Carregando...
Confira o tutorial para salvar seus arquivos em qualquer aparelho!
Quer salvar seus dados e arquivos? Então, confira um passo a passo completo para fazer backup. Hoje em dia, os celulares armazenam tantas informações que precisam de cópias de segurança.
Para isso, vamos ensinar a como fazer backup do Android, do iPhone e do Windows Phone e não perder mais nenhum arquivo.
Se preferir, confira o tutorial em vídeo com passo a passo de como fazer backup dos seus arquivos de celular Android!
Seguindo esses passos, você consegue transferir essas configurações de um aparelho antigo para um novo (da mesma marca) facilmente. Insatisfeito com seu plano de celular? Confira outras ofertas disponíveis na sua região!
Em busca de planos de celular com mais internet?
Conheça e compare as ofertas disponíveis na sua região e economize!
Você também pode criar uma imagem do sistema, para recuperar suas configurações facilmente caso o computador precise ser restaurado.
Para recuperar:
Para fazer backup em computadores MAC, é preciso usar uma ferramenta chamada Time Machine – um recurso que já vem integrado à máquina:
Está pagando caro na sua internet?
Compare os planos disponíveis na sua cidade e confira as ofertas mais baratas!
Depende de cada pessoa. Entretanto, as melhores práticas de segurança recomendam que o usuário faça uma cópia de segurança pelo menos uma vez por semana.
Isso evita a perda de informações caso o aparelho estrague ou que os arquivos sejam apagados sem querer. No caso das empresas, o backup completo pode ser feito aos fins de semana ou durante a noite, com backups complementares sendo realizados durante o horário comercial.
Se você também quer salvar suas conversas do WhatsApp saiba que também é possível fazer um backup no aplicativo. Para isso siga os passos em cada aparelho:
Pronto! Mesmo que precise instalar o aplicativo em outro celular, suas mensagens ficarão salvas.
Leia também: Como recuperar conversas do WhatsApp.
Existem diferentes tipos de backup, que variam conforme tempo de atualização e quantidade de dados que deseja salvar:
Esse backup salva todos os arquivos e diretórios de um servidor. Ele faz uma cópia de segurança completa e a restauração de dados é bem simples.
Entretanto, é um processo demorado que requer mais espaço de memória ou na unidade de rede para salvar essas informações.
Nesse modelo, cada arquivo é armazenado uma única vez e os backups seguintes só salvam as informações que foram alteradas.
Por isso, é um jeito mais rápido de fazer backup e exige menos espaço. Porém, a restauração de arquivos demora mais, já que será necessário encontrar a versão mais recente de cada um.
Esse é um backup cumulativo. Salva os dados que foram alterados desde o último backup, garantindo rápida recuperação de arquivos.
O backup é uma cópia de segurança dos dados armazenados em algum dispositivo. Você pode ter um backup do seu computador pessoal, das máquinas utilizadas no seu trabalho e até do seu celular.
Essa cópia pode ser facilmente movida para um outro dispositivo, quando necessário, evitando que você perca seus arquivos por problemas técnicos ou apagando de forma acidental. Você pode fazer seu backup manualmente, de tempos em tempos, ou de forma automática.
A automatização é a forma escolhida pela maioria das empresas, afinal, não dá para gastar muito tempo fazendo o backup manual e nem para correr o risco de perder arquivos valiosos, como contratos e notas fiscais.
Assim, o backup deve fazer parte da rotina de tecnologia de informação de cada instituição e seguir uma política própria, sempre de forma a reduzir impactos e garantir a continuidade do trabalho.
Em empresas, os backups devem ser feitos em equipamentos específicos para esse fim. Afinal, estamos falando de arquivos que contém informações comerciais e financeiras, sendo essenciais para o andamento do negócio.
Mas, para o usuário comum, o backup pode ser feito de forma mais simples. Usando um HD externo, um pen drive ou até mesmo CDs e DVDs você consegue fazer uma cópia de segurança dos arquivos mais importantes e não correr mais o risco de perdê-los.
Além dos equipamentos que guardam as cópias de segurança, há meios de como fazer backup na nuvem. Esse é um procedimento bastante seguro e que vem ganhando cada vez mais adeptos – especialmente pela facilidade de poder acessar esses arquivos a partir de qualquer dispositivo.
Fazer um backup na nuvem significa salvar seus arquivos em um servidor remoto. Esse tipo de backup ainda tem a vantagem de não ocupar espaço e de ser bastante seguro.
É o caso do Google Fotos, por exemplo, que salva fotos do celular de forma automática, podendo ser acessadas facilmente, em qualquer aparelho conectado ao e-mail configurado na conta.
Confira também:
Conteúdo atualizado em
Por Dafne Braga
Dafne é comunicóloga e jornalista formada pela UFMG, além de ser pós-graduanda em Revisão de Texto pela PUC Minas. Ela trabalha com produção de conteúdo para internet há mais de 7 anos, revisa e também escreve textos sobre economia doméstica e produtos telecom desde 2020.