Carregando...
Saiba o que é, como entrar, se acabou, quais são os perigos, veja exemplos e mais!
O que você procura?
Um conceito chave para se entender o Metaverso é saber que este será uma extensão da vida em sociedade. São mundos virtuais, que tentam replicar a realidade, com foco em conexões sociais.
Isso porque a tecnologia permitirá trabalhar, estudar e socializar por meio de um mundo digital em realidade virtual, o que não conseguimos fazer nos games.
O Metaverso é desenvolvido pela empresa Meta, de Mark Zuckerberg, atual presidente-executivo e co-criador do Facebook. Já são mais de US$50 milhões investidos para trazer novidades dentro de 2 anos.
O exemplo mais comum que temos de algo similar ao Metaverso, são jogos como Roblox, Second Life, Minecraft e The Sims. Porém, ainda distante do que realmente é o Metaverso.
Outros exemplos são as múltiplas variações virtuais usando um óculos de realidade aumentada (VR) que permite até assistir streaming pelo aparelho.
O Metaverso do facebook ainda não está disponível no Brasil. Mas, para receber em primeira mão quando o jogo chegar, basta:
Entrar no site oficial do Horizon Worlds;
Rolar a tela até o final onde tem escrito "3 STEPS TO JOIN THE COMMUNITY";
Clicar em "Download Horizon Worlds";
Adicionar o jogo na sua lista de desejos;
Fazer o login com o facebook e cadastrar seu perfil.
Com este espaço virtual, o usuário poderá criar o próprio avatar e interagir com outros usuários, além de assistir a filmes, escutar músicas e participar de grandes eventos.
Lembrando que, para acessar, você vai precisar de:
Precisa de uma internet mais rápida e estável?
Confira algumas das opções disponíveis na sua região!
Veja a cobertura exata de Internet em sua região
As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.
Precisamos confirmar se o plano escolhido está disponível no seu endereço:
As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.
Claro Net 350 Mega Globoplay
(Avalie)
>
Instalação: 
GrátisVivo Fibra - 500 Mega
(Avalie)
>
Instalação: 
GrátisClaro Net 250 Mega
(Avalie)
>
Instalação: 
GrátisSucesso!
Você acaba de ajudar outras pessoas a escolherem o melhor plano de internet com mais facilidade!
Em breve sua avaliação estará visível para outros usuários.
Não encontrou o seu plano ideal?
Compare planos de internet banda larga disponíveis na sua região e economize!
O projeto desenvolvido pela empresa Meta ainda não foi totalmente implantado e não possui um cenário positivo para isso. Ou seja, o Metaverso ainda não acabou mas não existem boas perspectivas de que ele continue ou se desenvolva.
Isso porque, existem alguns aspectos fundamentais para o bom funcionamento da proposta, como os óculos de realidade virtual e os joysticks, ambos com um custo elevado, o que acaba tornando difícil a aquisição e, consequentemente, a adoção do Metaverso pelo público.
Além disso, a inteligência artificial (IA) vem crescendo e se desenvolvendo bastante, o que pode estar interferindo, já que os investimentos estão sendo focados para esse sistema.
Ainda não há uma quantidade contabilizada de quantos Metaverso existem exatamente.
Isso porque, Metaverso é um termo dado para um tipo sistema de realidade virtual aumentada, ou seja, não se trata de um aplicativo ou site em si, mas de um conjunto de plataformas que utilizam a lógica desse sistema.
Já existem vários, mas o Decentraland é um dos mais usados, ele é considerado um dos representantes do Metaverso. A moeda digital utilizada na plataforma é a MANA, que também funciona como token de governança.
A intenção era de criar um mundo virtual aberto em que as pessoas pudem interagir e conviver como no mundo real, com possibilidad ede entrterimento e de se desenvolver no campo artístico.
O Metaverso pode melhorar muitas áreas do mundo em que vivemos. A medicina, por exemplo, é um dos campos que podem ter mais avanços, bem como no mercado de trabalho.
Mas como toda tecnologia, há perigos que devem ser avaliados. Veja alguns deles abaixo:
Há de se notar que à medida em que novidades tecnológicas chegam a mais usuários, mais formas de prejudicá-los passam a existir.
Com o Metaverso não será diferente. Nesse primeiro momento, é preciso mais atenção durante a troca de informações pessoais ou não.
Isso porque, o sistema ainda é pouco utilizado e as pessoas não sabem qual a melhor maneira de se proteger. Dessa forma, as chances de ocorrer crimes cibernéticos são maiores.
As violações de privacidade estão presentes em praticamente todas as plataformas. Mas, sendo o Metaverso algo novo, ainda não é possível saber a que nível se dá essas violações, por isso é um risco.
Além disso, como em todo ambiente virtual, assédio moral e sexual são grandes problemas enfrentados.
Outro aspecto que deve ser intensificado com o uso do Metaverso é a reclusão e fatores psicológicos ligados à alta-exposição aos mundos virtuais.
É preciso encontrar um equilíbrio entre vida real e virtual, ainda mais agora. Os riscos de causar um distorção de realidade nos usuários, de modo a não se sentirem pertencentes ao mundo real, é enorme.
O Metaverso surge com o objetivo de criar um universo virtual coletivo de interação real entre as pessoas, prometendo expandir ainda mais a realidade aumentada, uma forma de interagir em um mundo gráfico por um aparelho VR.
A tecnologia de jogos que permitem a interação com outros usuários foram primordiais para dar início a essa nova era, ainda que estejam longe de serem iguais ao que promete o Metaverso.
Dessa forma, o objetivo da empresa Meta era criar um mundo virtual para além do entretenimento, mas com possibilidade de viver a vida real, incluindo trabalho, escola e outros.
Hoje, empresas como Microsoft e Nvidia estão apostando no que parece ser o futuro das relações virtuais. Por outro lado, também surgem iniciativas que vão na contramão disso e incentivam o "compartilhamento da vida sem filtros", como o caso do BeReal.
Mesmo parecendo arriscado, é possível investir no Metaverso. Há uma extensa comunidade que faz isso por meio de:
Lembre-se: investir em novos investimentos pode ser muito arriscado e perigoso caso não possua experiência. Não deixe de buscar informações detalhadas com um especialista.
Sim, é possível comprar coisas. Isso porque, no sistema de realidade virtual existem moedas digitais que te permitem fazer compras.
Saiba mais sobre o que é e como funciona o Metaverso!
A relação entre os dois se dá por conta do seu desenvolvedor. Isso porque, o Metaverso faz parte da Meta, grupo que o Facebook faz parte. Além disso, ambos foram criados por Mark Zuckerberg.
Saiba mais sobre como surgiu o Metaverso!
Não. Inteligência artificial é um sistema em que máquinas desempenham tarefas, complexas ou não, que se assemelham com as desenvolvidas por humanos.
Já o Metaverso é um sistema de realidade virtual aumentada, onde o usuário fica imerso em um ambiente que simula o real.
Saiba também como entrar no Metaverso!
Amanda Nascimento é graduanda em Relações Públicas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e integra o time do MelhorPlano.net na área de produção de conteúdo. Seu objetivo é trazer informações atuais e esclarecedoras sobre telecomunicações para apoiar os usuários nas tomadas de decisões.