo em cada uma delas. Se você está insatisfeito com o seu plano de celular atual, confira outras ofertas de planos móveis abaixo:

Como cancelar recarga programada TIM

Caso você seja cliente Tim, são três as opções para desativar a recarga automática:

  • Aplicativo Recarga TIM: o app mostra os dados do cartão de crédito que você cadastrou, além do valor e a data em que a recarga costuma ser feita. Para cancelar, selecione a opção de gerenciamento de recargas e apague as informações do seu cartão de crédito;
  • Site do Recarga Express: a página também possui a opção de você controlar os valores que gasta. Para desativar, procure a opção de cancelamento; 
  • Atendimento *244: ligue para esse número e solicite o cancelamento dessa cobrança automática.

Caso as opções acima não atendam a sua necessidade, confira outros canais de atendimento Tim.

Como cancelar recarga programada Vivo

Para clientes do pré-pago da Vivo, também há três opções disponíveis para cancelamento:

  • App Meu Vivo: Selecione Menu > Recarga > Recarga programada > Minha linha Vivo > Cancelar Recarga  
  • Site da operadora: No site da recarga programada Vivo, vá no campo "Gerencie Recargas Programadas", insira seu número. Na página seguinte selecione a opção para alterar as recargas e solicitar o cancelamento.
  • Ligação : Ligue de um telefone Vivo para *8486

Saiba mais sobre a recarga Vivo.

Cancelar recarga programada na Oi?

A operadora também disponibiliza alguns contatos e um serviço via SMS para que clientes dos planos Oi façam o cancelamento da recarga automática. Veja:

  • Ligue para canais gratuitos: *3000, *880, *3000# ou *880#. Quando a chamada completar, selecione a opção recarga programada;
  • Envie uma mensagem de texto com a palavra “cancelar” para o número 3000;
  • O app Oi Recarga também conta com essa opção. Basta escolher a opção de recarga programada, selecionar o valor que deseja cancelar e clicar no ícone da lixeira.

Está pensando em trocar seu plano móvel?

Confira o ranking dos 10 melhores planos de celular para 2021!

Ver Planos

Cancelar recarga automática Claro

Para cancelar a recarga programada na Claro, você deve:

  1.  Acessar o Minha Claro, pelo app ou site.
  2. Ao entrar no portal, vá em Celular > Recarga
  3. Depois escolha a opção Cartão de crédito. Lá, é possível gerenciar os valores e solicitar a desativação da cobrança automática.

Não encontramos informações sobre outra forma de cancelamento. Caso esteja insatisfeito com o pré-pago, vale a pena conferir outros planos da Claro disponíveis na sua cidade!

Como fazer cancelamento de recarga na Nextel ?

A Nextel agora é Claro nxt. Antes da Nextel ser adquirida pela Claro, a operadora não comercializava planos pré-pagos em grande parte das regiões.

Normalmente, o serviço Nextel Happy era confundido com a recarga automática, já que o app permite contratar e gerenciar planos pelo celular. Apesar de ter a renovação automática, não se trata de uma recarga programada.

A Nextel foi comprada pela Claro, dessa forma é possível realizar a recarga programada a partir dos novos planos comercializados. Saiba mais sobre a fusão Nextel Claro.

Não consigo cancelar a recarga programada, o que fazer?

Caso a empresa de telefonia esteja causando dor de cabeça, outra opção é entrar em contato com a agência financeira responsável por seu cartão de crédito.

Para desativar a recarga programada siga os passos:

  1. Ligue para seu banco;
  2. Selecione cartão de crédito ou digite o número do seu cartão;
  3. Escolha a opção contestar valores ou falar com atendente;
  4. Durante a conversa, explique a situação e deixe claro que já tentou cancelar recarga programada entrando em contato com a operadora. Normalmente, o banco consegue retirar a cobrança automática.

Ainda não deu certo? Reclame!

Se você já tentou de todas as formas e ainda não conseguiu cancelar ou se teve problema com cobranças erradas, registre sua reclamação.

Entre em contato com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e informe os protocolos dos atendimentos, para facilitar o rastreamento da sua solicitação.

Conteúdo atualizado em

Ana Flávia Gervásio

Por Ana Flávia Gervásio

Analista de Marketing de Conteúdo e SEO