Compare e Economize

Whatsapp parou de funcionar? Descubra porque e o que fazer!

O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados e, de acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia, é a segunda maior rede social no Brasil, perdendo apenas para o Facebook.

No último ano ocorreram diversas quedas no aplicativo, impedindo que muitas pessoas recebessem e enviassem mensagens e arquivos multimídia. Algumas delas ocorreram, inclusive, por questões judiciais.

Se seu WhatsApp parou de funcionar, confira abaixo alguns dos motivos para isso estar acontecendo e quais alternativas você pode buscar para continuar suas conversas.

Saiba também sobre a situação jurídica do app: o WhatsApp será bloqueado?

Porque o WhatsApp parou de funcionar?

Isso pode acontecer de duas formas:

  • O app parou para todos
  • O aplicativo parou só para você

O primeiro caso possui duas principais explicações e não depende do usuário. Já o segundo caso, pode ser um problema de configurações e você mesmo pode resolver. Abaixo detalhamos melhor cada caso e te ajudamos a resolver o problema, se ele estiver acontecendo só com você.

Antes, não se esqueça de conferir se não é um problema com a sua internet. Talvez a sua franquia tenha acabado e você esteja sem conexão. Aproveite e compare outros planos de celular disponíveis na sua região e evite as quedas do seu whatsapp.

 

O WhatsApp parou só para mim, e agora?

É também possível que o serviços do WhatsApp estejam disponíveis para seus amigos e para você não. Por que isso acontece?

O WhatsApp recebe uma grande quantidade de dados diariamente e possui algumas falhas operacionais, que podem fazer com que o sistema trave ou pare de funcionar momentaneamente.

É possível também que apareça a mensagem “O WhatsApp parou de funcionar”.

O que fazer?

Se você não sabe o que fez seu whatsapp parar, existem algumas opções para  fazer ele funcionar novamente. Tente:

1. Atualizar seu aplicativo

muitas vezes a falta de atualização provoca o mau funcionamento do sistema, portanto mantenha o aplicativo atualizado. Muitas atualizações acontecem automaticamente, mas se não for o seu caso procure sua Loja de Aplicativos, busque pelo WhatsApp e selecione “atualizar”;

Foto: Reprodução/Barbara Mannara – TechTudo

2. Reinicie seu aparelho móvel

Alguns sistemas operacionais apresentam falhas que podem ser facilmente resolvidas apenas reiniciando o celular. Basta desligar, esperar alguns segundos e ligar seu aparelho novamente.

Isso resolve o problema caso o aplicativo esteja travando.

3. Limpe os dados do seu WhatsApp

Talvez o WhatsApp esteja travando o seu celular porque  está muito “pesado”. Nesse caso, deletar os dados armazenados no app pode resolver o problema:

  1. Vá nas configurações do seu celular
  2. Vá em Aplicativos, caso haja algum filtro, clique na opção para mostrar todos;
  3. Procure o app do Whatsapp e clique nele;
  4. Limpe o cache e os dados do aplicativo. Em alguns aparelhos é necessário clicar em “Armazenamento” para encontrar essa opção.
  5. Volte na tela anterior e clique em “forçar parada”, para garantir que o WhatsApp reinicie

É provável que as conversas, arquivos de mídia e outros dados sejam apagados do aplicativo, mas isso o deixará mais leve para rodar no seu aparelho celular.

4. Reinstale o aplicativo

Reinstalar o whatsapp é uma alternativa caso o problema persista. Tente desinstalar o aplicativo do seu aparelho e depois instale-o novamente.

5. Instale uma outra versão do WhatsApp

Talvez o problema do seu WhatsApp esteja na versão que você está utilizando. Como o aplicativo está sempre atualizando, pode seu celular tenha encontrado algum bug na versão que você está utilizando e por isso o whatsapp parou de funcionar.

Para instalar uma outra versão do app, siga os passos:

  1. Vá em configurações no seu celular, depois em aplicativos e procure pelo WhatsApp. Clique no ícone e confira qual a versão do app. Grave esses números, pois você precisará deles depois.
  2. Do seu aparelho celular, acesse o site APKMirror.
  3. No campo de busca, pesquise por “WhatsApp”. O site te mostrará diversas versões do aplicativo.
  4. Confira o número da sua versão atual e escolha no site do APK uma versão mais atualizada. Se o seu whatsapp já for a última versão, escolha uma opção mais antiga.
  5. Clique na seta de download. O site irá te direcionar para uma nova página;
  6. Role a tela até o quadro com informações de download. Clique mais uma vez no número da versão que deseja instalar.
  7. Role a tela novamente e clique no botão verde “Download APK”
  8. Depois de instalada a nova versão, clique em abrir.

Não é necessário desinstalar o aplicativo antes de instalar a nova versão.

6. Reinstale as configurações de fábrica do seu aparelho

Essa é uma alternativa para casos mais extremos.  Reinstalar as configurações de fábrica do seu aparelho irá mudar tudo o que você tiver configurado no seu celular, como aplicativos baixados, planos de fundo, toques e etc. Além disso, pode até apagar alguns arquivos.

Portanto, faça um backup das imagens, arquivos, músicas e conversas importantes antes de fazer o processo.

Para reinstalar as configurações de fábrica do seu celular:

  1. Vá em configurações
  2. Clique em fazer backup e redefinir
  3. Escolha a conta para fazer backup dos dados;
  4. Vá em “restaurar dados de fábrica” ou “restaurar padrões de fábrica”;
  5. Provavelmente aparecerá um aviso, clique em “restaurar”;

Os passos podem variar conforme o modelo de celular ou sistema, mas no geral são semelhantes.

Whatsapp travou em uma conversa

Algumas vezes o problema não está no aplicativo, mas sim em um bug que trava a conversa.

Isso tem acontecido em algumas correntes que possuem caracteres ocultos que travam a conversa, porque o aplicativo não suporta o peso da mensagem.

Um dos casos mais conhecidos é a mensagem de um esquilo ou um ponto preto seguido da mensagem “não toque aqui” ou “aperte-no-esquilo”.

Reprodução TechTudo

Nesses casos, fechar e abrir o aplicativo ou reiniciar o celular já são o suficiente para que o WhatsApp volte a funcionar. Você também pode apagar a conversa para evitar que o bug trave o seu aparelho novamente.

Para isso, utilize o WhatsApp web e exclua a mensagem ou apague toda a conversa do grupo ou contato.

Ou, pelo próprio celular, apague todo o histórico de mensagens sem abrir a conversa. Basta apertar e segurar a conversa e clicar na lixeira que aparecerá no topo da tela.

Outro motivo para seu whatsapp estar travando é o excesso de conversas.

Nesse caso, você deve arquivar alguns históricos de mensagem.

Para isso:

  1. Na tela principal do whatsapp clique nos 3 pontinhos que aparecem na lateral direita superior;
  2. Vá em configurações;
  3. Depois clique em “conversas”;
  4. Vá em “Histórico de conversas” e depois em “Arquivar todas as conversas”

Depois disso, a tela principal do WhatsApp ficará sem nenhuma conversa. Porém, quando alguém te enviar uma mensagem a conversa vai desarquivar sozinha e todas as mensagens trocadas entre vocês continuarão lá.

Para desarquivar uma conversa, basta clicar na mensagem “conversas arquivadas”, selecionar a conversa e clicar no ícone de pasta que aparece na parte superior na tela.

Atendimento

Se o problema persistir, você pode entrar em contato com o WhatsApp. O aplicativo possui uma opção “Fale conosco” embutida no próprio menu, no seu smartphone.

Se você não pode acessá-lo pelo celular, confira o FAQ – perguntas frequentes – ou entre em contato com os e-mails para suporte:

Whatsapp está fora do ar?

Se você consegue abrir o aplicativo, navegar pelas conversas mas não consegue enviar ou receber mensagens, mesmo com a sua internet funcionando, o whatsapp pode estar fora do ar para todos.

Isso, geralmente acontece por dois motivos:

Questões judiciais

A principal razão para as interrupções no funcionamento do app são questões judiciais.

Alguns processos criminais solicitam ao Facebook, que é o atual dono do Whatsapp, a liberação de conversas para análise e resolução de casos. Contudo, a política de privacidade do Facebook é muito rígida e nega o acesso da polícia a conversas privadas, o que gera a reação da lei, bloqueando o aplicativo.

Conheça alguns dos principais casos, no Brasil:

  • Em dezembro de 2015, um juiz de São Paulo pediu que o aplicativo ficasse suspenso em todo o país porque o Facebook não aceitou liberar conversas de um suspeito. O Wpp ficou fora do ar por algumas horas e logo a conexão foi re-estabelecida;
  • Em maio de 2016 aconteceu algo semelhante. Dessa vez, um desembargador de Sergipe não conseguiu acesso a conversas privadas de alguns suspeitos e pediu o bloqueio do aplicativo em todo o país por 72 horas. Em menos de 24 horas o Wpp já tinha voltado a funcionar normalmente.

Não foram só nesses dois episódios. O WhatsApp já foi bloqueado diversas vezes no Brasil e no mundo. O lado positivo é que nunca são decisões permanentes e a situação foi resolvida antes do esperado em todos os casos.

Leia também: WhatsApp grátis nos planos Tim

Atualizações no aplicativo

Outra situação em que é possível ficar sem a rede social é em caso de atualização. Todas as plataformas digitais passam por processos de atualização, seja para melhorar os serviços e experiência do usuário, seja para fazer backup ou mesmo devido a mudanças nos termos de uso.

Essas situações costumam ser anunciadas com antecedência – ou durante o processo de atualização, quando aparece um aviso na tela – e são rapidamente solucionadas.

Ao passar por um processo de atualização, é comum que o aplicativo solicite que você concorde com os novos termos de uso. É um procedimento padrão, para que os usuários se conformem com as novas regras de utilização dos serviços.

Opções alternativas ao WhatsApp

Como a interrupção do funcionamento do app acabou se tornando uma situação comum, é importante ter alternativas! Assim você não fica preso a uma só plataforma e dependente dela para conversar com quem quiser.

Testamos e elaboramos uma lista de aplicativos que oferecem os mesmos serviços prestados pelo WhatsApp: envio de mensagens de texto, áudio, vídeo, imagem e chamadas de áudio e vídeo. Especificaremos quais serviços estão disponíveis em cada uma delas, vantagens e desvantagens.

Confira:

  • Facebook Messenger:

É a opção mais prática! Por que? Porque a grande parte dos seus contatos já estão lá, não havendo a necessidade de convidar seus amigos para o aplicativo.

O Facebook Messenger é um serviço do Facebook que você pode acessar tanto do seu smartphone – ou outro dispositivo móvel – quanto do computador, através apenas da sua conta na rede social;

  • Telegram:

O Telegram possui um diferencial interessante: é baseado na nuvem. Isso quer dizer que você tem mais segurança para salvar conversas e mídias!

Os serviços prestados pelo Telegram são bem similares aos do WhatsApp e você adiciona contatos em ambos a partir de números salvos no seu aparelho. O Telegram ainda possui alguns recursos extras, como a possibilidade de editar mensagens e adicionar temas as conversas.

A maior desvantagem é a popularidade: nem todos os seus contatos têm acesso ao Telegram da forma que têm ao WhatsApp, portanto você precisará convidar alguns deles;

  • Viber:

Outra opção que te permite adicionar contatos através do número de telefone salvo no aparelho. Com o Viber, você pode enviar mensagens de texto, fazer chamadas de áudio e vídeo e o aplicativo é totalmente gratuito. Está disponível para qualquer sistema operacional.

A desvantagem é a mesma do telegram: a sua base de contatos no Viber talvez não seja tal grande quanto a do WhatsApp, pois esse app não é tão popular e você terá que convidar alguns de seus amigos;

  • Skype:

O Skype é um aplicativo já muito acessado pelos brasileiros.

O que pouca gente sabe é que ele te permite fazer muito mais do que apenas chamadas de vídeo: você pode fazer chamadas de voz e enviar mensagens de textos, individuais ou para grupos, e também arquivos. É possível enviar correio de voz para a outra pessoa ouvir depois e enviar mensagens SMS através do app!

Ele está disponível apenas para os sistemas iOS, Android e Windows – dono do app;

  • WeChat:

No Brasil, esse app não tem a mesma popularidade do WhatsApp. Mesmo que as funcionalidades sejam semelhantes – envio de mensagens de texto, arquivos, chamadas de vídeo e voz -, você precisa convidar seus amigos para se juntarem a você no aplicativo.

Ele está disponível para iOS, Windows e Android.

Leia também: Como usar o whatsapp grátis na Claro?

Gasto para uso do WhatsApp

O bom funcionamento de qualquer aplicativo conectado a internet depende da velocidade da rede Wi-Fi ou da extensão do seu pacote de dados do usuário.

Felizmente, o WhatsApp não requer um pacote muito amplo para o envio de mensagens de textos. O usuário pode usar o serviço com pacotes 3G de internet ou com um sinal de Wi-Fi não muito forte, talvez com velocidade reduzida.

Contudo, mensagens multimídia – vídeo, fotos, áudios – e ligações requerem maior velocidade e dados para que funcionem.

Algumas operadoras possuem pacotes com uso grátis do whatsapp. Aproveite para conferir:

Esse artigo foi relevante para você? Conseguiu voltar a utilizar o WhatsApp? Se você passou por um problema diferente ou não conseguiu solucionar o problema, deixe um comentário pra gente!