Carregando...
Atualmente não conseguimos ficar de fora do que se passa na internet. Por isso, a internet via rádio residencial é uma alternativa para quem não tem acesso à internet por fibra óptica ou cabo.
Mas, afinal, como funciona essa tecnologia? Será que ela vale a pena? Confira!
Procurando um plano de internet, tv ou telefone fixo?
Ligue gratuitamente para um de nossos parceiros e receba ajuda para escolher a melhor oferta para você!
Basicamente, podemos dizer que a internet via rádio é um tipo de rede fixa que utiliza ondas de radiofrequência para emitir o sinal da conexão aos computadores – tanto para residências quanto para empresas e comércio.
Como o sinal é transmitido por ondas, não é necessária a instalação de cabeamento e fios. Essa tecnologia tem se tornado uma opção bastante procurada pelos brasileiros, sobretudo aqueles que vivem no interior, em zonas rurais ou cidades pequenas.
Segundo a pesquisa TIC Domicílios, 11% dos domicílios brasileiros utilizam esse tipo de conexão.
A internet via rádio também costuma atrair usuários pelo baixo custo de manutenção, preços mais acessíveis e boas velocidades.
Em geral, as provedoras do sinal oferecem planos que vão de 1 a 15 mega para atendimento residencial, podendo chegar a até 30 mega para planos corporativos.
O que pode custar um pouco mais é o valor da instalação da antena. Por isso, é muito comum que grupos se reúnam — condomínios, por exemplo — para assinar o serviço.
Será que o preço da internet via rádio vale a pena? Compare com outros planos de banda larga disponíveis na sua região e tenha o melhor custo-benefício.
Conheça a estrutura necessária para fazer a transmissão da banda larga via radiofrequência:
Uma informação importante é que a instalação das torres deve ser feita por meio de um planejamento muito preciso e minucioso para que não aconteça nenhuma interferência no sinal.
Então, aí vai uma dica: se você mora em uma região cercada de prédios ou em áreas muito baixas, a qualidade do sinal da internet via rádio não será boa.
Mas se a sua casa está localizada em uma região alta, o serviço terá um desempenho melhor.
Isso faz com que o sinal chegue perfeitamente às casas.
Vamos resumir aqui os prós e contras da internet via rádio para que você possa avaliar se compensa contratá-la para a sua residência ou trabalho.
Pensando em contratar um combo?
Compare ofertas de pacotes com internet + TV e telefone fixo e economize!
São diversos os provedores de internet via rádio. Portanto, é importante pesquisar qual delas atende adequadamente em sua região.
Diferentemente de pacotes de banda larga que são oferecidos por grandes operadoras, a internet via rádio geralmente é oferecida por provedores locais de pequeno porte.
Por isso, recomendamos que você realize uma pesquisa de empresas próximas da sua cidade que oferecem os serviços de internet via rádio.
Fique atento também ao que diz a lei brasileira. O provimento de acesso à internet via rádio compreende dois serviços:
A Lei Geral das Telecomunicações, lei n° 9472, de 16 de julho de 1997, estabelece que a atividade de telecomunicações que emita as ondas de rádio para fora da edificação depende de uma autorização prévia da Anatel.
Mesmo que a empresa tenha os equipamentos de radiocomunicação e opere dentro nas faixas de radiofrequência definidas pelo regulamento específico, ainda sim ela precisa de autorização da Anatel para prestar o serviço.
Caso contrário, pode haver interferência no sinal das ondas, problemas no tráfego aéreo, dentre outros pontos negativos.
Se na sua região a internet via cabo ou fibra óptica não chega, a conexão via rádio pode ser uma boa opção. Se bem instalada, pode oferecer uma velocidade adequada para assistir vídeos, trocar e-mails, ouvir músicas, etc.
Por outro lado, a fibra óptica, em geral, é capaz de oferecer mais velocidade e menos instabilidade, a longas distâncias. Isso porque ela transforma o sinal em luz, fazendo com que a internet chegue até você na velocidade da luz.
Além disso, o cabeamento é protegido para que não haja interferências. Se na sua região já tiver essa tecnologia, vale a pena pesquisar os planos.
Conheça as ofertas das principais operadoras que oferecem o serviço de banda larga via fibra óptica:
Também pode ser interessante analisar o custo-benefício da banda larga dentro de combos com TV por assinatura e telefone fixo.
Compare sempre os preços e a velocidade oferecida em todos os tipos de conexão para ter uma internet com mais qualidade, estabilidade e preço justo.
Conteúdo atualizado em
Por Marina Menezes e Silva
Analista de Marketing de Conteúdo e SEO