Carregando...
A internet discada não existe mais! Confira abaixo planos de internet fibra ótica e à cabo no seu endereço!
Veja a cobertura exata de Internet em sua região
As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.
Precisamos confirmar se o plano escolhido está disponível no seu endereço:
As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.
Ordenar por
1639 avaliações
>
Instalação: 
Grátis317 avaliações
>
Instalação: 
Grátis759 avaliações
>
Instalação: 
Grátis11 avaliações
>
Instalação: 
Grátis11 avaliações
>
Instalação: 
Grátis6 avaliações
>
Instalação: 
GrátisSucesso!
Você acaba de ajudar outras pessoas a escolherem o melhor plano de internet com mais facilidade!
Em breve sua avaliação estará visível para outros usuários.
Não encontrou o melhor combo para você?
Veja outras ofertas no seu CEP compare e economize!
A partir da segunda metade da década de 2000, a internet banda larga ganhou predominância sobre a conexão discada no Brasil.
Em 2007, 50% dos usuários de internet no país optaram pela banda larga, enquanto 44% ainda utilizavam a conexão discada. Em 2005, esses números eram de 41,2% e 52,1%, respectivamente.
A internet discada é como as pessoas começaram a ter acesso à internet em meados dos anos 1990 em casa. Para se conectar, era preciso ter uma linha telefônica, que ficava ocupada durante a utilização da internet. Inclusive, se você tirasse o telefone do gancho enquanto estava na internet, era possível ouvir um barulho estranho.
Para você entender melhor como a internet discada funcionava, a linha telefônica era ligada diretamente no computador. Então era necessário contratar um provedor de internet, que corresponde mais ou menos aos planos das operadoras de banda larga de hoje em dia.
A partir daí, você colocava o seu e-mail e senha para se conectar à internet e começava um barulho de conexão (mas que você ficava muito feliz quando acabava e conseguia se conectar).
É importante deixar claro que, na época em que a conexão discada surgiu, os aparelhos de celular também estavam começando a aparecer, então nem se imaginava acessar a internet por meio deles.
Além do fato da linha telefônica ficar ocupada enquanto você estivesse usando a internet discada, a velocidade também era um dos pontos mais negativos, quando comparamos com a banda larga de hoje.
Por conta disso, demorava horas para que você conseguisse baixar uma música se quer. Porém, como não tinha outra tecnologia disponível no momento, todo mundo se adaptou àquela realidade.
Só atualmente, com operadoras que oferecem muitos megas de velocidade por preços mais baixos, que se tornou possível ver como a banda larga é muito melhor. Além disso, novas tecnologias vêm surgindo no mercado aprimorando cada vez mais a qualidade das conexões, como a Fibra óptica.
Se você nasceu antes dos anos 2000, provavelmente conhecia bem o barulhinho para se conectar à internet discada, não é mesmo?
Confira a seguir 5 principais características desse tipo de conexão:
Outro fator que fazia com que a internet discada fosse popular, mas não usada por tanto tempo em um dia, era o valor que era cobrado. Para efeitos de comparação, a cada 3 minutos que você estivesse conectado à internet discada, o valor a ser pago era de uma ligação telefônica (fora o valor do provedor que variava bastante até surgirem os provedores gratuitos).
Como dissemos que a velocidade não era das melhores, com 3 minutos não dava para fazer nada!
Por conta disso, demorou bastante para as pessoas começarem a usar a internet discada em casa, sendo que, no início, só quem tinha uma condição financeira favorável é que aproveitava essa tecnologia.
Atualmente, operadoras como a Claro NET, a Oi e a Vivo, por exemplo, oferecem planos mais acessíveis, tirando que você não paga pelo tempo que fica conectado (já que fica 24 horas por dia), mas sim pela velocidade que deseja garantir.
Mas vale ressaltar, que isso só acontece nos planos de banda larga, pois em conexões 4G, via mini-modem, possuem franquia por GB consumido. Ficou confuso? Saiba mais sobre franquia de internet.
Depois de todas essas mudanças e vantagens conquistadas com a banda larga, você deve estar se perguntando: mas ainda existe internet discada? A resposta é: sim!
Em regiões onde a banda larga ainda não chegou, como áreas rurais, por exemplo, ou locais onde a internet é muito lenta, ou cara, a conexão discada pode ser utilizada. No entanto, a Vivo é a única operadora, entre as mais conhecidas do país que disponibiliza esse tipo de serviço.
Caso tenha interesse, você pode saber mais e conferir a disponibilidade da conexão discada da Vivo aqui.
É fundamental lembrar que a conexão discada não funciona para aparelhos de celular.
Caso você esteja em busca de outras opções além da internet discada, é possível se conectar por transmissões de internet via rádio ou até mesmo pelo 4G, no caso da Claro internet fixa, que utiliza modens específicos para o sinal atender também residências e não só celulares.
Confira o ranking dos melhores provedores de internet banda larga e escolha a melhor opção para você!
Conteúdo atualizado em
Por Dalila Bispo
Dalila Bispo é graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela UFRB e pós graduanda em Marketing Digital pela UniCesumar. Atua desde 2020 como redatora e na área de experiência do cliente, produzindo conteúdo sobre tecnologia e utilidades. Aqui na Melhor Plano, traz dicas de telecom e conteúdos para otimizar a vida do usuário na busca de uma internet de qualidade.