Carregando...
Entenda o que é spam, seus diversos tipos, os perigos envolvidos e como se proteger dessas mensagens indesejadas!
Spam é qualquer comunicação não solicitada enviada em massa, geralmente via e-mail, mas também pode ser distribuída por mensagens de texto (SMS), redes sociais e até chamadas telefônicas.
Essas mensagens frequentemente têm caráter promocional, mas também podem ser fraudulentas ou maliciosas.
Clique em um dos tópicos a seguir e saiba mais sobre o termo:
Os perigos do spam vão além do incômodo. Algumas das ameaças incluem:
Fato rápido!
Sabia que mais de 50% de todos os e-mails enviados globalmente são spam? Esse volume de mensagens causa uma sobrecarga significativa nos servidores de email e pode resultar em custos elevados para empresas e provedores de serviços.
Confira também: como verificar quem está usando seu Wi-Fi.
O tipo mais comum de spam, que entope sua caixa de entrada com e-mails promocionais, fraudulentos ou maliciosos.
Envolve manipulação de técnicas de SEO para aumentar o ranking de um site nos motores de busca, incluindo content spam (uso excessivo de palavras-chave populares) e link spam (comentários e postagens em fóruns cheios de links irrelevantes).
Mensagens não solicitadas em plataformas como Facebook, Twitter e Instagram, muitas vezes contendo links para páginas comerciais ou maliciosas.
Mensagens SMS ou chamadas telefônicas não solicitadas, que podem variar de ofertas promocionais a fraudes sofisticadas.
Mensagens de spam que contêm anexos maliciosos ou links para sites infectados com malware.
Aprenda a cancelar seu serviço de internet.
Você pode reconhecer spam pelos seguintes sinais:
A maioria dos serviços de e-mail possui filtros de spam integrados que enviam mensagens suspeitas diretamente para a pasta de spam.
Não clique em links, não baixe anexos e nunca responda a mensagens de spam.
Para cadastros em sites e serviços menos confiáveis, utilize um e-mail secundário para reduzir a exposição do seu e-mail principal.
Atualize regularmente seu sistema operacional e software de segurança para proteger seu dispositivo contra vulnerabilidades que spammers podem explorar.
Para mais dicas de segurança, veja como mudar a senha do Wi-Fi e proteger sua rede doméstica.
Critério | Spam | Phishing |
---|---|---|
Definição | Comunicação não solicitada enviada em massa | Técnica de engenharia social para roubar informações pessoais |
Intenção | Promover produtos/serviços, fraudar ou distribuir malware | Roubar informações pessoais e financeiras |
Exemplo | E-mails promocionais, ofertas falsas, malware | E-mails falsos de bancos, mensagens de "herança" de um príncipe |
Confira as melhores opções de internet via fibra óptica para suportar suas necessidades em alta performance.
Procurando um novo plano de internet para a sua casa?
Confira as melhores ofertas disponíveis no seu endereço!
Atualmente, o spam é uma doença digital que afeta a largura de banda da internet, causando poluição digital e sobrecarregando sistemas de comunicação.
Além disso, o spam pode levar a prejuízos financeiros significativos e comprometer a segurança dos dados pessoais e corporativos.
O termo "spam" tem uma origem curiosa. Originalmente, Spam era uma marca de carne enlatada da empresa Hormel Foods. Durante a Segunda Guerra Mundial, essa carne enlatada era uma das poucas disponíveis para os soldados e civis.
Anos depois, um esquete do programa de TV Monty Python retratou um restaurante onde todos os pratos continham Spam, e os clientes eram constantemente interrompidos por um coro cantando "Spam, Spam, Spam". Isso levou o termo a ser associado a algo repetitivo e indesejado.
Veja dicas de como diminuir o ping em jogos online.
Este artigo foi construído a partir de uma pesquisa detalhada do nosso time de especialistas em conteúdo e se baseou nas seguintes fontes: